Cuiabá

Cuiabá reforça ações da causa animal durante abertura do Summit Animal

Publicado em

Cuiabá

A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, e a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, participaram da abertura do Primeiro Evento Nacional da Causa Animal, o Summit Animal, realizado no Teatro Zulmira Canavarros nesta sexta-feira (7). O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso por meio do Grupo de Trabalho em Defesa da Causa Animal, teve como objetivo promover sensibilização, integração, estruturação e educação em prol da causa animal. Na ocasião, foram assinados um termo de cooperação internacional e moções de aplausos a diversas autoridades.

Com uma programação composta por painéis temáticos, rodas de conversa, palestras e mostra científica, o encontro reuniu especialistas, autoridades, líderes da causa animal, protetores, ONGs e representantes da sociedade civil de Mato Grosso e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná. O deputado federal Matheus Laiola destacou que Curitiba abriga o melhor hospital veterinário público do país e afirmou que espera voltar a Cuiabá para a inauguração do Hospital Veterinário do Estado, anunciado pelo deputado Max Russi.

O deputado Max Russi ressaltou que o evento permite reunir autoridades e especialistas de todo o país para trocar experiências e fortalecer políticas voltadas à proteção animal. Ele afirmou que, apesar do trabalho realizado por voluntários, ONGs e associações, o poder público ainda avança lentamente e reafirmou seu compromisso como “deputado da causa animal”. Também reforçou o projeto de construção do Hospital Veterinário Público do Estado até meados de 2026.

A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá, mencionando ações de castração, fiscalização de maus-tratos e melhorias estruturais. Ela afirmou que o apoio do Estado deve potencializar os resultados e fortalecer a política pública voltada aos animais.

A coronel também ressaltou que o prefeito Abilio Brunini, que cumpre agenda no exterior, tem se dedicado à pauta animal. Segundo ela, Morgana informou que o município realiza cerca de dez castrações por dia e que o número deve aumentar. A prefeita interina afirmou que, mesmo diante da alta demanda, o município não está parado e que a parceria com o Estado e com a Assembleia Legislativa deve ampliar os recursos e fortalecer as ações.

A diretora Morgana e o secretário adjunto da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Alessandro Borges Ferreira, receberam moções de aplausos durante a abertura do evento, que contou com representantes de diversas cidades de Mato Grosso e de outros estados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá mobiliza 135 trabalhadores para limpar canteiros e conter avanço de planta invasora

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá mobiliza 135 trabalhadores em duas frentes simultâneas de limpeza de canteiros centrais, na Avenida das Torres e na Orla do Porto. Executados pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), os serviços incluem a retirada de leucenas de pequeno porte para conter a propagação da espécie e melhorar a visibilidade de motoristas e pedestres.

Na Avenida das Torres, a operação conta com 75 trabalhadores. Outros 60 atuam na Orla do Porto. As equipes realizam a manutenção dos canteiros com atenção aos trechos onde o crescimento da vegetação exige intervenções para preservar as condições de visibilidade nas vias.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos da Limpurb, Guilherme Vinhal, a leucena é uma espécie exótica e invasora, que não pertence à vegetação nativa do Cerrado. Seu crescimento acelerado, favorecido pelas chuvas, demanda acompanhamento e manejo para evitar que ocupe novas áreas.

O trabalho se concentra na remoção de exemplares menores, com cerca de 1,5 metro de altura. Conforme o diretor, a intervenção nessa fase busca impedir que as plantas se desenvolvam e ampliem sua presença nos canteiros centrais.

A retirada da leucena integra uma programação contínua de limpeza desses espaços. Além de atender à manutenção urbana, o serviço busca controlar o avanço da espécie nos pontos identificados pelas equipes da Limpurb.

Nos fins de semana, as operações recebem o reforço de trabalhadores que concluem serviços em outras regiões da cidade. Esse remanejamento permite ampliar as equipes disponíveis e adiantar a manutenção dos canteiros.

As frentes seguem em atividade na Avenida das Torres e na Orla do Porto, conforme a programação da empresa. A continuidade dos serviços leva em conta a necessidade de manutenção dos espaços e o rápido crescimento da vegetação durante o período de chuvas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA