Sinop
Projeto desenvolvido na UBS Jacarandás vence Prêmio Unesin Excelências Científicas
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), venceu a categoria “Extensão – Prestação de Serviços” do Prêmio Unesin Excelências Científicas, a partir do projeto “De olho na Hanseníase”, desenvolvido na UBS Jacarandás há cerca de 15 anos.
A professora da UFMT e coordenadora do projeto, Rosângela Masochini, recebeu o prêmio na manhã desta terça-feira (21) e falou sobre o objetivo da iniciativa. “Esse projeto visa ao diagnóstico precoce das pessoas que apresentam sintomas e sinais da hanseníase. Esse é um projeto de extensão da UFMT, que visa levar o acadêmico precocemente para o atendimento diretamente ao paciente. A gente atende os pacientes na UBS Jacarandás, fazendo a avaliação dermatoneurológica, identificando sinais e sintomas e realizando o diagnóstico precoce dessa pessoa, porque a hanseníase não leva a óbito, mas deixa sequelas”, explicou.
Rosângela também destacou que esse reconhecimento vai além do recebimento de um troféu. “Estamos felizes com o prêmio, mas mais felizes ainda pela visibilidade, neste momento, a todos os pacientes acometidos de hanseníase. Essa ainda é uma doença considerada negligenciada, então precisamos, sim, estar falando de hanseníase. É mais que uma parte simbólica de um prêmio, é uma conquista nossa de dar visibilidade para essa doença que ainda é negligenciada no nosso Brasil”, acrescentou.
O prefeito Roberto Dorner lembrou da Lei Complementar nº 210/2023, que dispõe sobre mecanismos de incentivo à atividade tecnológica e de inovação realizados por organizações e cidadãos, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental, juntamente com a melhoria dos serviços públicos municipais. “Em 2023 foi aprovada essa lei, que visa estimular e desenvolver a parte de pesquisas e desenvolvimento tecnológico em Sinop. E a Unesin, que abrange todas as entidades, fez essa premiação para incentivar as tecnologias e para crescermos, cada vez mais, com a ciência, com a sabedoria. Nós estamos aqui em Sinop fazendo o melhor para a nossa cidade”, pontuou.
Paulinho Abreu, vice-prefeito, destacou a atenção que o município vem dando ao desenvolvimento de tecnologias e inovações. “Sinop vem do extrativismo, da agricultura, da pecuária, agora migrando para inovação e tecnologia. É uma cidade moderna, aproveitando nossos universitários na área da saúde, principalmente. Com isso, a Prefeitura pode usufruir dessas parcerias para a população, como é o caso de hoje desse projeto da hanseníase, que já atua na UBS. A Prefeitura é parceira das entidades, das universidades, das empresas, que têm investido em projetos científicos como esse, que venham a trazer melhorias na área da saúde para a população de Sinop”, declarou.
Durante a cerimônia, a União das Entidades de Sinop (Unesin) também concedeu à Prefeitura de Sinop um troféu de Homenagem Especial, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município em parceria com as entidades frente ao desenvolvimento científico. “A Prefeitura tem trabalhado muito no incentivo à inovação, ciência e tecnologia. Aqui se pode mostrar que, além de grãos, soja e milho, exportamos muito mais que isso, a exemplo da empresa SpectraX, que recebe o prêmio maior e já atende o mundo todo. A Prefeitura está sempre presente, participando, desde a infraestrutura para que isso possa acontecer. Nosso prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho não têm medido esforços para que a gente possa ter a nossa cidade em destaque nacional. A Prefeitura, as entidades, a Norte Show e todos os envolvidos fazem a diferença para que Sinop seja conhecida mundialmente”, apontou o secretário de Governo, Klayton Gonçalves.
Sinop
Sinop inova ao ouvir crianças e adolescentes na construção de políticas públicas
Pela primeira vez, Sinop realiza uma programação de pré-conferências voltada à escuta direta de crianças e adolescentes para subsidiar a construção de políticas públicas destinadas a esse público. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, começou na terça-feira (3) e segue até sábado (7), com atividades em escolas, instituições de acolhimento, organizações sociais e espaços de atendimento socioeducativo.
