Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá qualifica servidores visando eficiência nas políticas públicas
Cuiabá
Servidores públicos da Prefeitura de Cuiabá que atuam em diversas secretarias participaram nesta quinta-feira (4) de um curso de capacitação do novo Sistema de Gerenciamento (GPE) na Escola de Contas do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Foi abordado numa palestra o Sistema GPE como ferramenta gerencial e realizada duas oficinas de inserção dos dados no sistema GPE.
O Sistema GPE insere o Município no radar de avaliação das prefeituras do Estado, possibilitando maior transparência, eficiência administrativa e comparabilidade de resultados. Esse ranking evidencia o desempenho das gestões municipais, aumentando assim a transparência do mandato do prefeito Abilio Brunini.
Com aulas ministradas por técnicos do TCE e professores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), foi transmitido conhecimento de planejamento estratégico da administração pública, pautando-se pela ideia central de como a equipe técnica deve agir para organizar políticas públicas pautadas pela legalidade, eficiência, transparência e moralidade.
Nós precisamos melhorar a prestação de serviços em Cuiabá porque sabemos que a demanda é crescente. Aquilo que foi elaborado no plano de governo, e aceito pela maioria da população, é convertido em políticas públicas. A atual gestão representa a esperança do povo. A confiança está depositada no prefeito e sua equipe administrativa. Por isso, queremos aplicar bons modelos e estamos nesta parceria com o TCE visando a evolução”, observa o secretário de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini.
A secretária adjunta de Planejamento Estratégico, Patricia Alonço dos Reis, destaca a participação dos servidores, o que mostra o empenho e compromisso com bons resultados diários na administração pública.
“Cada secretaria trouxe seus representantes de planejamento para melhor atuar na formulação dos indicadores das políticas públicas. Agradeço a participação de cada servidor neste dia que se pautou na busca pelo conhecimento”, disse.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá prepara programação especial com exames e mutirão de biópsias para a saúde do homem
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), preparou uma programação especial durante o mês de novembro em alusão à campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A mobilização reúne ações de orientação, coleta de exames, consultas com especialistas, procedimentos e atendimentos voltados tanto à população quanto aos servidores da rede municipal de saúde.
Na Atenção Primária, o destaque será o Dia da Saúde do Homem, marcado para 7 de novembro, com mobilização nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Cuiabá. A iniciativa busca ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, incentivar a realização de exames preventivos e reforçar a importância do acompanhamento médico regular.
No Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a programação também será direcionada aos servidores da unidade. A equipe está mobilizando os profissionais homens para a realização da coleta do exame PSA, utilizado na avaliação da saúde da próstata.
No dia 14 de novembro, será realizado um ambulatório especial, das 7h às 11h, com a oferta de 50 consultas com médicos especialistas. A programação também contará com um café da manhã para os servidores participantes.
No Hospital Municipal São Benedito, as atividades começam neste sábado (7), com um mutirão de biópsias de próstata. A ação atenderá 25 pacientes já regulados pela Central de Regulação Municipal, que receberam mensagens com orientações para comparecer ao hospital.
A mobilização contará com aproximadamente 35 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes do ambulatório, laboratório, exames de imagem, Núcleo Interno de Regulação (NIR), gestão e limpeza.
A biópsia consiste na retirada de pequenas amostras de tecido da próstata para análise laboratorial. O procedimento permite investigar a presença de células cancerígenas e confirmar ou descartar a suspeita da doença, especialmente quando existem alterações nos exames de PSA ou no toque retal.
A campanha também contempla os servidores do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) e do Centro Médico Infantil (CMI), com atividades específicas voltadas à prevenção e ao autocuidado.
Nos dias 6 e 9 de novembro, serão realizadas blitzes de conscientização e sensibilização sobre a saúde do homem. Já nos dias 17 e 18, os servidores terão acesso a atendimentos clínicos, solicitações de exames laboratoriais e testes rápidos.
No dia 19 de novembro, será realizada uma etapa dedicada aos exames de imagem, ampliando as oportunidades de cuidado e avaliação da saúde dos trabalhadores.
O Novembro Azul reforça a importância de os homens manterem os cuidados com a saúde durante todo o ano. O câncer de próstata pode não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna o acompanhamento médico ainda mais importante.
A orientação é procurar uma unidade de saúde para avaliação individualizada, especialmente homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos quando há fatores de risco, como histórico familiar da doença ou homens negros.
Com a programação, a Prefeitura de Cuiabá busca ampliar o acesso aos serviços, fortalecer as ações preventivas e incentivar os homens a deixarem o preconceito de lado e priorizarem a própria saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT4 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião4 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Mato Grosso1 dia atrásSuplente de senador convida Jorge & Mateus para show de Réveillon em Cuiabá após polêmica no Nordeste
-
Política3 dias atrásSenado de 2027 terá 19 mulheres e maioria branca, empresários lideram entre as ocupações
-
Rondonópolis2 dias atrásVALORIZAÇÃO DOS IDOSOS | Alessandra Ferreira se reúne com Governo de MT para acelerar começo de novo Lar dos Idosos em Rondonópolis
-
Esportes4 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Cuiabá4 dias atrásCâmara de Cuiabá aprova conversão de férias em dinheiro e licença-paternidade de 30 dias para servidores












