Polícia

Polícia Civil implanta projeto “Papo de Homem para Homem” que visa coibir crimes no contexto de violência doméstica em Lucas do Rio Verde

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil implantou o projeto “Papo de Homem para Homem”, em Lucas do Rio Verde, que tem como objetivo coibir crimes no contexto de violência doméstica.

O processo de implantação ocorreu entre os dias 10 e 12 de março, com a realização de palestras nas Escolas Estaduais Dom Bosco e Cívico-Militar Manoel de Barros.

Participaram das palestras alunos com idades entre 12 e 18 anos.

Histórico do projeto

O projeto foi desenvolvido, inicialmente, pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, em 2014, com a realização de palestras orientativas em escolas e empresas sobre temáticas relacionadas à violência doméstica.

A partir de 2021, o projeto passou a ser desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e, atualmente, são trabalhados temas abrangentes, como machismo, patriarcalismo, resolução de conflitos, relacionamentos e Lei Maria da Penha, por meio de dinâmicas, em uma carga horária de 15 horas. Nos trabalhos são desenvolvidas palestras e dinâmicas para melhor absorção do conteúdo aplicado.

Em 2024, a Coordenadoria iniciou o processo de expansão do projeto por meio de capacitações. Em 2025, o projeto passou a ser implantado nos municípios de Cáceres, Canarana e Sapezal. Em 2026, outros dois municípios passaram a desenvolver os trabalhos preventivos, sendo eles Nova Xavantina e, recentemente, Lucas do Rio Verde.

“Nosso plano estratégico visa fomentar os programas de prevenção primária para todas as regionais da Polícia Civil, demonstrando a relevância do valor social da nossa instituição não apenas no pós-crime de feminicídio, na prisão dos agressores, mas também contribuindo, de forma sistemática, com ações contínuas de enfrentamento às violências domésticas, de gênero e contra pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse o delegado e coordenador de Polícia Comunitária, Mario Dermeval.

Resultados obtidos

Conforme levantamento da Coordenadoria, o projeto “Papo de Homem para Homem” já atendeu mais de 1,5 mil homens. Desse total, não há registro de ocorrência de feminicídio entre os participantes.

“A gente percebe, com muita clareza, a importância de orientar, instruir e, principalmente, alertar os homens sobre as consequências de praticar violência no ambiente doméstico”, destacou Dermeval sobre os resultados do projeto.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Penal apreende drogas com mulher e intercepta drone com celulares

Publicados

em

A Polícia Penal apreendeu entorpecentes, celulares e um drone durante tentativas de introdução de materiais ilícitos na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia (Mata Grande), em Rondonópolis. As ações de fiscalização ocorreram durante o último fim de semana.

O primeiro flagrante foi registrado no sábado (29), no horário de visitação. Uma mulher foi detida após o equipamento de Body Scanner apontar uma imagem suspeita na região pélvica durante o procedimento padrão de revista para entrada na unidade prisional.

Diante da suspeita, foram adotados os procedimentos de segurança previstos. Inicialmente, nenhum material ilícito foi localizado durante a revista pessoal. A visitante foi encaminhada para atendimento médico e, posteriormente, retirou e entregou espontaneamente um invólucro contendo substância com características de entorpecente.

Ela foi conduzida ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), onde a ocorrência foi registrada e a visitante autuada em flagrante.

No domingo (30), durante uma operação de monitoramento na área externa da penitenciária, policiais penais identificaram a aproximação de um drone sobre as instalações da unidade.

As equipes realizaram o acompanhamento da aeronave e conseguiram interceptar o material lançado no interior da penitenciária. Foram apreendidos um drone, quatro aparelhos celulares e uma porção de fumo.

As duas ocorrências foram registradas e os materiais apreendidos encaminhados para as providências cabíveis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA