Cuiabá
Palestra leva alerta sobre riscos do cigarro eletrônico a estudantes
Cuiabá
A equipe da Unidade de Saúde do bairro Água Limpa realizou, na sexta-feira (18), uma palestra sobre tabagismo para estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Elmaz Gattas. A atividade reuniu jovens de 13 a 18 anos em um momento de conversa, interação e dinâmicas sobre os riscos do cigarro convencional e, principalmente, do cigarro eletrônico.
Durante o encontro, os profissionais falaram sobre os cuidados com a saúde, sintomas e consequências do uso dos dispositivos eletrônicos, além do risco de o cigarro eletrônico se tornar uma porta de entrada para o consumo de outras substâncias.
A conversa também abriu espaço para que os próprios estudantes compartilhassem suas experiências. Muitos relataram já ter experimentado o cigarro eletrônico por curiosidade, influência de amigos ou até mesmo pelos sabores oferecidos pelos dispositivos.
A estudante Marina, de 13 anos, contou que já recebeu ofertas de amigos, mas prefere não experimentar.
“Meus amigos sempre oferecem, mas eu não aceito. Eu vejo que não faz bem e prefiro não usar. Eles respeitam minha decisão e eu também falo para eles não experimentarem”, relatou.
Já a estudante Miriam, de 14 anos, contou que chegou a experimentar o cigarro eletrônico, mas teve uma experiência negativa. Após o uso, apresentou tontura e uma tosse persistente que durou cerca de duas semanas. O quadro fez com que ela precisasse procurar atendimento médico para avaliação e uso de medicamentos. Depois da experiência, ela não voltou a utilizar o dispositivo.
A responsável técnica pela atividade destacou a importância de levar esse tipo de informação diretamente aos adolescentes. A palestra foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, e a equipe ficou surpresa com a quantidade de estudantes que já tiveram algum contato com o cigarro, especialmente com os dispositivos eletrônicos.
“É muito importante conversar com eles de forma aberta, sem julgamento, porque muitos já tiveram contato ou receberam ofertas. Ficamos impressionados com a quantidade de jovens que já tiveram alguma experiência. Esse diálogo é uma oportunidade para orientar e mostrar as consequências antes que o uso se torne um hábito”, destacou.
Durante a atividade, um dos inspetores da escola apresentou à equipe uma sacola com diversos dispositivos eletrônicos, conhecidos popularmente como “pods” ou “vapes”, que haviam sido apreendidos dentro da unidade escolar.
Por se tratar de uma escola militar, a unidade também desenvolve ações próprias de orientação e conscientização com os estudantes. A atividade realizada pela equipe de saúde reforça esse trabalho, aproximando os profissionais da saúde do ambiente escolar e criando espaço para que os adolescentes possam tirar dúvidas e falar abertamente sobre o tema.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Cuiabá
Cuiabá terá sensação térmica de 45°C, com previsão de temporais nesta semana
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, alerta a população para a previsão de temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e pancadas de chuva entre esta quarta-feira (4) e a próxima segunda-feira (9).
De acordo com o boletim meteorológico, as temperaturas máximas devem variar entre 39°C e 40°C até sábado (7), com sensação térmica que pode chegar a 45°C.
A previsão também aponta possibilidade de pancadas de chuva e tempestades isoladas, principalmente na quinta-feira (5) e durante o fim de semana.
Nesta quarta-feira (4), os termômetros podem chegar aos 40°C. Já na quinta-feira (5), além da possibilidade de tempestades isoladas, a temperatura pode atingir 39°C.
O calor permanece na sexta-feira (6) e no sábado (7), com máximas de 39°C.
A mudança mais significativa está prevista para domingo (8), quando a máxima deve cair para 30°C, com previsão de pancadas de chuva mais intensas.
Na segunda-feira (9), a temperatura máxima deve chegar a 33°C, com tempo ensolarado.
Monitoramento dos rios
Além das condições meteorológicas, a Defesa Civil mantém o monitoramento dos níveis dos rios Cuiabá e Coxipó e da Barragem de Manso.
Conforme o boletim hidrológico, os rios Cuiabá e Coxipó permanecem em condição de estiagem, com níveis abaixo das cotas de atenção.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos, evitar a exposição prolongada ao sol nos horários de maior intensidade e utilizar água de forma consciente.
Durante as pancadas de chuva, a recomendação é evitar o descarte de resíduos em canais e margens.
Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelos números 199 e (65) 3616-9614.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Coluna VIP MT2 dias atrásMatheus e Kauan – Allure Music
-
Opinião2 dias atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Mato Grosso4 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Esportes2 dias atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Cuiabá2 dias atrásCâmara de Cuiabá aprova conversão de férias em dinheiro e licença-paternidade de 30 dias para servidores
-
Política5 dias atrásDavi marca para terça votação da PEC da Segurança
-
Mato Grosso2 dias atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes












