Mato Grosso
Medeiros procura Max na AL e oferece suplência para aproximar Podemos de projeto da direita
Mato Grosso
Os bastidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ficaram movimentados na tarde de quarta-feira (27) com uma visita do senador e pré-candidato ao Senado José Medeiros (PL) ao presidente da Casa, Max Russi (Podemos). Medeiros esteve acompanhado do empresário Odílio Balbinotti Filho, um dos principais apoiadores de sua pré-campanha e cotado para ocupar uma das suplências na chapa ao Senado.
Segundo apurou a reportagem, o encontro teve como foco principal as articulações políticas para as eleições de 2026 e uma possível aproximação entre o grupo ligado à direita e o Podemos, partido presidido por Max em Mato Grosso.
Durante a conversa, Medeiros teria colocado sobre a mesa a possibilidade de oferecer uma das suplências ao Senado ao grupo de Max Russi como forma de consolidar uma aliança política para o próximo pleito. A movimentação é vista como tentativa clara de atrair o Podemos para o campo da direita, especialmente diante do peso político que Max passou a exercer no cenário estadual.
Apesar da sinalização, Max não deu resposta definitiva. Conforme interlocutores, o presidente da Assembleia preferiu manter o assunto em aberto, sem assumir compromisso neste momento. A avaliação dentro do grupo é de que ainda há tempo para amadurecimento das conversas, já que faltam cerca de cinco meses para as eleições e pelo menos dois meses para o início oficial da campanha.
Nos bastidores, a leitura é de que Max Russi seguirá ouvindo todos os grupos políticos antes de tomar qualquer decisão mais contundente. O crescimento do Podemos no estado e a força política acumulada pelo deputado fizeram dele uma das peças mais disputadas do tabuleiro eleitoral de 2026.
Hoje, praticamente todos os grupos querem estar próximos de Max. Nos corredores da política, o comentário é de que o presidente da ALMT virou “a noiva da vez” no processo eleitoral mato-grossense.
Entre aliados e lideranças políticas, inclusive, já existe quem veja espaço para um movimento ainda maior: uma eventual candidatura de Max Russi ao Governo do Estado com apoio de setores da direita. Por enquanto, no entanto, o tema segue apenas no campo das especulações e das conversas reservadas de bastidor.
Mato Grosso
Otaviano Pivetta anuncia estudo para redução de despesas e enxugamento da máquina
O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou, na tarde desta quarta-feira (21), um estudo para redução de despesas e enxugamento da máquina.
O chefe do executivo estadual afirmou que uma equipe de dez servidores de carreira trabalha na elaboração das medidas, que deverão ser apresentadas até o fim da próxima semana.
Entre os integrantes do grupo está a vice-governadora eleita Gisela Simona (União Brasil), que participa diretamente das discussões sobre a reestruturação administrativa. Gisela atualmente está lotada como assessora especial da Csa Civil.
Segundo o governador, o plano contemplará redução de gastos, contenção de despesas, modernização dos sistemas e simplificação dos processos de transferência de recursos aos municípios . A intenção é diminuir o peso do Estado sobre o contribuinte e tornar a gestão mais eficiente.
-
Opinião4 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia7 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
OAB6 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande4 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Polícia2 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Cuiabá4 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Mato Grosso5 dias atrásProdutor paga a conta: Odílio Balbinotti denuncia entraves que encarecem o agro brasileiro
-
Mato Grosso23 horas atrásFaissal articula bloco de até 12 deputados para apoiar reeleição de Max Russi e disputar primeira-secretaria












