Cultura

Teatro Amazonas recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco

Publicado em

Cultura

O Teatro Amazonas, no centro de Manaus, recebeu na noite dessa terça-feira uma cerimônia especial pela entrega oficial do título de Patrimônio Mundial Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento foi concedido no dia 27 de junho e contempla também o Teatro da Paz, em Belém, no Pará.

Juntos, os dois espaços históricos passam a integrar a lista da organização como título de Teatros da Amazônia, tornando-se o primeiro patrimônio cultural reconhecido pela Unesco na Região Norte. E o 26º do Brasil, o reconhecimento leva em consideração não apenas a arquitetura do Teatro Amazonas, mas também sua importância para a diversidade cultural, com apresentações que vão da ópera ao boi-bumbá, além de dança, folclore e manifestações dos povos originários.

A conquista também pode impulsionar o turismo, atrair investimentos, fortalecer o intercâmbio cultural e ampliar a geração de emprego e renda na região. Inaugurado em 1896, durante o ciclo da borracha, o Teatro Amazonas é um dos principais símbolos históricos e culturais do estado.

Já a entrega oficial do título ao Teatro da Paz, em Belém, está prevista para esta sexta-feira (6).


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Seminário reúne as várias expressões do Hip-Hop em Salvador

Publicados

em

Movimento urbano que une música, dança, poesia, grafite, entre outras manifestações sócio-culturais, o Hip Hop ganha destaque em Salvador, através de uma programação que vai movimentar diversos espaços da cidade. 

A capital baiana vai sediar a partir desta quarta-feira (4) até a próxima sexta (6) o “Seminário Hip-Hop – O Quinto Elemento”. A programação gratuita tem atividades na sede do Instituto EuMelanina, no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, e no campus da Universidade Federal da Bahia. 

O Hip-Hop é um movimento estruturado em quatro pilares fundamentais: MC, DJ, breaking e graffiti. O “quinto elemento”, destacado no Seminário, é o conhecimento, que busca jogar luz sobre a dimensão educativa, crítica e política do movimento artístico urbano.

O evento reúne pesquisadores, estudantes, educadores, artistas, produtores culturais, coletivos, movimentos sociais e comunidade para compartilhar pesquisas, experiências e as perspectivas para o presente e o futuro do Hip-Hop. Durante os três dias de encontros, têm apresentação de pesquisas acadêmicas, mesas temáticas, debates, troca de saberes, integração entre universidade e território. 

O formulário de inscrição para as atividades do seminário está disponível na bio do Instagram @institutoeumelanina.

Também nesta quarta, a partir das cinco da tarde, acontece o Sarau DiKebrada 2026, evento que encerra as oficinas de hip hop que percorreram as escolas públicas do subúrbio soteropolitano. Estão previstos microfone aberto, recital poético e apresentações artísticas. As apresentações serão no Colégio Barros Barreto.
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA