Mato Grosso

Wlad Mesquita articula reforço de viaturas para nova DERF de Lucas do Rio Verde em agenda na Polícia Civil

Publicado em

Mato Grosso

O vereador Wlad Mesquita esteve em Cuiabá nesta sexta-feira, 20 de março de 2026, em agenda na diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso, para buscar reforço de viaturas para a DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) de Lucas do Rio Verde, cuja inauguração está prevista para os próximos dias. A instalação da unidade no município vem sendo tratada publicamente por autoridades locais e pela cúpula da Polícia Civil.

Durante a agenda na capital, Wlad se reuniu com o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos, levando a solicitação por mais estrutura para o início das atividades da nova especializada. Segundo o próprio vereador e registros públicos anteriores, a implantação da DERF em Lucas do Rio Verde é uma demanda defendida há meses junto ao Governo do Estado e à direção da Polícia Civil.

A criação da DERF representa um avanço importante para a segurança pública do município, já que a delegacia terá atuação especializada no enfrentamento a crimes patrimoniais, principalmente roubos e furtos. A expectativa é de que a nova unidade amplie a capacidade de investigação e dê mais agilidade às respostas da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde.

Wlad Mesquita destacou que a inauguração da delegacia especializada é resultado de uma construção conjunta entre lideranças políticas e a Polícia Civil. Conforme declarações públicas sobre o tema, a articulação envolve o vice-governador Otaviano Pivetta, o prefeito Miguel Vaz, o delegado regional João Romano e a diretoria da instituição.

Com a nova estrutura, a expectativa é de mais segurança para moradores e comerciantes, além do fortalecimento do trabalho investigativo no município. O reforço com viaturas é visto como etapa essencial para que a DERF comece a operar com condições adequadas desde a inauguração.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Faissal articula bloco de até 12 deputados para apoiar reeleição de Max Russi e disputar primeira-secretaria

Publicados

em

O deputado estadual Faissal Calil (PL) articula a formação de um bloco de até 12 parlamentares para apoiar a reeleição de Max Russi (Podemos) à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em contrapartida, o grupo pretende conquistar a primeira-secretaria da Casa, um dos principais cargos da Mesa Diretora.

A eleição está prevista para ocorrer após a posse dos deputados eleitos, marcada para 1º de fevereiro de 2027. A primeira-secretaria é considerada uma das funções mais importantes da estrutura administrativa do Legislativo, com atribuições relacionadas ao orçamento da Assembleia.

Negociação envolve diferentes partidos

A articulação reúne parlamentares do PL, Republicanos e União Brasil. Em entrevista à Rádio Cultura nesta terça-feira (20), Faissal afirmou que pretende reunir os deputados interessados e, posteriormente, apresentar a Max Russi uma proposta conjunta de apoio à permanência do parlamentar na presidência.

“A nossa questão é a primeira-secretaria. E nós vamos fazer um grupo e vamos chamar o Max. Aqui estão os votos que você precisa para ser presidente, e nós queremos a primeira-secretaria”, afirmou o deputado

Além de Faissal, demonstraram interesse em disputar a primeira-secretaria os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Dilmar Dal Bosco (União Brasil) e Chico Guarnieri (PSDB). Segundo Faissal, a intenção é construir uma candidatura de consenso entre os integrantes do bloco.

O parlamentar também afirmou que já iniciou conversas com os outros três deputados eleitos pelo PL: Gilberto Cattani, Samanatha Iris e Alcino Barcelos. O deputado Dr. Eugênio de Paiva (Republicanos) também teria manifestado apoio à articulação, embora não pretenda disputar o cargo.

PL reivindica maior espaço na Mesa Diretora

Faissal defende que o PL tenha prioridade na escolha do primeiro-secretário devido ao crescimento da bancada nas eleições deste ano. O partido passou de dois para quatro deputados estaduais eleitos e deverá formar a segunda maior bancada da próxima legislatura, atrás apenas do Podemos, que elegeu seis parlamentares.

Para o deputado, o resultado eleitoral justifica uma participação mais expressiva da sigla nos espaços de decisão da Assembleia.

“O PL tem que ser protagonista em todas as esferas de poder, inclusive na Assembleia Legislativa. A gente tem a segunda maior bancada da Assembleia, nada mais justo de termos a primeira-secretaria”, declarou.

Leia Também:  Wilson Santos anuncia nova fase da CPI da Saúde com convocação de procuradores e inspeções em hospitais

Faissal também destacou que o PL ainda não ocupou a presidência nem a primeira-secretaria da Assembleia e avaliou que o momento é favorável para o partido conquistar uma das principais posições da Mesa Diretora.

Faissal foi reeleito com mais de 41 mil votos

Em seu terceiro mandato, Faissal afirmou ser o mais experiente entre os quatro deputados eleitos pelo PL e disse estar preparado para assumir a primeira-secretaria.

O parlamentar foi reeleito com 41.039 votos, o equivalente a 2,13% dos votos válidos, segundo os dados mencionados na reportagem.

As negociações devem avançar nos próximos meses, com a expectativa de consolidar o bloco e definir a composição que será apresentada para a eleição da nova Mesa Diretora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA