Mato Grosso
Expo Favela promove oportunidades econômicas e culturais para empreendedores das comunidades com apoio do Governo de MT
Mato Grosso
A Expo Favela Innovation MT reunirá talentos do setor de economia criativa local e nacional nesta sexta-feira (24.10) e sábado (25.10), a partir das 10h no espaço de eventos do Shopping de Várzea Grande. Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento retorna ainda maior em 2025, reafirmando seu papel como vitrine do empreendedorismo das favelas e comunidades de Mato Grosso.
“Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso é parceiro desse importante evento, que promove oportunidades econômicas e culturais aos empreendedores das favelas. É mais um exemplo do comprometimento da gestão estadual em fomentar o desenvolvimento e a geração de renda em vários setores do Estado. Acima de tudo, é a valorização da potência e do talento que existe em nossas comunidades”, destaca o secretário David Moura.
Além da feira de negócios, o evento conta com palestras, workshops, mentorias, rodadas de negócios, exposições e apresentações culturais. A entrada é gratuita, mediante cadastro prévio na plataforma Facepass (link aqui).
Na lista de expositores estão os mais variados negócios inovadores, incluindo projetos sociais, startups, culinária, arte, cultura, ciência e educação.
Para as atividades de formação, está confirmada a participação de um dos maiores símbolos do empreendedorismo popular no país, o escritor e empresário Rick Chesther, e da fundadora da maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados, Zica Assis.
Outra presença confirmada é o jornalista Manoel Soares, que é hoje um dos principais porta-vozes da representatividade e da inovação social no Brasil. Com mais de 20 anos de trajetória na televisão, Manoel atualmente tem se dedicado a projetos voltados à inclusão e ao desenvolvimento de famílias atípicas.
Entre os palestrantes estarão ainda representantes da Secel, que trazem experiências e dicas sobre a gestão pública relacionada a negócios criativos nos setores de cultura, esporte e lazer. A superintendente de Desenvolvimento de Economia Criativa, Keiko Okamura, fala na sexta-feira (24), às 15h, e o gestor governamental, Paulo Moura, às 18h do mesmo dia. A palestra do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, será no sábado (25), às 16h.
A programação completa e atualizada pode ser conferida no site mt.expofavela.com.br.
Etapa regional
Realizada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), a Expo Favela Innovation MT é uma das etapas regionais do evento nacional. O objetivo da programação é dar visibilidade às iniciativas e, assim, proporcionar um palco para o encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios.
Durante o evento em Mato Grosso, uma curadoria especializada irá selecionar os melhores projetos e empreendedores locais, para a participação na etapa nacional da Expo Favela Innovation, que ocorrerá em São Paulo, no final de 2025.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) considera um retrocesso a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 2.239/2022 que altera o Código de Processo Civil (CPC) estabelecendo novos critérios para concessão da gratuidade de Justiça.
Em um país com custas processuais tão exorbitantes, que por si só já afastam o acesso pleno à Justiça, não podemos concordar com qualquer restrição ou diminuição de direitos já adquiridos.
A determinação do teto de dois salários mínimos para o acesso gratuito à Justiça só trará um resultado, o aumento no afastamento do cidadão ao Poder Judiciário.
Tal fato não pode servir de compensação para novos requisitos de concessão da gratuidade da justiça trazidos no projeto aprovado pelo Senado e agora encaminhado para nova análise na Câmara dos Deputados.
Nesse sentido, a OAB-MT conclama o Congresso Nacional, em especial a bancada federal do Estado de Mato Grosso, para votar contra a referida proposta.
A defesa da cidadania, da Constituição e do acesso universal à Justiça é compromisso permanente da Ordem dos Advogados do Brasil.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política3 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política10 horas atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Cuiabá4 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Mato Grosso4 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Política23 horas atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Várzea Grande6 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida














