OAB

OAB-MT destaca importância do diálogo entre instituições para ampliar acesso à justiça

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: OAB-MT destaca importância do diálogo entre instituições para ampliar acesso à justiça

imgO vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Giovane Santin, participou da mesa redonda “Diálogos sobre Cultura, Gestão e Tecnologia”, realizada nesta quarta-feira (18), em Cuiabá, com transmissão ao vivo.

 

O evento é uma parceria da OAB-MT com o Tribunal de Justiça (TJMT) e o Ministério Público (MPMT).

 

Reuniu magistrados, promotores, advogados, servidores e estudantes de Direito para debater  estratégias institucionais, transformação digital, eficiência processual e os desafios éticos da inteligência artificial no sistema de justiça.

 

Durante a abertura do encontro, Santin, que neste evento representou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a relevância do intercâmbio interinstitucional como ferramenta para o fortalecimento do sistema de justiça e a melhoria da prestação jurisdicional à sociedade.

 

img“É um evento que, sem dúvida alguma, trabalha a qualificação, atualização e o aperfeiçoamento não só da advocacia, mas de todos os operadores de Justiça. Iniciativas como esta, realizadas de forma híbrida, são de fundamental importância, especialmente para os advogados espalhados pelos quadrantes deste Estado continental. Por meio das inovações tecnológicas, conseguimos romper barreiras de distância sem perder a humanização”, ressaltou.

 

O vice-presidente também ressaltou que a tecnologia já é uma realidade no cotidiano do sistema de justiça e deve ser utilizada como aliada na garantia de direitos fundamentais.

 

“É o futuro que já está presente no nosso dia a dia, e é assim que precisamos garantir um dos principais direitos constitucionais, que é o acesso à Justiça. A Ordem fica muito honrada em participar desses debates, contribuindo com sugestões para que possamos avançar como sociedade”, completou.

 

O debate também contou com a participação da presidente da 21ª Subseção da OAB-MT em Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda. Segundo ela, essa conexão entre as instituições faz muita diferença, porque constrói pontes mais sólidas de acesso do cidadão à Justiça.

 

Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

Publicados

em

Foto da Notícia: Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

img“A OAB-MT é uma das pioneiras no enfrentamento ao Golpe do Falso Advogado, desde 2021, quando surgiram os primeiros casos. Fazemos permanentes campanhas, divulgamos nos sites, nas redes sociais, demos inúmeras entrevistas. Nossa atuação pautou uma reportagem do 10 minutos, no Fantástico. Buscamos a Polícia Civil e Militar, Poderes, instituições, temos sido incansáveis e a Ordem dos Advogados de Mato Grosso está ao lado de instituições e Poderes quando propõem iniciativas que levem adiante esse necessário combate”.

 

Assim a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, se manifestou na manhã desta sexta-feira (28), no lançamento da campanha Não Caia no Golpe do Falso Juiz, Falso Advogado, Falso Defensor Público e Falso Promotor de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

 

imgDe acordo com a presidente Gisela, é fundamental unir forças para combater este mal que tanto tem atingido a advocacia e o cidadão e se mostrado de difícil desarticulação. “Eles estão preparados, atuam de dentro de escritórios com alta tecnologia e nós temos sido reféns”.

 

No evento, Gisela indicou ao Ministério Público ações que responsabilizem as instituições telefônicas e bancárias. Também afirmou que este é um problema de Segurança Pública, e que o Estado precisa se conscientizar de que tem um problema, que a cada dia cresce mais, a ser resolvido. 

 

Esta campanha lançada agora pelo Judiciário é coordenada pela presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli.

 

No evento, junto com a presidente Gisela, representaram a OAB-MT o procurador geral Helmut Daltro e a conselheira federal Adriana Tanssini.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Fotos: Tatiane Nunes

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA