Mato Grosso

MT Hemocentro realiza capacitação em aférese para profissionais da saúde

Publicado em

Mato Grosso

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizou, entre terça-feira (1º.7) e sexta-feira (4.7), a capacitação em aférese para os profissionais de saúde da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande.

Na capacitação, foram abordadas as duas modalidades de aférese: a terapêutica, que tem o objetivo de tratar doenças, eliminando substâncias nocivas por meio do sangue; e a não terapêutica, que tem como finalidade coletar os componentes do sangue do doador para a transfusão.

O objetivo da capacitação é habilitar os profissionais de saúde para realizarem a coleta de sangue por aférese (plaquetas, hemácias e plasma) de forma segura, eficaz e de alta qualidade dentro dos serviços de hemoterapia, com o intuito de proteger os doadores e garantir a qualidade dos produtos hemoterápicos, além de assegurar o cumprimento rigoroso das normas sanitárias.

A programação da capacitação foi organizada em três etapas: fundamentação teórica, que abrange os princípios hematológicos, indicações clínicas e as normativas da ANVISA; técnicas práticas, com operação de equipamentos e acesso aos protocolos padronizados; e estágio supervisionado, com realização de procedimentos reais em doadores e pacientes.

A máquina usada para realizar a parte prática da capacitação é um equipamento da empresa Haemonetics, que realiza o processo de separação dos componentes do sangue (aférese) — como plaquetas, plasma e hemácias — diretamente de um doador ou paciente.

A enfermeira Mônica Torres, facilitadora da capacitação, destacou a importância de capacitar mais profissionais para melhorar o atendimento ao doador e a quem recebe os componentes que são separados pela máquina.

“A capacitação serve para que a gente tenha uma equipe mais preparada. A equipe que já trabalha aqui passa por uma recapacitação, com a revisão de conceitos, e quem ainda não estava capacitado passa a estar, para atender melhor a demanda do MT Hemocentro. Dessa forma, habilitamos mais profissionais para realizar procedimentos especializados”, destacou.

A médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, explicou que essas capacitações são essenciais para manter os profissionais atualizados sobre práticas seguras na hemorrede.

“O Núcleo de Educação Permanente tem essa preocupação com a capacitação dos seus servidores. Por isso, a capacitação em aférese é de suma importância. Assim, o atendimento à pessoa que vai receber os componentes será feito com mais qualidade, rapidez e eficiência”, explicou.

A enfermeira Renata Brandão, que participa da capacitação, ressaltou que a parte prática é muito importante para que os profissionais entendam como a máquina funciona e possam estar habilitados para usá-la.

“O curso que foi fornecido nos traz muita segurança, pois podemos entrar em contato direto com a máquina, montá-la, ter contato com o paciente e ver como funciona o procedimento. Nós acompanhamos todo o ciclo, desde o início do processo até o momento em que a bolsa é levada para a pessoa que vai receber”, concluiu.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

Publicados

em

Foto da Notícia: Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

img“A OAB-MT é uma das pioneiras no enfrentamento ao Golpe do Falso Advogado, desde 2021, quando surgiram os primeiros casos. Fazemos permanentes campanhas, divulgamos nos sites, nas redes sociais, demos inúmeras entrevistas. Nossa atuação pautou uma reportagem do 10 minutos, no Fantástico. Buscamos a Polícia Civil e Militar, Poderes, instituições, temos sido incansáveis e a Ordem dos Advogados de Mato Grosso está ao lado de instituições e Poderes quando propõem iniciativas que levem adiante esse necessário combate”.

 

Assim a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, se manifestou na manhã desta sexta-feira (28), no lançamento da campanha Não Caia no Golpe do Falso Juiz, Falso Advogado, Falso Defensor Público e Falso Promotor de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

 

imgDe acordo com a presidente Gisela, é fundamental unir forças para combater este mal que tanto tem atingido a advocacia e o cidadão e se mostrado de difícil desarticulação. “Eles estão preparados, atuam de dentro de escritórios com alta tecnologia e nós temos sido reféns”.

 

No evento, Gisela indicou ao Ministério Público ações que responsabilizem as instituições telefônicas e bancárias. Também afirmou que este é um problema de Segurança Pública, e que o Estado precisa se conscientizar de que tem um problema, que a cada dia cresce mais, a ser resolvido. 

 

Esta campanha lançada agora pelo Judiciário é coordenada pela presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli.

 

No evento, junto com a presidente Gisela, representaram a OAB-MT o procurador geral Helmut Daltro e a conselheira federal Adriana Tanssini.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Fotos: Tatiane Nunes

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA