OAB
OAB-MT faz a entrega de carteiras para novos profissionais em solenidade na Seccional
OAB
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, conduziu a solenidade de entrega de carteiras para 50 novos advogados e advogadas e sete estagiários e estagiárias, na terça-feira (10), no auditório da Seccional.
“Esse dia marca definitivamente a vida de vocês. Agora vocês passam a fazer parte de uma instituição que, além de representar a advocacia, é uma representante de toda a sociedade, defendendo a Constituição Federal, os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Temos um papel social importantíssimo e só somos fortes com a participação de cada advogado e advogada. Sejam bem-vindos e venham somar conosco”, conclamou Gisela Cardoso em seu discurso.
A oradora da turma, advogada Letícia Menezes Lima Barbieri, ressaltou o papel e a importância da advocacia, enfatizando a responsabilidade assumida ao receber a inscrição na OAB-MT. “Precisamos de advogados que entendam que Direito não é apenas uma carreira, é uma missão civilizatória. Cada petição, cada audiência, cada defesa bem-feita é um pequeno ato de resistência contra o caos institucional. A carteira do OAB não é um símbolo de chegada, é um símbolo de responsabilidade. Responsabilidade de defender o Direito, responsabilidade de manter a dignidade da profissão e responsabilidade de lembrar que uma sociedade permanece livre, enquanto houver advogados dispostos a defender a lei”.
O juramento foi conduzido pela advogada Maira Cristina Verhalen de Freitas.
Durante a solenidade, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Thaís Brasil, e a ouvidora da Mulher da OAB-MT, Juliana Zafino, desejaram boas-vindas aos novos profissionais, lembraram que estamos no mês de março e destacaram as mulheres advogadas.
O vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, convidou advogados e advogadas para participarem das comissões temáticas da Seccional e falou que a advocacia é uma profissão que exige coragem. “Quando o advogado se acovarda, a cidadania se esvazia. Exercer a advocacia é um ato de coragem, nós, advogados e advogadas, temos como principal cliente a liberdade humana”.
Antes de encerrar a solenidade, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, reforçou para os novos profissionais que eles devem diariamente lembrar do juramento que fizeram. “Exerçam a advocacia com dignidade, independência e ética, defendam as prerrogativas, a Constituição, os direitos humanos e a justiça social. Levem a sério o compromisso que fizeram diante da OAB, dos seus colegas, amigos e familiares”.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e o vice-presidente Giovane Santin, participaram da solenidade o procurador-geral Helmut Daltro, a ouvidora da Mulher, Juliana Zafino, o presidente da Comissão de Estagiários, Hildebrando Costa Marques, a vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Carolina Dal Ponte, a membro efetivo da Comissão de Direito Ambiental Gisele Gaudencio Alves da Silva, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Pedro Neto, o secretário-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), Ronaldo Meirelles, a conselheira estadual Raquel Soufen, e a vice-presidente da CAA/MT, Thaís Brazil, entre outros representantes da advocacia mato-grossense.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
OAB
Cejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Agro, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Durante o evento, a presidente parabenizou o TJMT pela iniciativa pioneira no país, ressaltando o reconhecimento da OAB-MT sobre a importância de uma unidade voltada exclusivamente às demandas do agronegócio. Em sua fala, Gisela destacou o papel fundamental dos advogados e advogadas no processo de pacificação.
“Mato Grosso é o estado do agro, o estado que alimenta o Brasil, e a nossa advocacia é essencial para viabilizar o diálogo e a solução de conflitos. A advocacia mato-grossense está qualificada e preparada. A OAB-MT quer contribuir para a construção cada vez mais eficiente deste projeto, fortalecendo uma iniciativa capaz de promover a paz social no campo e assegurar a continuidade das atividades produtivas”, pontuou a presidente.
Gisela Cardoso fez ainda um alerta sobre a importância de garantir a inclusão da advocacia do interior do estado na dinâmica do novo Cejusc.
“A força do agronegócio está espalhada por dezenas de municípios, muitos deles distantes dos grandes centros, onde advogadas e advogados atuam diariamente, conhecem a realidade dos produtores, acompanham as relações comerciais e compreendem as particularidades econômicas locais. É uma advocacia que conhece o território, as pessoas e as circunstâncias concretas que frequentemente determinam o sucesso ou o fracasso de uma negociação. Portanto, desempenha um papel decisivo no diálogo e nas soluções”, defendeu.
Em resposta, o desembargador Mário Kono, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, assegurou que as preocupações da classe foram compreendidas. “O Cejusc Agro é uma ferramenta voltada para todo o estado, com funcionamento predominantemente virtual. Esperamos que os advogados de todos os cantos de Mato Grosso façam uso dessa estrutura”, afirmou.
O Cejusc do Agro será responsável por mediar e conciliar controvérsias ligadas à renegociação de dívidas, crédito rural, comercialização de safras, recuperação judicial e contratos agrários. Para isso, a estrutura contará com mediadores qualificados em direito agrário, crédito rural e mercado de commodities, além de especialistas multidisciplinares em produção, logística e cálculos de safras.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião14 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza














