Cultura
Começa em Manaus o 27º Festival Amazonas de Ópera
Cultura
Começa neste fim de semana em Manaus, mais uma edição do Festival Amazonas de Ópera. O evento, que chega a sua 27ª edição e é considerado o maior festival do gênero na América Latina, terá programação em vários palcos culturais da capital amazonense até o dia 31 de maio.

Os espetáculos, que reúnem artistas brasileiros e do exterior, vão se concentrar no Teatro Amazonas, no Instituto Cultural Brasil–Estados Unidos de Manaus e no Centro Cultural Palácio da Justiça.
A abertura acontece neste domingo, a partir das sete da noite, com trechos da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, em comemoração ao centenário de estreia da obra. A apresentação reúne solistas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.
Outro destaque da programação é a ópera Salvator Rosa, de Carlos Gomes, que será apresentada nos dias 15, 17 e 19 de maio, no Teatro Amazonas. A montagem é resultado de uma coprodução inédita entre o Festival Amazonas de Ópera, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Instituto Música Brasilis.
O Festival ainda conta com o espetáculo Amor de Poeta, Amor em Lágrimas, que reúne obras de Schumann e Cláudio Santoro em nova versão para a Orquestra de Câmara do Amazonas.
Além destas três encenações, haverá outros espetáculos, totalizando 13 apresentações artísticas. A programação completa está disponível no instagram @festivalamazonasdeopera.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré
Cultura
Oscar 2027: seis filmes são finalistas para representar o Brasil
A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes nacionais que seguirão na disputa para representar o Brasil no Oscar 2027, na categoria de melhor filme internacional.

Os seis filmes selecionados são: “100 Dias”, inspirado no livro do navegador Amyr Klink e dirigido por Carlos Saldanha; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, documentário sobre um grupo de meninas do sertão do Piauí, dirigido por Eliza Capai; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, outro universo de amizade e dilemas entre meninas, de Rafaela Camelo; “Feito Pipa”, de Allan Deberton, que ganhou Urso de Cristal e o Prêmio do Júri, no Festival de Berlim; “Nosso Segredo”, de Grace Passô, e vencedor do Festival de Gramado; e ainda, “Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins, o mesmo criador de “Marte Um”.
Os seis títulos finalistas foram escolhidos por uma comissão, a partir de uma pré-lista com 15 produções, divulgada em agosto.
Essa é a primeira etapa do processo de escolha do representante brasileiro, ou seja, não há garantia de uma vaga automaticamente entre os indicados à estatueta.
A decisão final sobre qual longa-metragem será o representante oficial do Brasil será divulgada na quarta-feira da semana que vem, dia 16 de setembro.
Ano passado, o Brasil conquistou o primeiro Oscar na categoria de melhor filme internacional, com o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Este ano, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, também foi indicado, mas quem levou foi o norueguês “Valor Sentimental”.
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop9 horas atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop9 horas atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop9 horas atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop9 horas atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop9 horas atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política6 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











