Mato Grosso
Prefeitura de Rondonópolis encerra Maio Amarelo com megamutirão e redução de 50% dos acidentes de trânsito na cidade
Mato Grosso
RESULTADOS POSITIVOS
O encerramento da campanha internacional “Maio Amarelo” em Rondonópolis foi marcado por uma grande ação de conscientização no centro da cidade. A Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS), montou um pit stop na Rua Dom Pedro II com simulações de direção, exames médicos gratuitos e orientações diretas aos motoristas, sob o lema: “Escolha voltar para casa – Desacelere!”
Os números mostram que as ações contínuas de engenharia de tráfego e educação viária estão surtindo efeito. Segundo balanço da Semob, Rondonópolis reduziu o volume total de acidentes urbanos em cerca de 50%, enquanto o índice de vítimas fatais recuou 16%.
A estrutura montada no coração comercial da cidade reuniu Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Detran, Samu e a concessionária Nova Rota do Oeste, além de entidades como Sest/Senat, Uniplan e a Associação Rondonopolitana de Carros Antigos (Arca), que promoveu uma exposição de veículos clássicos para atrair o público. A presença de Zion, o cão farejador da PRF, animou especialmente as crianças.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, os resultados são expressivos, mas a meta da gestão vai além. “Uma vida é algo que simplesmente não tem preço. Estamos atingindo os objetivos traçados, mas queremos ir além. Por isso, esse modelo de abordagem educativa não vai sumir com o fim do mês de maio”, afirmou.
A ação também evidenciou o impacto dos acidentes sobre o sistema público de saúde. O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, destacou como a redução de traumas no trânsito contribui diretamente para desafogar as filas de cirurgias eletivas. “Uma população que dirige com consciência ajuda diretamente a desafogar as nossas unidades de pronto atendimento. Reduzir o trauma no asfalto é abrir espaço para quem espera por uma cirurgia programada”, explicou.
A Prefeitura de Rondonópolis confirmou que o comitê integrado de segurança viária estenderá o cronograma de blitzes educativas e palestras em empresas e escolas ao longo de todo o segundo semestre.
OAB
TRT faz mudanças no protocolo de petições em processos físicos remanescentes
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informa a advocacia que foi comunicada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) que, com a desativação do sistema e-DOC Viewer, o protocolo de petições intercorrentes em processos físicos não migrados para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) deve ser feito por e-mail. A mudança vale apenas para processos físicos que ainda não foram migrados para o PJe. Os processos eletrônicos continuam tramitando normalmente pelo sistema PJe.
A descontinuação do e-DOC Viewer foi comunicada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em razão da defasagem tecnológica da ferramenta e dos riscos à segurança da informação. Posteriormente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) informou a retirada antecipada do sistema de produção, motivada por ataques cibernéticos na plataforma.
Com isso, o TRT/MT adotou novo fluxo para o recebimento das petições:
Varas de Cuiabá
As petições deverão ser enviadas ao Setor de Atendimento e Protocolo, pelo e-mail sap@trt23.jus.br. Após o recebimento, os documentos serão protocolados e encaminhados à unidade judiciária competente.
Demais Varas de Mato Grosso
A advocacia deve ficar atenta às mudanças, para evitar prejuízos ao regular protocolo das petições nos processos físicos remanescentes.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
(Com informações da Comunicação Social do TRT/MT)
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política7 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura3 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre














