Polícia

Investigação da Polícia Civil leva 7 golpistas a serem condenados a 86 anos de prisão

Publicado em

Polícia

Após um ano da Operação Antenados, deflagrada pela Polícia Civil, sete pessoas foram condenadas pela Justiça. Juntas, as penas somam mais de 86 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

De acordo com a investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, o grupo criminoso atuava com um modus operandi característico. Membros da quadrilha visitavam residências de idosos, apresentando-se como representantes de um suposto programa governamental de distribuição de antenas de televisão para pessoas de baixa renda.

Durante essas visitas, sob o pretexto de cadastrarem os beneficiários, os criminosos fotografavam documentos pessoais e o rosto das vítimas. De posse desses dados, os denunciados abriam contas bancárias fraudulentas em nome das vítimas e contratavam empréstimos consignados a serem descontados de seus benefícios previdenciários em 84 parcelas mensais.

Os valores dos empréstimos eram depositados nas contas fraudulentas e, imediatamente, transferidos para outras contas, também em nome das vítimas, para dificultar o rastreamento. A investigação identificou 31 vítimas idosas de Cuiabá, todas aposentadas ou pensionistas do INSS, contra as quais foram realizadas 44 contratações fraudulentas de empréstimos consignados, totalizando R$ 1.537.210,92.

Durante as investigações, foram identificadas também vítimas de outros municípios de Mato Grosso e de outros estados, sendo compartilhadas provas com as autoridades de todos os locais identificados.

Ao todo, quatro mulheres e três homens foram condenados pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, totalizando mais de 86 anos de prisão. A decisão foi proferida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá nesta sexta-feira (17.10).

“A condenação representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias”, afirmou a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pela investigação do caso.

A operação

A Operação Antenados foi deflagrada em 7 de agosto de 2024 para o cumprimento de 29 ordens judiciais contra um grupo criminoso especializado na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos.

Na operação, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos, tendo como alvo o grupo criminoso que atuava em Mato Grosso e na cidade de Sorocaba (SP).

Também foram cumpridas determinações judiciais para o afastamento do sigilo telemático de 32 contas bancárias, além do bloqueio e afastamento de sigilo bancário de todas as contas de oito pessoas físicas e quatro jurídicas. Os trabalhos contaram com apoio da Delegacia Seccional e da 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Sorocaba (SP).

A operação faz parte do programa de combate a associações criminosas especializadas em contratações bancárias fraudulentas e lavagem de dinheiro, da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Prefeito é agredido durante evento e policial penal com sinais de embriaguez acaba detido

Publicados

em

Conteúdo/ODOC – Um policial penal foi detido na noite de quinta-feira (3) após se envolver em uma confusão com o prefeito em exercício de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), Ari Zandoná, durante um evento político no município. O gestor foi atingido na cabeça por um copo e sofreu um corte.

Segundo informações da Polícia Militar, o caso ocorreu durante um adesivaço. A confusão teria começado depois que o policial penal reclamou que o veículo do prefeito estava estacionado em frente à entrada de sua garagem.

Em depoimento à PM, Ari relatou que foi avisado de que um homem estaria riscando seu veículo. Ao se aproximar, constatou que se tratava do policial penal e afirmou que o empurrou para impedir que ele continuasse danificando o carro.

Na sequência, conforme o relato do prefeito, o policial penal arremessou um copo em sua direção. O objeto atingiu Ari na cabeça e provocou um corte. Ele recebeu atendimento médico e passa bem.

De acordo com o boletim de ocorrência, o policial penal apresentava sinais visíveis de embriaguez. Após a confusão, a Polícia Militar entrou em contato com ele e tentou convencê-lo a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos, mas o servidor encerrou a ligação.

Pouco depois, os militares ouviram um disparo de arma de fogo vindo do interior da residência do policial penal. Diante da situação, a equipe iniciou uma negociação para que ele deixasse o imóvel.

Após alguns minutos, o policial abriu o portão da casa e foi contido pela equipe.

Durante buscas no imóvel, os militares apreenderam uma pistola Glock G19, calibre 9 mm, pertencente à Polícia Penal de Mato Grosso, além de dois carregadores. Um deles continha 14 munições e o outro, 15, totalizando 29.

O policial penal foi encaminhado à delegacia, juntamente com a arma e as munições apreendidas, para as providências cabíveis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA