Depoimento de vereador aponta que o ex-vice-prefeito Tião da Zaeli teria articulado apoio político para a cassação da prefeita; investigação também apura suspeita de oferta de dinheiro ligada à privatização do DAE.
VÁRZEA GRANDE (MT) — A Operação Cathedra Venalis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), trouxe à tona suspeitas de articulações políticas que teriam como objetivo afastar a prefeita Flávia Moretti (PL) do cargo e abrir caminho para que o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), assumisse o comando do Executivo municipal.
Conforme informações divulgadas sobre o procedimento investigatório, o ex-vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, conhecido como Tião da Zaeli, teria participado de conversas políticas envolvendo a reeleição de Wanderley à presidência do Legislativo e a possibilidade de cassação da prefeita.
O caso ganhou repercussão após o vereador Caio Cordeiro (Novo) relatar aos investigadores que Tião teria solicitado apoio à reeleição de Wanderley e mencionado a possibilidade de afastamento de Flávia Moretti. Segundo o depoimento, esse cenário poderia favorecer a chegada do presidente da Câmara à chefia do Executivo municipal.
Suspeita de interesses políticos e econômicos
Além da suposta articulação para mudar o comando da Prefeitura, a investigação também apura possíveis interesses econômicos relacionados ao Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG).
De acordo com o relato atribuído a Caio Cordeiro, Wanderley teria mencionado a possibilidade de distribuir R$ 500 mil a cada parlamentar caso fosse concretizada a concessão ou privatização da autarquia. A suposta oferta teria relação com o apoio político necessário para viabilizar os interesses investigados.
Os relatos integram a apuração sobre possíveis práticas de corrupção, obtenção de vantagens indevidas e coação envolvendo agentes públicos e articulações na Câmara Municipal.
Operação mira vereadores e apura suspeitas de corrupção
Deflagrada em 20 de outubro, a Operação Cathedra Venalis cumpriu mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. As diligências fazem parte de uma investigação que busca reunir provas sobre suspeitas de irregularidades na articulação política e na eleição da Mesa Diretora do Legislativo várzea-grandense.
Os investigadores buscam esclarecer a eventual participação de agentes políticos, a circulação de recursos e possíveis interesses relacionados a setores estratégicos da administração municipal.
O avanço das apurações poderá esclarecer se houve tentativa de interferência no comando da Prefeitura e se as supostas ofertas financeiras mencionadas nos depoimentos tinham relação com decisões políticas e administrativas.
O caso segue sob investigação. As acusações ainda precisam ser apuradas, e a citação de pessoas nos relatos investigativos não representa, por si só, comprovação de culpa.