Cuiabá
Mais de 60 mil alunos voltam às aulas; veja como evitar congestionamentos
Cuiabá
Na próxima terça-feira (21), mais de 60 mil alunos da rede municipal retornam às aulas, às 7h para os estudantes do período matutino e às 13h para os do vespertino, dando sequência ao calendário escolar de 2026, que segue até 18 de dezembro. A exceção são os Ceics e Cmeis, que atendem das 6h às 18h. Foram duas semanas de descanso, necessárias para repor as energias e dar continuidade ao aprendizado, conforme prevê a legislação. O retorno ocorrerá no dia 21 de julho.
Com a volta das atividades, o fluxo de veículos e pedestres também se torna mais intenso, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas. Isso exige mais atenção e respeito à sinalização nas proximidades das unidades escolares. Para evitar transtornos, especialmente na região central, onde há obras do BRT em andamento, é fundamental a colaboração de todos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, algumas medidas adotadas por pais, responsáveis e condutores contribuem para que o trânsito flua com mais tranquilidade.
Entre elas estão:
* Planejar o deslocamento e sair de casa com antecedência;
* Respeitar a sinalização de trânsito, os limites de velocidade e as faixas de travessia;
* Evitar filas duplas e estacionamentos em locais proibidos, que comprometem a segurança e a fluidez do trânsito;
* Utilizar exclusivamente os locais permitidos para embarque e desembarque dos estudantes;
* Manter atenção redobrada à circulação de crianças, ciclistas e demais pedestres nas proximidades das unidades escolares;
* Seguir as orientações dos agentes de trânsito, que estarão monitorando e atuando, sempre que necessário, para organizar o fluxo e garantir a segurança dos pedestres.
“Contamos com o apoio das famílias e a compreensão dos demais condutores para que o retorno às aulas ocorra de forma segura. Nossas unidades escolares estão se organizando para receber as crianças e concluir mais uma etapa de aprendizado até o fim do ano”, frisou o secretário de Educação, Reginaldo Teixeira.
A secretária da Semob, coronel Francyanne Lacerda, também destacou que pequenas atitudes de respeito às normas de trânsito contribuem diretamente para a proteção dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Durante a semana, blitzes educativas serão realizadas pela equipe de educação para o trânsito nas proximidades das escolas, com o objetivo de conscientizar a população.
O retorno às aulas é sempre um momento especial de reencontros e novas aprendizagens. Para que esse momento aconteça de forma tranquila e acolhedora, a orientação também é para que os pais organizem os materiais e os pertences dos filhos com antecedência e planejem a saída de casa com tempo extra, evitando atrasos.
Ao longo dos dias, também é importante acompanhar as atividades escolares e a organização do material na mochila.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Frota de ônibus opera normalmente com tarifa zero em Cuiabá
A frota de ônibus de Cuiabá opera normalmente neste domingo (25), segundo turno das eleições, com gratuidade para todos os passageiros. Segundo a secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.SegP), coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves, o dia transcorreu sem problemas. “Nenhuma intercorrência registrada. Os ônibus rodaram normalmente”, afirmou.
Os ônibus começaram a circular às 4h40, com frota completa até as 17h. Após esse horário, a operação foi reduzida conforme a queda na demanda. A gratuidade é garantida pela Lei Municipal nº 7.248, de 29 de abril de 2025, que instituiu a Tarifa Zero no transporte público do município.
Durante todo o dia, agentes de trânsito e transporte estiveram nas ruas para monitorar a circulação, orientar motoristas e garantir a fluidez do tráfego. Ônibus reserva ficaram disponíveis para atender eventuais casos de superlotação.
A operação incluiu ainda atendimento para pessoas com deficiência (PCD), com ônibus da Buscar disponibilizados conforme termo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Prefeitura, por meio da Semob.SegP e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia7 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Mato Grosso4 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Opinião4 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso5 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Diamantino5 dias atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões
-
Mato Grosso5 dias atrásArtistas da Baixada Cuiabana declaram apoio a Flávio Bolsonaro em encontro com Zé Medeiros e Odílio
-
Mato Grosso5 dias atrásFaissal articula bloco de até 12 deputados para apoiar reeleição de Max Russi e disputar primeira-secretaria
-
Mato Grosso5 dias atrásReal Time: Flávio tem 52% e Lula aparece com 48% dos votos válidos












