Cuiabá
Assistência Social de Cuiabá apresenta diagnóstico e articula com TCE ampliação da rede de acolhimento
Cuiabá
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela, apresentou nesta quinta-feira (11) ao conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Antônio Maluf, um diagnóstico detalhado sobre a situação de três públicos considerados prioritários na política de assistência social: idosos, crianças acolhidas e população em situação de rua.
O levantamento reúne dados sobre a capacidade da rede de acolhimento do município e aponta a necessidade de ampliar estruturas e equipamentos públicos para atender à crescente demanda social.
Segundo Hélida, o município enfrenta desafios significativos, entre eles a fila de idosos que aguardam acolhimento em instituições de longa permanência, a superlotação das casas destinadas ao acolhimento de crianças e adolescentes e o aumento do número de pessoas em situação de rua. Atualmente, Cuiabá conta com 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No entanto, diante da demanda existente, o ideal seria ampliar esse número para pelo menos 20 unidades.
“Estamos apresentando relatórios relacionados às vulnerabilidades dos idosos, da população em situação de rua e das crianças acolhidas, além de questões estruturais da rede. O que buscamos são soluções permanentes que garantam segurança e estabilidade para que o município consiga atender a essas demandas ao longo do tempo”, afirmou Hélida.
A secretária também destacou a importância da atuação integrada dos órgãos públicos para enfrentar os desafios sociais. “Tenho certeza de que o Tribunal de Contas atuará de forma articulada com todos os entes envolvidos para construirmos soluções efetivas, respeitando a responsabilidade compartilhada entre União, Estado e municípios na execução das políticas públicas”, acrescentou.
Na oportunidade, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf informou que pretende apresentar ao presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a proposta de criação de uma mesa técnica interinstitucional para discutir e encaminhar soluções para a região metropolitana. Segundo Maluf, a iniciativa prevê a participação do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
“Recebemos um diagnóstico extremamente importante da Assistência Social de Cuiabá. Hoje, existem cerca de 90 idosos aguardando acolhimento em instituições de longa permanência. Também temos aproximadamente 200 crianças acolhidas em casas que já operam acima da capacidade ideal. Em relação à população em situação de rua, os números apontam cerca de 1.800 pessoas, mas acreditamos que esse total possa ser ainda maior”, afirmou Maluf.
Para o conselheiro, a ampliação da rede de proteção social deve ser tratada como prioridade para evitar o agravamento de problemas sociais e de segurança pública. “Precisamos discutir desde a necessidade de novos equipamentos públicos até a reorganização da rede de assistência social. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por exemplo, precisam ser ampliados. Se não enfrentarmos as causas das vulnerabilidades sociais, continuaremos lidando apenas com as consequências”, observou.
Também participaram da reunião o assessor técnico da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Luciano Jóia; a secretária-adjunta, Vilmara da Silva Vidica; a diretora de Políticas Sociais, Onilce Helena; e a assessora Emanuely Gomes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Produção de maxixe chega a mais de 1 tonelada em uma semana no Sadia III
A agricultura familiar de Várzea Grande vem ampliando a produção e diversificando as culturas nas propriedades rurais. No Sadia III, o produtor Francisco Villas Boas acaba de iniciar a colheita de maxixe e, em apenas uma semana, retirou mais de 1 tonelada do produto de uma área de 1,6 hectare, onde foram plantadas cerca de 22 mil covas.
A produção é acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e destinado parte parra a Coopeveg, cooperativa responsável pelo fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o acompanhamento da Prefeitura vai além da orientação para o plantio.
“Nosso trabalho é acompanhar o produtor em todas as etapas, desde a orientação técnica para o plantio e o cultivo até a colheita e o escoamento da produção. Isso fortalece a agricultura familiar, gera renda para o produtor e contribui para colocar alimentos produzidos em Várzea Grande na mesa dos estudantes da rede municipal”, destaca o secretário.
Produção diversificada – Além do maxixe, Francisco Villas Boas mantém outras culturas na propriedade. Daqui a aproximadamente 20 dias, está prevista a primeira colheita de abacaxi, que conta com cerca de 4 mil covas. O produtor também cultiva quiabo, cuja colheita deve começar em aproximadamente 30 dias.
A propriedade já produziu este ano abóbora cabotiá, melão espanhol e melancia. A diversificação permite ao agricultor manter diferentes produtos em ciclos de produção distintos.
Para o coordenador de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, o acompanhamento próximo permite identificar as necessidades do produtor em cada fase da produção.
“A assistência técnica começa na preparação e orientação do plantio, mas não termina ali. Estamos acompanhando a produção, a colheita, a comercialização e também o transporte para garantir o escoamento. Esse acompanhamento mais próximo ajuda o agricultor a produzir melhor e ter segurança para comercializar o que foi plantado”, explica.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Mato Grosso6 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)
-
Mato Grosso6 dias atrásNeste sábado tem caminhada de Max Russi em Barra do Garças que ainda terá grande encontro na segunda (14/9)
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João relembra luta para manter portas da Santa Casa abertas e origem de expressão ‘de chapa e cruz’
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia tem entrada gratuita e show nacional de Xanddy Harmonia neste domingo (13)
-
Mato Grosso6 dias atrásWellington tenta calar sites, mas Justiça mantém reportagens sobre acusação de propina
-
OAB4 dias atrásEm sessão do Pleno, Gisela Cardoso defende posição da advocacia de MT: investigação doa a quem doer e afastamento cautelar de Alexandre de Moraes
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça transparência e abre UPA para visita técnica do Tribunal de Contas











