Cultura
Viva Maria apresenta a embaixadora do 3º FLIPARACATU
Cultura
Na pele da atriz Cida Mendes, Concessa, personagem que do teatro à literatura faz de suas “Fisolofias” missão de vida, promete divulgar intensamente as atrações culturais que de 27 a 31 de agosto, transformam sua pacata cidade num palco a céu aberto de grandes e importantes expressões artísticas.

Em entrevista , Concessa antecipa o dia do filósofo, comemorado a cada 16 de agosto, com as frases curtas e marcantes de sua trajetória de sucesso. Além disso, compartilha os segredos de sua receita de pão de queijo que é uma das grandes atrações de sua Casa, Casa de Concessa.
10:43
Fonte: EBC Cultura
Cultura
Exposição em São Luís homenageia Mestre Bita do Barão de Guaré
Uma referência da história recente das religiões de matriz africana no Brasil, o maranhense Mestre Bita do Barão de Guaré, falecido em 2019, ganha exposição, a partir desta sexta-feira (6), em São Luís, no Maranhão.

Neste Mês da Consciência Negra, o Museu Cafua das Mercês, que fica no centro histórico da capital maranhense, abre seus salões para uma imersão na história, nos saberes e nas tradições de uma das mais importantes manifestações da religiosidade e da cultura afro-brasileira, o Terecô, que teve como seu maior expoente Wilson Nonato de Sousa, o Mestre Bita do Barão.
A exposição “Terecô de Codó: o caminho de Mestre Bita do Barão entre tambores, encantados e ancestralidade” traz objetos, fotografias, documentos e outros registros da trajetória de Mestre Bita do Barão. Em paralelo, a mostra também apresenta ao público rituais, cantos, rezas e toques que consolidaram a tradição mantida viva por homens e mulheres do Terecô Tambor das Matas.
Terecô
A religião de matriz africana, surgida no interior do Maranhão, é muito praticada nos terreiros do interior do estado e tem a cidade de Codó como principal centro mantenedor da manifestação religiosa. Surgida no século 18, o Terecô tem elementos da Umbanda e do Tambor de Mina, entre outras religiões afro-brasileiras, além da influência do catolicismo.
Realizada pelo governo do Maranhão, pelo Museu Cafua das Mercês – Museu do Negro e pela Tenda Umbandista Rainha de Iemanjá, a exposição seguirá aberta aos visitantes até o dia 30 de março do ano que vem.
-
Coluna VIP MT5 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT5 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião5 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Política4 dias atrásSenado de 2027 terá 19 mulheres e maioria branca, empresários lideram entre as ocupações
-
Esportes5 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Mato Grosso5 dias atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes
-
Mato Grosso2 dias atrásGovernador de MT exonera 115 servidores comissionados de 16 órgãos estaduais; confira lista