A proposta é ouvir quem vivencia diariamente os serviços públicos e compreender como as políticas de educação, saúde, esporte, cultura e assistência social chegam às crianças e aos adolescentes do município. As contribuições serão reunidas para subsidiar as discussões e a formulação de propostas para a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A programação começou com um encontro com representantes da rede de proteção social. Nesta quarta-feira (4), as atividades foram realizadas com adolescentes atendidos pela ACOAS, dando continuidade ao processo de escuta que será desenvolvido em diferentes instituições e faixas etárias.
O diretor-técnico da Secretaria de Assistência Social e conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Juliano Heberle, destaca que a iniciativa busca avaliar os serviços públicos a partir da perspectiva de quem os utiliza. “É esse momento em que a gente escuta criança e adolescente para saber se a política pública da educação, do esporte, da saúde e da cultura chega do jeito que eles precisam e do jeito que eles querem”, explica.
Segundo Juliano, a participação é importante para identificar necessidades e oportunidades de melhoria nos serviços oferecidos pelo município. A Prefeitura de Sinop participa do processo com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e ampliar a proteção dos direitos da infância e da adolescência.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Fidelis Miranda, avalia que a proposta representa um avanço na forma de organizar a participação de crianças e adolescentes nas discussões sobre seus direitos. Segundo ele, as conferências anteriores contavam com forte participação de adultos, enquanto a edição deste ano busca garantir mais espaço para a expressão do público diretamente envolvido.
A mudança também é destacada pelo facilitador Mário Emanuel de Oliveira, pesquisador das infâncias e adolescências. Para ele, ouvir crianças e adolescentes diretamente representa uma mudança de perspectiva na elaboração das políticas públicas. “Os meninos e as meninas não são apenas usuários de um serviço público, mas sujeitos de direito que têm opinião e que têm que ter essa voz garantida e respeitada”, ressalta.
A metodologia prevê atividades adaptadas ao contexto local e às diferentes idades dos participantes. Ao todo, estão previstos nove momentos de escuta, incluindo instituições de ensino, serviços de acolhimento e espaços de atendimento socioeducativo. Após essa etapa, as contribuições serão organizadas e encaminhadas para subsidiar a conferência municipal, quando crianças, adolescentes, representantes do poder público, integrantes do sistema de Justiça e profissionais da rede de proteção poderão compartilhar propostas e discutir caminhos para o aprimoramento das políticas públicas.
VIII Conferência Municipal
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada no dia 27 de novembro de 2026. A etapa é um espaço de participação e controle social voltado à avaliação das políticas existentes e à formulação de propostas para fortalecer a promoção e a proteção integral dos direitos desse público. As contribuições das pré-conferências deverão ser entregues até 20 de novembro.
A iniciativa considera os desafios decorrentes do crescimento de Sinop e a necessidade de ampliar e aprimorar os serviços públicos destinados à infância e à adolescência, especialmente nas áreas de educação, convivência, esporte, cultura e proteção social.
Programação das pré-conferências
4 de novembro (quarta-feira)
-
Das 7h às 11h: Escuta de adolescentes de 14 a 16 anos, na ACOAS/CAOPA/AGEM.
-
Das 13h às 17h: Escuta de crianças de 9 a 12 anos, na ADRA/IPR.
5 de novembro (quinta-feira)
-
Das 7h às 11h: Escuta de crianças de 10 a 12 anos, na Escola Municipal de Educação Básica Leni Benedetti.
-
Das 13h às 17h: Atividade na Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral Ivete Dorner. O cronograma informa o público participante como adolescentes de 10 a 12 anos.
6 de novembro (sexta-feira)
-
Das 7h às 11h: Escuta de crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, na Escola Estadual Carlos Drummond, na área rural.
-
Das 13h às 17h: Escuta de adolescentes de 12 a 14 anos, no CRAS/CREAS.
7 de novembro (sábado)
-
Coluna VIP MT2 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT2 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião2 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Mato Grosso4 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Cuiabá2 dias atrásCâmara de Cuiabá aprova conversão de férias em dinheiro e licença-paternidade de 30 dias para servidores
-
Esportes2 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Política5 dias atrásDavi marca para terça votação da PEC da Segurança
-
Mato Grosso2 dias atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes












