Mato Grosso

Com todos critérios atendidos e destaques positivos, TCE-MT assegura manutenção das certificações ISO 9001 e 50001

Publicado em

Mato Grosso

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Auditor da ABNT José Eduardo Rodrigues durante reunião de conclusão da auditoria externa. Clique aqui para ampliar

Com todos os critérios atendidos e destaques positivos, a auditoria externa realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi concluída nesta quinta-feira (23) com parecer pela manutenção dos selos ISO 9001, aos sete processos de excelência do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) mantidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), e ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia (SGE).

Conduzida pelo auditor da ABNT José Eduardo Rodrigues, a avaliação apontou evolução nos indicadores dos processos e produtos. Para ele, os destaques envolvem o comprometimento da alta direção do TCE-MT na qualidade dos processos, a realização de pesquisa de clima organizacional e as ações a partir dos resultados, além do rigor na documentação das informações.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Secretário-geral da Presidência, Nilson Bezerra, destacou que a qualidade é uma política da instituição. Clique aqui para ampliar

“Eu pude observar uma grande evolução, as metas sendo cumpridas e que o que foi planejado está sendo executado. Com relação ao SGQ, os colaboradores estão envolvidos com tema, praticando os princípios nas atividades do seu dia a dia. Com relação ao SGE, eu destaco a redução da emissão de CO2, que diminuiu mais de meio milhão de toneladas desde 2022”, declarou o auditor.

Rodrigues aproveitou para enaltecer o trabalho e envolvimento da equipe do TCE-MT. “Parabenizo a alta direção do Tribunal, na pessoa do conselheiro Sérgio Ricardo, que comanda o TCE, pela dedicação e agradeço a parceria. A ABNT realiza essa auditoria de forma independente, mas é sempre um grande aprendizado.”

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional do TCE-MT, Mônica Botelho. Clique aqui para ampliar

Representando o presidente do TCE-MT, o secretário-geral da Presidência, Nilson Bezerra, destacou que a qualidade é uma política da instituição, que deve sempre buscar a excelência. “Independentemente dos ISO, o presidente Sérgio Ricardo acredita que os processos devem sempre continuar melhorando. Para dar um exemplo, em relação à gestão de energia, a nova meta estabelecida pelo presidente é de que a gente consiga ter 100% do nosso do nosso gasto energético coberto por uma usina fotovoltaica, que hoje em dia já está em 30%.”

Para a coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional do TCE-MT, Mônica Botelho, o resultado da auditoria reflete o reconhecimento já atribuído à instituição, conforme mencionado pelo auditor, em ações educativas como as realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

“A UFMT nos convidou para apresentar nossos sistemas de gestão estratégica, que são certificados, para os alunos. Recentemente, a Eletrobras fez contato conosco para entender como a gente trabalha esses processos dentro do Tribunal de Contas. Então, eu acho que isso nos engradece e nos deixa felizes e honrados”, pontuou Mônica. 

Sistema de Gestão de Energia

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Equipe responsável pelo Sistema de Gestão de Energia em reunião com auditor da ABNT. Clique aqui para ampliar 

Um dos destaques exaltados pelo auditor da ABNT, o SGE do TCE-MT promove, desde 2015, ações que visam a economia eficiente da eletricidade, com implantação de placas solares no complexo. A gerente do SGE, Debora Finazzi, apontou que as atividades para esse fim são constantes. 

“Desde a troca dos aparelhos de ar-condicionado pela tecnologia inverter e a substituição das lampas por led, existe todo um trabalho acontecendo para que apareça esse resultado. No último ano, nossa economia de CO2 foi de 38,9% e já estamos estudando ampliar o número de placas fotovoltaicas”, explicou ela, lembrando que o TCE-MT foi o primeiro órgão público do país a conquistar o selo de eficiência energética. 

Certificado pela ABNT desde 2012, o TCE-MT é referência entre as instituições públicas do Brasil. O selo ISO 9001 engloba, dentro do SGQ, o Radar de Controle Público, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual, o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da Qualidade das Informações Inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE) e a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou, na sexta-feira (29), do Fórum Destinos Roubados, realizado pela TV Centro América e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e mediado pela jornalista Eunice Ramos, em Cuiabá.

 

O evento reuniu instituições da rede de proteção às mulheres para discutir prevenção à violência, acolhimento às vítimas e responsabilização dos agressores.

 

Representando a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a Ouvidora da Mulher, Juliana Zafino, destacou a importância da série de reportagens e dos debates promovidos pela TVCA e o TJMT.

 

“A série foi muito assertiva ao trazer para o público a realidade da violência contra a mulher sem recorrer ao sensacionalismo. Isso contribui para ampliar a conscientização e fortalecer o debate sobre um problema que exige o envolvimento de toda a sociedade”, afirmou.

 

imgA ouvidora apresentou o trabalho desenvolvido pela OAB-MT no acolhimento e na defesa das mulheres, destacando a atuação conjunta da Comissão da Mulher Advogada e da Ouvidoria da Mulher, que, neste momento, está empenhada em fortalecer a análise de dados e contribuir na formulação de políticas públicas.

 

Ela ressaltou que a OAB-MT compõe a rede de proteção e alertou para a subnotificação dos casos. “Ainda temos um número de denúncias inferior à realidade que sabemos existir. Precisamos incentivar as mulheres a buscarem ajuda e denunciarem,  fortalecendo cada vez mais  o acolhimento”, observou.

 

O Fórum Destinos Roubados encerrou com a leitura e assinatura de uma carta de compromisso institucional em defesa das mulheres mato-grossenses.

 

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA