Esportes
Botafogo bate Atlético-MG, entra no G4 e esquenta disputa pelo Brasileirão
Esportes
;
O Botafogo carimbou seu retorno ao G4 do Campeonato Brasileiro neste sábado (20). Em um confronto tenso e disputado no Estádio Nilton Santos, o Glorioso superou o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Santi Rodríguez, em partida válida pela 24ª rodada da competição.
Com a vitória em casa, o alvinegro carioca salta para a quarta posição na tabela, somando 39 pontos, a mesma pontuação do Mirassol. A equipe dorme dentro da zona de classificação para a Libertadores, mas aguarda o desfecho do jogo entre Mirassol e Juventude, que acontece neste domingo (21), às 16h (de Brasília), para confirmar sua permanência. O Atlético-MG, por sua vez, estaciona na 13ª colocação, com 25 pontos, longe das primeiras posições.
Jogo de gigantes tem tensão, expulsões e lances capitais
A primeira etapa do duelo foi um reflexo fiel da rivalidade entre os finalistas da última Libertadores: um jogo físico, tático e com poucas oportunidades claras de gol. O Botafogo teve a chance mais cristalina em um cruzamento de Montoro que Vitinho, com o gol aberto, finalizou inacreditavelmente para fora. O Galo respondeu com perigo, primeiramente com uma cobrança de falta de Hulk que exigiu uma defesa espetacular do goleiro Léo Linck, e depois com Reinier, que, após tabelar com o camisa 7, acertou a trave.
O ambiente em campo se aqueceu, resultando em discussões e cartões para ambos os lados. Aos 45 minutos, um lance decisivo mudou o cenário da partida: após revisão do VAR, o atacante Chris Ramos, do Botafogo, foi expulso por uma cotovelada em Igor Gomes. Ir para o intervalo com o placar zerado e um jogador a menos prenunciava uma segunda etapa de sofrimento para os mandantes.
Renascimento no segundo tempo e defesa heróica
Contrariando as expectativas, a volta do intervalo trouxe um Botafogo com o espírito renovado e determinado. Logo aos 2 minutos, veio o lance que redefiniu o jogo: Montoro fez uma grande jogada pela esquerda, driblou o marcador e cruzou na medida para Santi Rodríguez. O uruguaio subiu com maestria e cabeceou no ângulo de Everson. Inicialmente, a assistente marcou impedimento, mas após uma tensa checagem do VAR, o gol foi validado, levando o Nilton Santos à euforia. Mesmo em desvantagem numérica, o Botafogo estava na frente.
O que se seguiu foi uma aula de como se defender com garra. Com a vantagem mínima no placar e um jogador a menos, o Botafogo montou um verdadeiro ferrolho defensivo. O Atlético-MG, com maior posse de bola, pressionou incessantemente, mas esbarrou na impecável atuação da zaga alvinegra e nas intervenções seguras do goleiro Léo Linck. A entrega total dos jogadores do Botafogo foi a marca da partida, simbolizada pelo choque de cabeça entre Marçal e o próprio Santi Rodríguez, que seguiram em campo após atendimento. O Galo ainda teve uma oportunidade de ouro com Hulk nos instantes finais, mas o atacante mandou para fora, selando a vitória do Glorioso.
Próximos desafios
O Botafogo terá pouco tempo para celebrar, pois já tem um novo compromisso na próxima quarta-feira (24). A equipe visitará o Grêmio na Arena, às 19h30, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileirão. O Atlético-MG também entra em campo na quarta-feira (24), às 19h, para receber o Bolívar na Arena MRV, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Ficha Técnica
Botafogo 1 x 0 Atlético-MG
Competição: Campeonato Brasileiro – 24ª Rodada
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Data:21 de setembro de 2025 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Gols:
- Botafogo: Santiago Rodríguez, aos 2’ do 2º Tempo
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Marçal, Marlon Freitas, Santiago Rodríguez, Montoro, Léo Linck
- Atlético-MG: Lyanco, Hulk
Cartão Vermelho:
Escalações:
Botafogo:
- Time: Léo Linck; Vitinho, Kaio, Alexander Barboza e Marçal; Marlon Freitas, Newton e Montoro (Cuiabano); Savarino (Joaquín Correa), Santiago Rodríguez (Allan) e Chris Ramos.
- Técnico: Davide Ancelotti
Atlético-MG:
- Time: Everson; Natanael, Lyanco (Gustavo Scarpa), Junior Alonso e Caio Paulista (Guilherme Arana); Fausto Vera, Alan Franco e Igor Gomes (Rony); Reinier (Biel) e Hulk.
- Técnico: Jorge Sampaoli
Fonte: Esportes
Esportes
Cuiabá enfrenta o Juventude fora de casa nesta sexta-feira pelo Brasileirão da Série B
;
ESPN – Juventude e Cuiabá medem forças nesta sexta-feira (17), às 19h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 18ª rodada da Série B do Brasileirão. Enquanto os gaúchos defendem uma sequência invicta para seguir na briga pelo acesso, o Dourado busca uma vitória para encostar no grupo dos seis primeiros colocados.
O Juventude vive um bom momento na competição. A equipe comandada por Maurício Barbieri está há cinco partidas sem perder e ocupa a quinta colocação, com 29 pontos, apenas quatro atrás do líder Criciúma. Na rodada passada, o time venceu o Vila Nova por 1 a 0 e chega embalado para mais um compromisso diante de sua torcida.
Do outro lado, o Cuiabá tenta transformar a regularidade em arrancada. Com 24 pontos, o clube mato-grossense aparece na 11ª posição e sabe que um triunfo fora de casa pode aproximá-lo da zona de classificação. Na última rodada, a equipe empatou por 2 a 2 com o São Bernardo.
O Juventude terá mudanças no meio-campo. Luís Mandaca, titular da equipe, está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Já Lucas Mineiro, que vinha sendo opção no banco de reservas, também cumpre suspensão. Para recompor o setor, o técnico Maurício Barbieri tem Pablo Roberto e Fábio Lima como principais alternativas.
O Ju deve formar com: Jandrei; Rodrigo Sam, Messias e Marcos Paulo; Raí Ramos, Luan Martins, Raí Silva e Patryck Lanza; MP, Fábio Lima e Alisson Safira.
Do lado do Cuiabá, o técnico Eduardo Barros não tem jogadores suspensos e poderá escalar o que tem de melhor à disposição para o confronto.
A provável escalação do Dourado tem: Marcelo Carné; Vitor Mendes, João Basso, Alan Empereur e Marlon; Raul, Calebe, Pepê e Weverson; Kauan Cristtyan e Vinicius Peixoto.
Arbitragem
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Diogo Berndt (SC)
- VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













