Mato Grosso
Primeiro-secretário da ALMT, Dr. João confirma candidatura a terceiro mandato pelo MDB
Mato Grosso
DEPUTADO ESTADUAL
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Dr. João teve a candidatura a um terceiro mandato confirmada nesta terça-feira (4), durante a convenção estadual do MDB, realizada na Musiva, em Cuiabá. O parlamentar chega à disputa com a proposta de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos oito anos, com foco na saúde, no fortalecimento dos municípios e no desenvolvimento regional.
Ao confirmar o nome na disputa, Dr. João destacou que a experiência acumulada durante os dois mandatos ampliou sua capacidade de representar a população e transformar as demandas recebidas em ações concretas.
“Chego a esta nova candidatura com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que construímos ao longo de dois mandatos. Foram anos ouvindo a população, visitando os municípios, destinando recursos e defendendo uma saúde pública mais próxima das pessoas. Ainda temos muito a fazer e quero continuar trabalhando com a mesma disposição, seriedade e compromisso com Mato Grosso”, afirmou.
Médico com décadas de atuação profissional, Dr. João consolidou a saúde como principal bandeira de sua trajetória política. Desde que assumiu o primeiro mandato, o parlamentar trabalha pela regionalização dos serviços, para que a população do interior não precise se deslocar até Cuiabá em busca de tratamentos, exames e procedimentos especializados.
Entre as principais ações estão a articulação pela construção do Hospital Regional de Tangará da Serra, os investimentos na nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a destinação de recursos para hospitais, unidades de saúde, cirurgias eletivas, equipamentos e transporte de pacientes.
Somente para a nova sede do Samu em Tangará da Serra, Dr. João destinou R$ 2,5 milhões. A estrutura foi projetada para ampliar as condições de atendimento e acompanhar o crescimento populacional da cidade e dos demais municípios da região.
A atuação na saúde também alcançou pautas estaduais, como a garantia de direitos às pessoas com fibromialgia, o enfrentamento à hanseníase, a ampliação do Teste do Pezinho, a retomada dos transplantes, o acesso a medicamentos à base de canabidiol e a fiscalização dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
Primeiro-secretário e representante do Médio-Norte
A eleição para a Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa é considerada um dos principais marcos da trajetória política de Dr. João. O parlamentar tornou-se o primeiro deputado com base eleitoral em Tangará da Serra a ocupar uma das funções de maior importância da Mesa Diretora, ampliando a representatividade do Médio-Norte nas decisões administrativas e institucionais do Parlamento estadual.
Como primeiro-secretário, Dr. João passou a participar diretamente da gestão administrativa da Assembleia, sem deixar de acompanhar as demandas dos municípios e as pautas relacionadas à saúde. O cargo também fortaleceu o diálogo com deputados, prefeituras, câmaras municipais, entidades e lideranças das diferentes regiões de Mato Grosso.
O parlamentar afirma que a posição na Mesa Diretora representa não apenas uma conquista pessoal, mas o reconhecimento de uma região que durante muitos anos esteve distante dos principais espaços de decisão da política estadual.
Atuação municipalista
Com perfil municipalista, Dr. João construiu os dois mandatos mantendo contato direto com prefeitos, vereadores, secretários, profissionais da saúde, representantes de entidades e moradores. O parlamentar percorre as cidades para conhecer as demandas locais e buscar soluções junto ao Governo do Estado.
As reivindicações recebidas durante as visitas são transformadas em indicações, emendas parlamentares, projetos de lei e articulações com secretarias estaduais. O trabalho inclui ainda o acompanhamento da documentação, dos convênios e da execução dos recursos destinados aos municípios.
A proposta é garantir que as cidades, principalmente aquelas mais distantes da capital, tenham acesso a investimentos em saúde, infraestrutura, educação, agricultura familiar e assistência social.
MDB confirma força da chapa e candidatura de Janaina ao Senado
A convenção também mostrou a força política e eleitoral do MDB para as eleições de 2026. Além da candidatura de Dr. João à Assembleia Legislativa, o partido confirmou o nome da deputada estadual Janaina Riva para a disputa ao Senado Federal.
Presidente estadual da legenda, Janaina chega à eleição majoritária como uma das principais apostas do MDB. A candidatura fortalece o conjunto da chapa e amplia a presença do partido na disputa pelos principais cargos eletivos de Mato Grosso.
Dr. João destacou que a candidatura de Janaina ao Senado representa a oportunidade de Mato Grosso eleger uma parlamentar experiente, com atuação reconhecida e presença nos municípios. O deputado já havia defendido publicamente o fortalecimento do MDB em torno do projeto eleitoral da correligionária.
A chapa proporcional também reuniu nomes com atuação em diferentes regiões e segmentos da sociedade. A composição foi apresentada como competitiva e capaz de manter o MDB entre as principais forças políticas da Assembleia Legislativa. Lideranças da legenda trabalham com a perspectiva de eleger uma bancada representativa no Parlamento estadual.
A convenção foi marcada por uma grande festa, com a presença de candidatos, filiados, apoiadores e lideranças políticas de diferentes partes de Mato Grosso. A mobilização das bases municipais reforçou a organização partidária e demonstrou a força da chapa que representará o MDB nas eleições.
Cuiabá
Mauro Mendes confirma Elson Ramos como segundo suplente ao Senado
Empresário Elson Ramos é confirmado como suplente de Mauro Mendes na disputa ao Senado
O empresário Elson Ramos foi confirmado como suplente na chapa do governador Mauro Mendes para a disputa por uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026.
A definição fortalece a composição política do grupo liderado por Mauro Mendes, que busca ampliar a representatividade da chapa reunindo nomes com atuação em diferentes segmentos da sociedade mato-grossense.
Empresário e conhecido por sua atuação no estado, Elson Ramos passa a integrar oficialmente a candidatura ao Senado como suplente. A escolha foi construída durante as articulações políticas que antecederam a formação da chapa.
Com a composição definida, a expectativa é de que Mauro Mendes e Elson Ramos intensifiquem as agendas pelo estado, apresentando propostas e fortalecendo o diálogo com lideranças e eleitores durante a campanha eleitoral.
Pela legislação, o suplente pode assumir o mandato de senador em casos de licença, afastamento ou vacância do titular, garantindo a continuidade da representação do estado no Senado Federal.
-
Mato Grosso12 horas atrásPodemos oficializa candidatura de Scheila Pedroso a deputada estadual por Mato Grosso
-
Rondonópolis12 horas atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Primavera do Leste12 horas atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
OAB5 dias atrásOAB-MT recebe secretário de Justiça e requer urgentes melhorias nos parlatórios da Penitenciária Ahmenon e demais unidades
-
Cuiabá12 horas atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Polícia5 dias atrásPresa em VG, influenciadora é suspeita de ocultar valores das atividades ilícitas de facção criminosa
-
Mato Grosso2 dias atrásMax Russi assume papel decisivo nas alianças; Elson Ramos desponta como cotado para vice
-
Primavera do Leste12 horas atrásPrimavera do Leste fortalece parceria com produtores rurais e avança na manutenção das estradas do campo












