Cuiabá

Janaina critica Abilio por antecipar debate eleitoral: “briga por poder”; veja vídeo

Publicado em

Cuiabá

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), por antecipar o debate eleitoral. Janaina disse que não vai brigar por poder e ressaltou que a discussão de alianças devem ser feitas em 2026. A deputada sinalizou estar aberta a “dobradinha” ao Senado com o PL, no entanto, Abilio rechaçou a aproximação do partido com o MDB, comparando os filiados à sigla a “novos Fávaros”.

“O debate eleitoral tem que ficar para o ano eleitoral e o período eleitoral, o qual é determinado pela nossa legislação eleitoral brasileira”, disse Janaina Riva nesta segunda-feira (8)

Janaina provocou Abilio, pontuando que os “políticos estão desacreditados” pelos eleitores devido a troca de farpas em público ao invés de investir na solução de problemas. A deputada ainda aproveitou a visibilidade para falar sobre a dificuldade que parte das gestantes têm de garantir a cesariana pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Janaina citou requerimento do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), à Comissão de Saúde, para investigar os atendimentos às gestantes nos hospitais públicos de MT.

“Nós não devemos brigar por poder, nós devemos brigar por propostas. Nós não devemos brigar para estarmos ocupando cargos públicos, mas sim para fazermos alguma coisa enquanto nós ocupamos esses cargos. Essa é a minha opinião sobre o tema. Esse assunto tem que sair das quatro paredes hospitalares e eles têm que vir a público. Porque nós, mulheres, merecemos tratamento digno”, falou.

Após a saída da base do governador Mauro Mendes (União Brasil), a deputada age com cautela, calculando as palavras para não ser cancelada na extrema-direita. Para Janaina, está em jogo a estabilidade política e a familiar, uma vez que seu sogro, o senador Wellington Fagundes (PL) é pré-candidato ao governo e, à exemplo de outras eleições, ela pode decidir por apoiá-lo.

VEJA VÍDEO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Apresentação de siriri na FIT Pantanal destaca trabalho desenvolvido com idosos em Cuiabá

Publicados

em

A cultura popular cuiabana ganhou espaço na programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) nesta sexta-feira (5), com a apresentação do grupo de siriri do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira, localizado no bairro Novo Horizonte.

O grupo é formado por idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, que participam regularmente de atividades culturais, recreativas e de convivência. Os ensaios acontecem semanalmente no centro e reúnem participantes que encontram na dança uma oportunidade de aprendizado, integração e bem-estar.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou o entusiasmo dos participantes e o fortalecimento das atividades oferecidas nos centros de convivência.

“Os idosos participam com muita alegria e querem estar cada vez mais presentes nas atividades. Também estamos ampliando os serviços oferecidos, com ações culturais que valorizam talentos e promovem inclusão”, disse.

Frequentadora do CCI há mais de 20 anos, Leny Setubal Teixeira afirma que o espaço se tornou uma referência para a qualidade de vida e para a construção de novas amizades.

“O centro ajuda a manter a mente ativa e proporciona convivência. Sempre incentivo outros idosos a participarem, porque é um ambiente que faz diferença no nosso dia a dia”, comentou.

A professora de educação física e especialista em desenvolvimento social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Evelyn Ojeda, é responsável pelos ensaios e pelas coreografias apresentadas pelo grupo. Segundo ela, o trabalho realizado vai além da dança e contribui para a realização pessoal dos participantes.

“Muitos idosos chegam ao centro com o desejo de aprender algo novo ou realizar um sonho que ficou adiado ao longo da vida. A cultura proporciona esse espaço de pertencimento, convivência e fortalecimento de vínculos”, ressaltou.

Atualmente, o grupo reúne homens e mulheres que participam ativamente dos ensaios realizados às terças e quintas-feiras no CCI Aidee Pereira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA