Política
“Virginia Mendes é uma referência de sensibilidade, dedicação e compromisso com o social”, afirma deputado Max Russi
Política
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, elogiou o trabalho realizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, à frente das ações sociais e do programa SER Família.
Segundo o parlamentar, o empenho e a sensibilidade da primeira-dama têm transformado a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
“A primeira-dama Virginia Mendes tem sido uma verdadeira referência de sensibilidade, dedicação e compromisso com o social. Seu olhar humano em prol das famílias mato-grossenses transformaram o SER Família em um exemplo de política pública que gera dignidade, esperança e oportunidades para quem mais precisa”, afirmou o deputado.
Max Russi também ressaltou a importância de sua parceria com Virginia Mendes na consolidação das políticas sociais do Governo do Estado e destacou a criação do SER Família Mulher, programa que oferece acolhimento e apoio a mulheres vítimas de violência.
“Fico muito feliz em poder contribuir com esse importante programa, que é hoje o maior da história de Mato Grosso. Tenho orgulho de ter participado dessa trajetória desde o início, ainda no Pró-Família, e de ter sido autor do substitutivo que deu origem à lei que criou o SER Família Mulher, uma rede de apoio real, acolhedora e transformadora”, acrescentou.
Para o parlamentar, a atuação da primeira-dama representa um marco na política social do Estado.
“Virginia Mendes é um exemplo de liderança feminina e de empatia, e seu trabalho à frente do SER Família deixa um legado de amor, solidariedade e transformação social em nosso estado”, finalizou Max Russi.
Política
Projeto cria plataforma para monitorar estoque e falta de medicamentos no país
O Projeto de Lei 1840/26 obriga indústrias, distribuidores, farmácias e hospitais a monitorar e divulgar informações sobre a disponibilidade, o estoque e a previsão de falta de medicamentos. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
A proposta cria a Plataforma Nacional de Monitoramento de Medicamentos, vinculada ao Ministério da Saúde. A plataforma, acessível ao público, informará a disponibilidade atualizada dos medicamentos e alertará sobre risco de desabastecimento a usuários cadastrados. Itens para doenças crônicas, psiquiátricas, oncológicas e raras terão prioridade.
“O acesso a essas informações é fundamental para que o cidadão possa planejar o tratamento, evitar interrupções e exercer plenamente o direito constitucional à saúde”, disse a ex-deputada Heloísa Helena (Rede-RJ), autora do projeto, que atualmente está na suplência de mandato.
O texto também é assinado pelas deputadas Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Luizianne Lins (Rede-CE).
Segundo o projeto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por regulamentar as diretrizes da lei.
O descumprimento das regras sujeitará os infratores a sanções administrativas. As instituições também poderão ser impedidas de participar de licitações e processos de aquisição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Próximos passos
A proposta tem regime de urgência e, por isso, poderá ser votada diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara. O texto está apensado ao Projeto de Lei 7046/25, sobre o mesmo tema.
Para virar lei, o projeto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura3 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













