Cuiabá

Fiscalização sanitária fortalece qualidade dos serviços odontológicos da rede municipal de Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realizou na última semana uma reunião técnica para alinhar as ações de fiscalização sanitária nas clínicas odontológicas da rede municipal.

O encontro ocorreu na sede da Vigilância Sanitária e teve como objetivo fortalecer a integração entre os setores, padronizar procedimentos e aprimorar o acompanhamento das unidades que oferecem atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes que nortearão as inspeções sanitárias, fundamentadas na Lei Complementar nº 004/1992, que institui o Código Sanitário de Cuiabá, e na Resolução RDC nº 1002/2025 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece os requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para serviços de assistência odontológica.

Além do alinhamento técnico, os participantes discutiram o cenário atual da Rede Municipal de Saúde Bucal, esclareceram dúvidas sobre os processos de fiscalização e revisitaram o histórico das inspeções já realizadas nas unidades odontológicas do município.

Outro destaque da reunião foi a apresentação do novo Roteiro de Inspeção Sanitária, instrumento padronizado em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A ferramenta será utilizada pelos fiscais sanitários para verificar o cumprimento das normas de higiene, segurança e qualidade nos serviços prestados à população.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a oferta de atendimentos odontológicos seguros, qualificados e em conformidade com a legislação sanitária vigente, contribuindo para a proteção da saúde dos usuários e para o fortalecimento da rede pública de saúde bucal.

Participaram da reunião a secretária adjunta de Saúde Bucal, Cristhiane A. Leite da Silva; a gerente de Atenção Secundária, Deisellú A. Torquato da Silva; a coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Maluf; o coordenador de Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco; o gerente de Fiscalização, Nicolas Bosco da Silva Espírito Santo; a gerente de Vigilância de Produtos e Serviços, Amujacy I. F. de Morais; além da equipe de fiscais sanitários da área odontológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Jogos recicláveis estimulam o interesse pela Matemática

Publicados

em

As professoras Ana Paula e Eonice, que atuam na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ary Leite de Campos, realizaram com os alunos da Educação Infantil uma atividade pedagógica envolvendo raciocínio lógico e brincadeiras, com o objetivo de ampliar os conhecimentos em Matemática. Para isso, elas elaboraram jogos de cores e tabuleiro utilizando materiais recicláveis, como papelão, tampinhas de refrigerante e caixas de ovos.

Por meio dos desafios, os estudantes foram estimulados a desenvolver habilidades como concentração, criatividade, atenção, pensamento lógico e capacidade de resolver problemas. A iniciativa também contribuiu para aproximar os conteúdos matemáticos do cotidiano dos alunos, despertando maior interesse pela disciplina.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Leocy Lima, a iniciativa proporciona experiências práticas que ampliam o aprendizado para além da sala de aula.

“A atividade integra as estratégias desenvolvidas pela unidade para fortalecer a aprendizagem de forma lúdica e participativa, mostrando que a Matemática pode ser explorada para além dos exercícios tradicionais, por meio de experiências que incentivam a curiosidade e a busca por soluções”, destacou.

A diretora ressaltou ainda que atividades como essa, desenvolvidas pelas educadoras, ajudam a ampliar o gosto pela Matemática e permitem que os estudantes aprendam enquanto interagem, testam possibilidades e constroem diferentes formas de chegar às respostas.

“As crianças aprendem desde cedo a observar as cores e a disposição de cada elemento, além de aprenderem a resolver as questões enquanto brincam”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA