Cultura
UFPE concede título póstumo de Doutor Honoris Causa a Mestre Vitalino
Cultura
Mais uma importante referência da cultura popular brasileira será celebrada no meio acadêmico. A Universidade Federal de Pernambuco concede o título de In Memoriam de Doutor Honoris Causa para o pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino.

A cerimônia acontece nesta sexta-feira (26) no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, terra do Mestre. A homenagem reconhece à contribuição do artesão e ceramista, nascido em 1909, para a cultura popular. Mestre Vitalino retratou, por meio de esculturas de barro, o cotidiano nordestino, alcançando reconhecimento internacional, com exposições no exterior e peças presentes nos acervos do Museu de Arte Popular de Viena, na Áustria, e no Museu do Louvre, em Paris.
A produção artística de Mestre Vitalino passou a ser iconográfica, influenciando a formação de novas gerações de artistas. Basta circular por feiras, ateliês e, inclusive, pelos arraiais deste período junino, para encontrar os traços do ceramista nas obras produzidas atualmente por outros artesãos. Através de bonecos e bonecas de barro, a obra retrata a cultura, o folclore e, sobretudo, o povo do interior. Desde cedo ele começou a modelar bois e cavalos em formato pequeno e, posteriormente, juntou a esse talento sua atividade como músico, com o pífano.
Mestre Vitalino faleceu em 20 de janeiro de 1963. Os cinco filhos, Amaro, Manuel, Severino, Antônio e Mariquinha seguiram a profissão de artesão. Parte da produção pode ser apreciada nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, no Acervo Museológico da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife e em Caruaru, no acervo do Alto do Moura, onde a história do Mestre com o barro começou. Mais de 200 peças originais do artista foram tombadas pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré
Cultura
Projeto Tela Brasil chega a Salvador e Belo Horizonte
Depois de passar por Brasília e Goiânia, o projeto do Ministério da Cultura (MinC), que leva uma série de experiências imersivas para apresentar a plataforma Tela Brasil, chega nesta quinta-feira a Salvador e Belo Horizonte (BH).

O Tela Brasil é o serviço gratuito de streaming lançado em maio e dedicado à difusão da produção audiovisual nacional.
As atividades de imersão ocorrem em duas frentes, em horários distintos: na Estação Mapeada e na Estação Tela Brasil.
Tanto em Salvador quanto em BH, a estrutura da Estação Tela Brasil já está funcionando no Terminal Rodoviário das duas capitais, entre as dez e meia da manhã e as seis e meia da tarde.
Nela, o público pode assistir a curtas-metragens, trailers e conteúdos especiais disponíveis na plataforma, além de conhecer o catálogo completo por meio de QR codes distribuídos durante as atividades.
A programação inclui ainda experiências interativas como a estação “Pipoca & Cena”, que permite aos participantes serem inseridos em cenários inspirados em filmes brasileiros e receberem uma imagem personalizada para compartilhar nas redes sociais. Já a ativação “Match com o Cinema Brasileiro” utiliza um sistema de recomendação para sugerir produções da Tela Brasil de acordo com o perfil e as preferências de cada visitante.
No caso da Estação Mapeada, onde serão realizadas projeções com cenas de filmes brasileiros, as imagens serão veiculadas entre as seis e meia da tarde e as dez e meia da noite. Em Salvador, o telão ao ar livre será a fachada da antiga igrejinha de Santana, no Rio Vermelho; em Belo Horizonte, acontecerá na Rua da Bahia, no Centro. Tanto na capital baiana quanto na capital mineira, as Estações irão funcionar até o próximo sábado.
Entre os dias dois e quatro de julho, o projeto chega a Porto Alegre e a São Paulo. Na capital paulista, as projeções mapeadas ocorrerão na Rua Augusta e o espaço para interações, no Terminal Rodoviário do Tietê, enquanto na capital gaúcha, a parede do Palácio da Justiça, no Largo de Santana, receberá as projeções no período noturno e a Estação Tela Brasil irá funcionar ao longo dos três dias no Terminal Rodoviário da cidade.
A plataforma, que pode ser acessada pelo endereço telabrasil.cultura.gov.br, tem mais de 550 filmes nacionais produzidos entre 1910 e 2025, incluindo obras premiadas, documentários históricos, produções infantis, obras ligadas à música brasileira e títulos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.
-
Várzea Grande3 dias atrásOdair Martins assume Loja Maçônica em VG
-
Esportes14 horas atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Política6 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Várzea Grande6 dias atrásVárzea Grande terá horário especial em repartições públicas nesta sexta-feira para jogo da Seleção Brasileira
-
Mato Grosso7 dias atrásEx-diretor da Unimed Cuiabá continuará como réu em processo sobre irregularidades contábeis
-
Política6 dias atrásSenado avalia MP sobre piso do frete e anistia por bloqueio de estradas
-
Esportes5 dias atrásMixto perde para o Gama no Dutrinha e se complica para avançar à 3ª fase da Série D
-
Política6 dias atrásNova lei cria política nacional para estudantes com altas habilidades












