Polícia

Polícia Civil deflagra operação para combater venda de frios e laticínios clandestinos em Cuiabá

Publicado em

Polícia

A Polícia Civil, a Vigilância Sanitária e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) realizaram, nesta quinta-feira (6.11), uma operação de fiscalização para apurar um esquema de manipulação, distribuição e comercialização de produtos alimentícios clandestinos em Cuiabá.

Quatro depósitos em bairros de Cuiabá foram vistoriados, sendo que em um deles, no Bairro Jardim Presidente, foram localizados e apreendidos diversos alimentos do setor de embutidos e laticínios fora da validade e armazenados de forma irregular. Uma pessoa foi presa neste local. Nos outros três foram aplicadas apenas infrações administrativas.

A investigação, realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), teve início após o recebimento de uma denúncia anônima que apontou a existência de estabelecimentos operando fora das normas sanitárias vigentes.

De acordo com a denúncia, produtos como queijo, salame, presunto e afins estavam sendo vendidos sem origem lícita, expondo a saúde pública dos consumidores a grave risco.

As investigações apontam para a existência de manipuladores ilegais, estabelecimentos que, supostamente, fatiam e embalam produtos “embutidos” e laticínios sem qualquer controle de higiene, utilizando matéria-prima sem procedência confirmada.

“Eles recebiam essas mercadorias e faziam o fatiamento, inclusive, localizamos em flagrante, em um dos locais, mercadorias fora da validade sendo abertas e reembaladas para o consumidor final”, contou o delegado Marcelo Menezes, responsável pela investigação do caso.

O delegado orientou que os consumidores precisam ficar atentos a ausência do Selo de Inspeção Sanitária, pois os produtos de origem animal devem, obrigatoriamente, conter selos do SIF (Federal), SIE (Estadual) ou SIM (Municipal).

Além disso, é importante se atentar à falta de identificação de origem, é necessário que nos rótulos sejam informados o fabricante, CNPJ e endereço. O consumidor precisa reparar também em informações essenciais para o rastreio do produto, como o lote e validade do produto, e se os rótulos estão regulares, com tabelas nutricionais ou informações em acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A operação visa coibir a prática ilegal, apurar crimes contra as relações de consumo, garantir a segurança alimentar da população e responsabilizar administrativa e criminalmente os envolvidos”, afirmou o delegado Marcelo Menezes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Traficantes são presos com 15 tabletes de supermaconha na região de fronteira

Publicados

em

Uma ação integrada entre policiais militares do 6° Comando Regional e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na noite desta segunda-feira (26), 15 tabletes de skunk (super maconha), pesando 7,9 quilos, no município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Na ação, dois homens foram presos em flagrante suspeitos por tráfico de drogas. 

Conforme boletim de ocorrência, as equipes realizavam uma barreira em um trecho da BR-070, momento em que abordaram o condutor de um veículo prata. Questionados sobre origem e destino, os suspeitos apresentavam informações controversas. 

Diante da suspeita, as equipes realizaram buscas no veículo e localizaram dois tabletes de skunk embaixo do banco do motorista. Já outros 13 tabletes do mesmo entorpecentes foram encontrados no banco traseiro do carro. 

Na abordagem, a dupla não relatou nenhuma informação sobre os entorpecentes. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA