Cuiabá
Prefeitura entrega alimentação e cobertores para pessoas em situação de rua na região do Porto
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, intensificou as ações de assistência às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Na noite de quinta-feira, equipes da pasta realizaram a entrega de 200 marmitas quentes e 100 cobertores na região do bairro Porto, no dia 25 de junho.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que a iniciativa reflete a preocupação do prefeito Abilio Brunini com as condições de vida e a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Realizamos uma ação para entrega de marmitas e cobertores. Foram distribuídas 200 marmitas e 100 cobertores para pessoas em situação de rua na região do Porto, em uma ação direcionada à localidade”, afirmou.
As ações fazem parte de um trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno. Além da região do Porto, equipes já realizaram entregas de alimentação quente e cobertores no Beco do Candeeiro. A distribuição de cobertores também foi ampliada para famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), reforçando as medidas de proteção social durante o período de frio.
Nesta semana, a Secretaria também participou da ação “COMPOD pela Vida”, realizada na segunda-feira (23), que atendeu cerca de 300 pessoas e ofertou 1.867 serviços. A iniciativa teve caráter complementar e reforçou o trabalho permanente desenvolvido pela rede socioassistencial do município, que mantém ações contínuas de acolhimento, assistência e garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande4 dias atrásOdair Martins assume Loja Maçônica em VG
-
Esportes2 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Esportes6 dias atrásMixto perde para o Gama no Dutrinha e se complica para avançar à 3ª fase da Série D
-
Primavera do Leste6 dias atrásInauguração de terminal ferroviário consolida novo marco do desenvolvimento logístico para Primavera do Leste e Mato Grosso
-
Cuiabá1 dia atrásPrefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste inaugura terminal ferroviário e consolida novo marco no desenvolvimento logístico de Mato Grosso
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil prende três por morte de homem decapitado e desovado em rio












