Sinop
BALANÇO: Prefeitura de Sinop encerra 2025 com obras em andamento e investimentos garantidos para 2026
Sinop
Para o chefe do Executivo Municipal, o ano foi de consolidação. “A gente dá uma segurada, mantém alguns processos e garante a continuidade das obras que já estavam em andamento”, afirmou. Entre os destaques estão o início da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Nico Baracat, a nova sede da Prefeitura e a futura sede da Guarda Civil Municipal.
Um dos destaques, segundo o gestor, está na Educação, com a entrega da escola de tempo integral Ivete Dorner, na região das Vilas. Além disso, Sinop conquistou importantes investimentos do Governo do Estado, como uma nova escola de tempo integral no bairro Daury Riva, orçada em R$ 24 milhões, e a construção da sede própria da Escola Militar Tiradentes. Ao todo, os investimentos com o Governo de Mato Grosso somam aproximadamente R$ 150 milhões, incluindo a retomada de obras paralisadas nos bairros Nico Baracat e Terra Rica e a reconstrução da Escola Valmor Copati, localizada na Gleba Mercedes e que, em meados deste ano, foi atingida por um incêndio.
Na saúde, o programa Fila Zero foi fundamental para reduzir a espera por cirurgias e exames. Outros dois destaques na área, de acordo com o prefeito, foram as entregas da UBS Menino Jesus e do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que garantiram melhores condições de atendimento para a população sinopense. “Avançamos muito na saúde e estamos trabalhando para avançar ainda mais. Atualmente, Sinop conta com 63% de cobertura da atenção básica, e a meta da gestão é chegar a 100%. Para isso, já estão previstas duas novas UBS, nos bairros Gente Feliz e Daury Riva, com recursos que devem chegar por meio do Ministério Público”, disse.
Na infraestrutura, o Executivo atuou em diferentes frentes, como a manutenção das estradas vicinais, o início dos trabalhos de pavimentação de 6,81 km da estrada Selene, no trecho entre o Residencial Iguatemi e a estrada Virgínia, e a manutenção do Residencial Camping Club, que até então era privado e cuja gestão foi assumida pela Prefeitura no início do ano.
“Ao assumirmos a gestão do Residencial Camping Club, assumimos também a responsabilidade de garantir infraestrutura e qualidade de vida para os moradores. Em 2026, vamos investir ainda mais nesse bairro e em toda a cidade, mantendo o ritmo de trabalho para que Sinop continue avançando e se consolidando como um grande canteiro de obras”, destacou o vice-prefeito Paulinho Abreu.
O vice-prefeito também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos servidores em prol do desenvolvimento da cidade. “2025 foi um ano intenso, de muito trabalho, conquistas e também de grandes desafios, mas, acima de tudo, de avanços importantes para Sinop. Nada disso seria possível sem a dedicação dos nossos servidores e de cada pessoa que acredita e contribui para o crescimento da nossa cidade. Cada trabalho realizado, cada obra entregue e cada obra em andamento representam uma conquista para Sinop, que segue crescendo a passos largos e se destacando no cenário nacional”, complementou.
Previsão para 2026
Para 2026, a projeção feita pelo prefeito é de que Sinop siga como um canteiro de obras em diferentes segmentos. “Garantimos, junto ao Governo Federal, por meio de emendas do senador Carlos Fávaro, a construção de uma policlínica, uma maternidade regional e também do mercado municipal. Acredito que, se tudo ocorrer dentro do previsto, Sinop será um verdadeiro canteiro de obras neste novo ano”, disse.
Além disso, o Executivo também vem trabalhando para a renovação da frota de ônibus, com veículos modernos, acessíveis e mais confortáveis, além da implantação de novos pontos a partir de 2026, garantindo mais dignidade aos usuários. “Estão vindo 20 novos ônibus para Sinop, com ar-condicionado e acessibilidade. Esse é um projeto previsto para o próximo ano e, se Deus quiser, teremos ônibus totalmente novos na cidade, inclusive com novas cores e um novo visual, trazendo um ar diferente para Sinop”, detalhou o prefeito.
“A população pode esperar uma gestão que segue trabalhando com seriedade, transparência e compromisso, para que Sinop continue crescendo”, finalizou.
Sinop
Festeja Sinop: Prefeitura divulga normas de segurança para garantir tranquilidade no Festival de Praia
O Festival de Praia será realizado nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de setembro, com abertura dos portões às 7h e encerramento das atividades às 17h. Nos cinco dias, a população terá acesso a uma programação gratuita, com apresentações de artistas regionais, atrações nacionais, atividades esportivas e opções de lazer para toda a família.
Além dos shows, o evento contará com a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais, com a novidade das categorias caiaque e barcos em dias alternados, além de competições e atividades esportivas.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que as orientações são necessárias para garantir a segurança do público e o bom funcionamento da programação. “Preparamos toda a estrutura e as orientações de segurança para que as famílias possam aproveitar o Festival de Praia com tranquilidade. É importante que todos conheçam e respeitem as normas, porque elas foram definidas para garantir a segurança dos visitantes. Teremos uma programação ampla, com esporte, lazer e shows, por isso a colaboração do público é fundamental para que o evento ocorra de forma organizada e segura”, afirmou.
Para garantir a segurança dos participantes, serão realizadas revistas pessoais nos portões de acesso à praia. Entre as normas estabelecidas pela organização está a proibição de acampamentos no bosque e na praia, assim como da entrada de churrasqueiras ou quaisquer equipamentos que produzam fogo ou fagulhas. Também não será permitido o uso de aparelhos de som particulares, uma vez que toda a programação contará com sonorização oficial do evento.
Outra orientação importante é que não será permitida a entrada de recipientes de vidro, como garrafas de bebidas. Os visitantes deverão utilizar embalagens plásticas ou latas. Os alimentos levados ao local deverão estar previamente preparados, como cozidos, assados ou fritos, e acondicionados em recipientes plásticos. Durante toda a programação, haverá comercialização de alimentos e bebidas na praça de alimentação instalada no evento.
Os banhistas deverão respeitar as áreas demarcadas para banho e seguir as orientações das equipes de segurança e da organização. As embarcações, como barcos, lanchas e motonáuticas, também deverão permanecer dentro dos limites estabelecidos junto à margem do rio, como medida de segurança para os participantes.
A Prefeitura alerta, ainda, que não será permitida a permanência de pessoas no local após o encerramento das atividades e o fechamento dos portões, previsto para às 17h. O acesso à Praia do Cortado também não será permitido nos dias em que não houver programação oficial do Festival de Praia. Ao término das atividades, o retorno dos participantes à cidade será realizado por meio de comboios organizados e conduzidos pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar.
Durante todos os dias do evento, atuarão de forma integrada equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e segurança privada. Os profissionais serão responsáveis pela manutenção da ordem, orientação do público e atendimento sempre que necessário.
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. A programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Mato Grosso2 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso2 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá2 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
OAB6 dias atrásPleno do TJMT define Angélica Maciel, Kamila Michiko e Mara Barros para vaga de juíza-membro do Tribunal Eleitoral











