Mato Grosso
Corpo de Bombeiros de MT orienta sobre compra segura de brinquedos para crianças no Natal
Mato Grosso
Com a aproximação do Natal e o aumento das compras de presentes, especialmente para crianças, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça orientações para que pais e responsáveis escolham brinquedos adequados e seguros. A atenção às recomendações de segurança pode prevenir engasgos, quedas, cortes e até intoxicações.
Como escolher brinquedos seguros
Ao escolher um brinquedo, a orientação principal é verificar se o produto possui o Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deve estar visível na embalagem, em etiqueta fixada ou no próprio brinquedo. Esse selo confirma que o item foi testado e aprovado e sua autenticidade pode ser conferida no site oficial do Inmetro.
Além do selo, a embalagem deve conter informações obrigatórias em português, como CNPJ e endereço do fabricante ou importador, data de fabricação do produto, detalhes sobre o conteúdo, instruções de uso e montagem e idade recomendada para utilização. Esses elementos asseguram que o brinquedo passou por testes e segue padrões de segurança necessários para proteger a criança.
Também é fundamental observar se o produto é adequado à idade, habilidades e nível de desenvolvimento da criança. Para menores de três anos, recomenda-se evitar brinquedos com partes pequenas que possam se soltar ou ser engolidas.
Leia o manual, observe as advertências e riscos indicados, ensine a criança sobre o uso correto e mantenha supervisão durante a brincadeira.
Compre em comércio formal e sempre exija a nota fiscal do produto. Caso a compra seja online, escolha sites confiáveis. Por lei, o site não é obrigado a exibir selos ou etiquetas no anúncio, mas as informações de certificação devem ser apresentadas de forma clara.
“Antes de comprar, sempre confira a classificação indicativa na embalagem. Ensine o uso correto e mantenha a supervisão sempre, a prevenção começa na atenção”, destacou o capitão do CBMMT, BM Leonardo Cuiabano Kunze.
Onde e como reclamar
Caso ocorra algum problema na compra de produtos ou serviços e não consiga resolver diretamente com o lojista, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo de sua residência para buscar orientação ou registrar sua reclamação. Também é possível utilizar o PROCON+, disponível pelo aplicativo MT Cidadão.
Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT
O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Josemar Carmerino, representou a presidente Gisela Cardoso na Solenidade de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Maria de Barros Caldas, no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª da Região (TRT-MT), na noite desta sexta-feira (17).
“Em nome da advocacia mato-grossense parabenizo a desembargadora Rosana Caldas pela posse e desejo êxito nesta nova e desafiadora missão. Após 32 anos de dedicação à magistratura e contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema de justiça, está claro que a senhora terá muito sucesso agora como integrante do TRT”, disse Josemar Carmerino em seu discurso.
Em uma solenidade concorrida, que contou a presença de diversas autoridades representando os Três Poderes, além da advocacia, amigos e familiares da empossada, a nova desembargadora assumiu a nona vaga, recentemente criada, pelo TRT-MT.
“Seguirei com dedicação, resiliência e independência, disposta a receber os ensinamentos dos meus ilustres pares e a ouvir atentamente aos anseios dos advogados. Estou muito motivada e sei que o desafio será grande, mas estou capacidada por Deus para seguir nessa missão de responsabilidade em um país marcado pela desigualdade“, afirmou a desembargadora Rosana Caldas.
O secretário-geral da OAB-MT, Josemar Carmerino, aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para a I Conferência Nacional de Interiorização, que acontecerá em Cuiabá, nos dias 07 e 08 de maio, e que contará também com um painel específico sobre Direito do Trabalho.
Antes de finalizar a sua fala, Carmerino reforçou a parceria institucional da OAB-MT com o Tribunal. “A desembargadora Rosana Caldas, a exemplo de todo o TRT-MT, sempre poderá contar com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, como parceira na busca pela melhor prestação jurisdicional”.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Entretenimento7 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso4 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá4 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Rondonópolis5 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Mato Grosso6 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22






