OAB

OAB-MT destaca importância do diálogo entre instituições para ampliar acesso à justiça

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: OAB-MT destaca importância do diálogo entre instituições para ampliar acesso à justiça

imgO vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Giovane Santin, participou da mesa redonda “Diálogos sobre Cultura, Gestão e Tecnologia”, realizada nesta quarta-feira (18), em Cuiabá, com transmissão ao vivo.

 

O evento é uma parceria da OAB-MT com o Tribunal de Justiça (TJMT) e o Ministério Público (MPMT).

 

Reuniu magistrados, promotores, advogados, servidores e estudantes de Direito para debater  estratégias institucionais, transformação digital, eficiência processual e os desafios éticos da inteligência artificial no sistema de justiça.

 

Durante a abertura do encontro, Santin, que neste evento representou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a relevância do intercâmbio interinstitucional como ferramenta para o fortalecimento do sistema de justiça e a melhoria da prestação jurisdicional à sociedade.

 

img“É um evento que, sem dúvida alguma, trabalha a qualificação, atualização e o aperfeiçoamento não só da advocacia, mas de todos os operadores de Justiça. Iniciativas como esta, realizadas de forma híbrida, são de fundamental importância, especialmente para os advogados espalhados pelos quadrantes deste Estado continental. Por meio das inovações tecnológicas, conseguimos romper barreiras de distância sem perder a humanização”, ressaltou.

 

O vice-presidente também ressaltou que a tecnologia já é uma realidade no cotidiano do sistema de justiça e deve ser utilizada como aliada na garantia de direitos fundamentais.

 

“É o futuro que já está presente no nosso dia a dia, e é assim que precisamos garantir um dos principais direitos constitucionais, que é o acesso à Justiça. A Ordem fica muito honrada em participar desses debates, contribuindo com sugestões para que possamos avançar como sociedade”, completou.

 

O debate também contou com a participação da presidente da 21ª Subseção da OAB-MT em Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda. Segundo ela, essa conexão entre as instituições faz muita diferença, porque constrói pontes mais sólidas de acesso do cidadão à Justiça.

 

—

Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Cejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo

Publicados

em

Foto da Notícia: Cejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo

imgA presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Agro, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Durante o evento, a presidente parabenizou o TJMT pela iniciativa pioneira no país, ressaltando o reconhecimento da OAB-MT sobre a importância de uma unidade voltada exclusivamente às demandas do agronegócio. Em sua fala, Gisela destacou o papel fundamental dos advogados e advogadas no processo de pacificação.

 

“Mato Grosso é o estado do agro, o estado que alimenta o Brasil, e a nossa advocacia é essencial para viabilizar o diálogo e a solução de conflitos. A advocacia mato-grossense está qualificada e preparada. A OAB-MT quer contribuir para a construção cada vez mais eficiente deste projeto, fortalecendo uma iniciativa capaz de promover a paz social no campo e assegurar a continuidade das atividades produtivas”, pontuou a presidente.

 

Gisela Cardoso fez ainda um alerta sobre a importância de garantir a inclusão da advocacia do interior do estado na dinâmica do novo Cejusc.

 

“A força do agronegócio está espalhada por dezenas de municípios, muitos deles distantes dos grandes centros, onde advogadas e advogados atuam diariamente, conhecem a realidade dos produtores, acompanham as relações comerciais e compreendem as particularidades econômicas locais. É uma advocacia que conhece o território, as pessoas e as circunstâncias concretas que frequentemente determinam o sucesso ou o fracasso de uma negociação. Portanto, desempenha um papel decisivo no diálogo e nas soluções”, defendeu.

 

imgEm resposta, o desembargador Mário Kono, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, assegurou que as preocupações da classe foram compreendidas. “O Cejusc Agro é uma ferramenta voltada para todo o estado, com funcionamento predominantemente virtual. Esperamos que os advogados de todos os cantos de Mato Grosso façam uso dessa estrutura”, afirmou.

 

O Cejusc do Agro será responsável por mediar e conciliar controvérsias ligadas à renegociação de dívidas, crédito rural, comercialização de safras, recuperação judicial e contratos agrários. Para isso, a estrutura contará com mediadores qualificados em direito agrário, crédito rural e mercado de commodities, além de especialistas multidisciplinares em produção, logística e cálculos de safras.

—

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA