Entre os Riva, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) tentou chegar ao Senado, recebeu 519.434 votos e terminou em terceiro lugar, atrás dos eleitos Mauro Mendes (União), que obteve 1.187.352 votos, e José Medeiros (PL), com 977.777. Já Jéssica Riva (MDB), irmã de Janaina e estreante na disputa pela Assembleia Legislativa, somou 25.979 votos, ficou na 24ª posição na votação nominal, mas não foi eleita em razão da distribuição das vagas pelo sistema proporcional, tornando-se suplente do MDB. A família mantinha representação na Assembleia desde a década de 1990, inicialmente com José Riva e, desde 2015, com Janaina.
Outro nome mencionado por Abilio foi Eduardo Botelho (MDB), ex-presidente da Assembleia e candidato à Prefeitura de Cuiabá em 2024. Na tentativa de retornar à ALMT, Botelho recebeu 37.359 votos e teve a 15ª maior votação nominal entre os candidatos a deputado estadual. Mesmo com votação superior à de alguns eleitos, ficou como primeiro suplente do MDB devido às regras do sistema proporcional.
No grupo dos Campos, Júlio Campos (União), ex-governador, ex-senador e deputado estadual, recebeu 18.517 votos e não conseguiu renovar o mandato, terminando na 32ª colocação nominal e ficando na suplência. Seu irmão, o senador Jayme Campos (União), não disputou cargo nas eleições deste ano e encerra o atual mandato em 2027. Com isso, a família Campos, presente em cargos eletivos de Mato Grosso há cerca de cinco décadas, ficará sem mandato a partir da próxima legislatura.
A referência à família de Emanuel Pinheiro passa principalmente pelo deputado federal Emanuelzinho (PSD). Candidato à reeleição, ele recebeu 50.951 votos, terminou em 10º lugar na votação nominal para a Câmara Federal e ficou fora das oito vagas de Mato Grosso, além de não alcançar a suplência. Abilio, porém, evitou decretar o encerramento definitivo da trajetória dos adversários. “É muito difícil você decretar fim político de qualquer pessoa que seja. Eu acho que não cabe a mim fazer isso, decretar fim político de ninguém. Mas que há uma pausa na carreira política, sim”, afirmou.












