Mato Grosso
Ciopaer aumenta em 200% número de operações aéreas e eleva apreensões de veículos, armas e drogas
Mato Grosso
Após o lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliou em 200% o número de operações aéreas realizadas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme balanço semestral do Ciopaer, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as ações aumentaram de 80 para 237 de um período para o outro. O aumento das operações elevou significativamente a produtividade em diversas frentes de atuação.
A quantidade de entorpecentes apreendidos aumentou 620%, subindo de 1 tonelada no primeiro semestre de 2024 para 7,7 toneladas no primeiro semestre deste ano. O número de veículos recuperados subiu 260%, aumentando de 22 para 79 localizações. A quantidade de armas apreendidas aumentou 190% saindo de 10 para 29 armamentos retirados de circulação.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, atribuiu o aumento das operações aéreas e, consequentemente, da produtividade ao lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, em novembro do ano passado.
“O programa Tolerância Zero ampliou as ações das forças de segurança de enfrentamento à criminalidade em todo Estado, e o papel do Ciopaer é justamente dar apoio aéreo a essas ações garantindo efetividade e agilidade. O que levou ao aumento do número de operações e consequentemente a quantidade de drogas, armas e veículos apreendidas”, explicou.
Para o secretário Adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o Ciopaer tem desempenhado um papel fundamental na efetividade dos resultados das ações das forças de segurança dentro do Programa Tolerância Zero.
“O apoio aéreo do Ciopaer traz efetividade e celeridade de ações complexas das forças de segurança, tornando a resposta de uma operação mais rápida e assertiva. Isso significa mais ocorrências sendo atendidas, maior presença das equipes policiais e o principal, a nossa população mais segurança em casa e nas ruas”, destacou.
Desde novembro do ano passado, o Governo do Estado iniciou a operação Tolerância Zero as facções criminosas, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Gisela Cardoso recebe convite extensivo à advocacia mato-grossense para diálogo com ministro do TST Caputo Bastos
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, foi convidada para participar da roda de conversa com o ministro vice-presidente do TST Guilherme Augusto Caputo Bastos. O evento, chamado “Café com Cejusc”, será realizado dia 15 de maio, em Cuiabá. O convite foi feito durante visita institucional, na Presidência da OAB-MT, nesta terça-feira (5), e é extensivo a toda a advocacia mato-grossense.
A iniciativa, que desta vez será sediada pelo TRT de Mato Grosso, integra um projeto nacional voltado ao fortalecimento do diálogo entre magistratura, advocacia, Ministério Público do Trabalho e demais atores do sistema de justiça. O encontro tem como foco a disseminação de práticas de conciliação e mediação, além da troca de experiências e do aprimoramento das técnicas de resolução consensual de conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho.
A presidente Gisela agradeceu por inserir a advocacia neste importante diálogo. “É uma satisfação recebê-los na Presidência da OAB-MT. Agradeço muito pelo convite e reafirmo que estou sempre disposta a tratar sobre as questões da advocacia trabalhista, uma área essencial para a efetividade da prestação jurisdicional e para a garantia de direitos”, destacou.
O presidente do TRT-MT, desembargador Aguimar Peixoto, ressaltou o caráter democrático do evento. “É um espaço de aproximação entre a magistratura e todos que atuam no sistema de justiça, oportunizando uma conversa franca e aberta, com o objetivo de avançarmos ainda mais na Justiça do Trabalho”, afirmou.
O “Café com o Ministro” será realizado na sede do TRT da 23ª Região e reunirá representantes de diversas instituições, consolidando-se como um ambiente de construção coletiva e fortalecimento da cultura da autocomposição no Estado.
—
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Política5 dias atrásComissão aprova campanha nacional sobre doença falciforme
-
Política5 dias atrásDebate sobre mudanças no Código de Trânsito reforça foco em educação e segurança
-
Cuiabá3 dias atrásMutirão de regularização fundiária no Doutor Fábio Leite II é retomado nesta segunda-feira
-
Política5 dias atrásComissão aprova documento com QR Code para identificar deficiências ocultas
-
Entretenimento6 dias atrásFESTIVAL DE INVERNO DE CHAPADA FORTALECE ECONOMIA E GERA RETORNO DE R$ 18 PARA CADA R$ 1 INVESTIDO
-
Cuiabá5 dias atrásTarifa Zero completa um ano com mais de 1,3 milhão de passagens utilizadas pela população
-
Política5 dias atrásOficina Legislativa promove premiação para estudantes e professores do DF
-
Política6 dias atrásCâmara aprova projeto que classifica crimes sexuais contra vulneráveis como hediondos e inafiançáveis







