Política

Com ajuda de Wellington Fagundes, Cáceres pode receber até 4 milhões para reforma de catedral.

Publicado em

Política

Cáceres comemora nesta segunda-feira (06/10) 247 anos, que foram celebrados com uma excelente notícia durante visita do senador Wellington Fagundes na última sexta-feira. Recepcionado pela prefeita Eliene Liberato, Wellington participou do Congresso Municipal de Educação, visitou a tradicional Expocáceres no Parque de Exposições e esteve na Catedral de São Luiz, cartão-postal e símbolo da identidade local.

Depois de uma grande articulação em Brasília para a captação de recursos via Lei Rouanet, Fagundes comemorou em Cáceres que o município pode receber aproximadamente R$ 4 milhões. Além disso, confirmou a doação, em parceria com empresários, de toda a resina necessária para a obra de restauração da igreja.

“Nosso papel foi articular junto aos ministérios a captação de recursos para preservar esse monumento histórico”, afirmou Wellington Fagundes.

O padre Jair Fante, pároco responsável pela Catedral, ressaltou a importância do templo: “A vida de Cáceres acontece ao redor da igreja. Ela tem relevância não apenas para os fiéis, mas também para a história e a cultura da cidade.”

A prefeita Eliene Liberato destacou o empenho do senador e agradeceu a parceria. “O trabalho do senador Wellington tem sido fundamental para darmos andamento à restauração. Estamos falando de um patrimônio que é símbolo da nossa cidade e que carrega a história de gerações de cacerenses.”

Sobre a catedral

Localizada na Praça Barão do Rio Branco, no coração de Cáceres, a Catedral de São Luiz é considerada um dos monumentos mais importantes de Mato Grosso. Sua construção começou em 1919, sob o projeto do arquiteto francês Leon Joseph Louis Mounier, o mesmo responsável pela Igreja do Bom Despacho, em Cuiabá. Inspirada na Catedral de Notre Dame, em Paris, a edificação combina elementos góticos e neogóticos, consolidando-se como um marco arquitetônico e religioso. Mais de meio século após sua conclusão, a Catedral enfrenta novos desafios estruturais, o que torna urgente a sua restauração.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Proposta aprova acordo da Organização Internacional do Trabalho sobre segurança e saúde

Publicados

em

O Projeto de Decreto Legislativo 720/24 aprova a Convenção 187 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre o marco promocional para a segurança e a saúde no trabalho. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

A convenção foi adotada pela OIT em maio de 2006 e entrou em vigor na ordem internacional em fevereiro de 2009. O texto busca fortalecer políticas públicas de prevenção de acidentes, doenças e mortes relacionadas ao trabalho.

Pela convenção, os países devem manter sistema nacional de segurança e saúde no trabalho, com leis, órgãos responsáveis, mecanismos de fiscalização e cooperação entre empregadores e trabalhadores. Além disso, os países devem formular um programa nacional com metas, indicadores e medidas de divulgação.

O Brasil mantém acordos internacionais com diversos países e entidades. Pela Constituição, compete ao Congresso Nacional aprovar tratados, acordos ou atos internacionais que gerem compromissos para o país.

Próximos passos
A proposta já foi aprovada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Saúde; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. No momento, aguarda votação no Plenário. Se for aprovada, seguirá para o Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Rachel Librelon

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA