Mato Grosso
“Prédio de 200 anos e alto custo de manutenção”, diz secretário ao descartar assumir hospital
Mato Grosso
Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (União), em entrevista à imprensa, descartou mais uma vez qualquer interesse do governo em continuar o atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá a partir de abril de 2026.
Segundo o secretário, o governo não tem qualquer interesse em adquirir o imóvel da Santa Casa. “O governo do Estado nunca omitiu a sua decisão estratégica tomada. É um prédio de 200 anos…existe logicamente um sentimento enraizado com aquele patrimônio, mas hoje ele é muito deficitário no aspecto arquitetônico. Ele não atende os requisitos do Ministério da Saúde para habilitar serviços”, disse o secretário.
“Lá todo dia derrete uma parede, cai pedaço do telhado. Além disso, é um custo muito alto de manutenção”, afirmou Figueiredo, acrescentando que o governo desembolsa cerca de R$ 450 mil por mês apenas pela requisição administrativa do imóvel, além de aproximadamente R$ 500 mil mensais com manutenção.
“Não conseguimos habilitar serviços porque o prédio não atende aos requisitos, ou seja, os recursos são exclusivamente do Estado. “Não existe recurso federal. Tudo é feito com o dinheiro do cidadão mato-grossense”, disse Figueiredo.
Apesar da decisão de governo, Gilberto Figueiredo fez questão de destacar que a requisição administrativa da Santa Casa pelo governo, que está prevista até abril de 2026, poderá ter seu prazo prorrogado até que todos os serviços sejam absorvidos por outras unidades de saúde.
OAB
OAB-MT requer o afastamento cautelar do ministro Alexandre de Moraes e a suspeição de Paulo Gonet
O Conselho Seccional da OAB-MT e o Colégio de Presidentes das Subseções, reunidos nesta terça-feira (08/09), em sessões extraordinárias, deliberaram por unanimidade pela necessidade de uma investigação rigorosa, independente, célere e transparente sobre os fatos relacionados ao chamado Caso Master e eventual envolvimento de autoridades públicas, inclusive ministros do Supremo Tribunal Federal.
A deliberação inclui o pedido para que sejam adotadas as medidas cautelares juridicamente cabíveis, entre elas o afastamento cautelar do ministro Alexandre de Moraes e a suspeição do procurador-geral da República, Paulo Gonet, diante das circunstâncias que possam comprometer a necessária imparcialidade institucional.
A OAB-MT adota uma posição firme, incisiva e inegociável na defesa do Estado Democrático de Direito. Diante de fatos que possam atingir a credibilidade das mais altas instituições da República, não cabe à Ordem assistir passivamente, silenciar ou relativizar a necessidade de esclarecimento.
A sociedade brasileira exige respostas. E a OAB-MT entende que nenhuma autoridade, independentemente da posição que ocupe, pode estar imune à apuração e às consequências jurídicas de seus atos.
A iniciativa não representa prejulgamento. Representa, ao contrário, o exercício pleno da responsabilidade institucional da OAB de cobrar transparência, independência e efetividade na apuração de fatos que possam comprometer a confiança da sociedade nas instituições.
A deliberação será apresentada em Brasília na reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais com a diretoria do Conselho Federal.
—
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Opinião7 dias atrásESTRUTURAS VIRAIS
-
OAB4 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
OAB4 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal












