Política
Justiça manda humorista remover vídeo que mostra Janaina e pai dançando
Política
A Justiça Eleitoral determinou que o humorista Thyago Mourão exclua, em até 24 horas, um vídeo produzido com inteligência artificial no qual a candidata ao Senado Janaina Riva aparece dançando ao lado do pai, o ex-deputado José Riva, em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A publicação foi feita no Instagram sem qualquer identificação de que as imagens eram artificiais.
A liminar foi concedida pelo juiz auxiliar da propaganda Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O Facebook Serviços Online do Brasil também foi intimado e deverá retirar o conteúdo caso o responsável pelo perfil não cumpra a ordem no prazo estabelecido.
A gravação simulava uma cena inexistente, reproduzindo de forma realista as características físicas de Janaina e José Riva. Além das imagens, o vídeo possuía uma música considerada depreciativa à trajetória política da candidata.
Apesar de ter permanecido pouco tempo disponível, a postagem registrou aproximadamente 60 mil visualizações, 1,5 mil curtidas, 461 comentários e quase 100 compartilhamentos. Para o magistrado, o alcance acelerado do material poderia ampliar os danos à imagem de Janaina, especialmente com a proximidade da eleição.
Na decisão, Morgado explicou que a legislação eleitoral não impede o uso de inteligência artificial nem conteúdos humorísticos. Entretanto, determina que materiais manipulados digitalmente sejam identificados de maneira clara desde o início, por meio de aviso, rótulo, marca d’água ou audiodescrição.
O juiz avaliou que a publicação ultrapassou os limites da sátira ao apresentar como real uma situação criada artificialmente. Segundo ele, a liberdade de expressão não afasta a possibilidade de intervenção da Justiça quando ocorre a “fabricação tecnológica de acontecimentos inexistentes”.
Em caso de descumprimento, Thyago Mourão deverá pagar multa diária de R$ 5 mil. A Justiça, no entanto, rejeitou o pedido para obrigar o Facebook a fiscalizar e excluir previamente outras publicações semelhantes que eventualmente sejam divulgadas.
Política
Líder da Assembleia de Deus declara apoio à reeleição de Pivetta
*”BUSQUEM VOTOS PARA ELE”
Pastor José Wellington Junior citou que governador transformou Lucas do Rio Verde em “cidade admirada” e realizou “grande trabalho” para Mato Grosso
O presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, pastor José Wellington Junior, na segunda-feira (21) declarou em vídeo apoio à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Ele afirmou que esse projeto político representaria benefícios administrativos a Mato Grosso.
Na ocasião, o pastor classificou Pivetta como “pessoa íntegra” ao citar a proximidade e compromisso público dele com todos os mato-grossenses. José, então, destacou a afinidade com o grupo evangélico.
“Ele está pleiteando continuar governando o Estado de Mato Grosso. Isso, certamente, é muito bom. Não somente para a igreja, devido à aproximação com os evangélicos. O compromisso dele é com todos os mato-grossenses. Isso é bom para nós, porque traduz uma pessoa íntegra. Conheço sua história e sei que Mato Grosso ganhará em levá-lo de volta para o Governo do Estado. Que Deus abençoe a todos. Oremos por ele, busquem votos para ele e votem nele. Que ele alcance o desejo do seu coração e, certamente o desejo do coração dos mato-grossenses”, declarou.
Além disso, José considerou que Pivetta transformou Lucas do Rio Verde em uma “cidade admirada” durante sua gestão como prefeito por três mandatos. Ele acrescentou que os moradores do município são saudosos desse modelo de gestão.
O líder religioso também avaliou que Pivetta realizou “um grande trabalho” no Governo do Estado.
“Estou ao lado do governador Otaviano Pivetta, que tem demonstrado e feito um grande trabalho para o Estado de Mato Grosso. Ele deixou saudades, certamente, em Lucas, onde foi prefeito por três mandatos. Aquela cidade mudou completamente sua roupagem. Hoje, é uma cidade admirada por todos os mato-grossenses”, pontuou.
Por fim, Pivetta agradece ao pastor pelo apoio eleitoral. “É uma honra receber suas palavras. Vou honrar sua confiança. Obrigado”, garantiu.
*Missão e liderança*
O pastor José Wellington Costa Junior, nascido em 1953, é uma das principais lideranças institucionais das Assembleias de Deus no Brasil. Pastor desde 1987, é presidente da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) desde 2017. Essa organização que congrega mais de 100 mil ministros e fornece formação teológica às Assembleias de Deus no país.
Na área social, José atuou na fundação da Associação Beneficente e Promocional Estrela da Manhã (ABEM), em Guarulhos. A entidade desenvolve projetos de assistência social às pessoas vulneráveis. Entre as iniciativas ligadas à ABEM estão também atividades educacionais, como curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
-
Política6 dias atrásPolítica nacional de conscientização e orientação sobre LAM agora é lei
-
Mato Grosso6 dias atrásDr. João relembra luta para manter portas da Santa Casa abertas e origem de expressão ‘de chapa e cruz’
-
Mato Grosso7 dias atrásThiago propõe ampliar escolas cívico-militares em Mato Grosso
-
Mato Grosso3 dias atrásEm Várzea Grande, Coronel Assis arrasta multidão em caminhada pelo Cristo Rei
-
Cuiabá2 dias atrásPrevivag apresenta resultados de 2025 em audiência pública e destaca rentabilidade de 12,74% nos investimentos
-
Diamantino3 dias atrásMarcha para Jesus reúne comunidade e integra programação do segundo dia de comemorações dos 298 anos de Diamantino
-
Política3 dias atrásMichelle, Carlos e Eduardo destacam confiança de Bolsonaro em escolha do nome de Zé Medeiros para o Senado
-
Política2 dias atrásMedeiros acusa Moraes de interferir na eleição após ministro tirar seu tempo de propaganda e beneficiar Riva











