Cuiabá

Cuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, realizará um mutirão com cirurgias de vesícula por videolaparoscopia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Os procedimentos beneficiarão pacientes que já estão regulados pela Central de Regulação Municipal e que atualmente passam pelos exames pré-operatórios complementares.

As cirurgias serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho, além de 11, 18 e 25 de julho, com cinco procedimentos agendados em cada data.

O grande diferencial da ação é a utilização da videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva considerada uma das mais modernas e seguras para a retirada da vesícula biliar. O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando uma câmera de alta definição que permite ao cirurgião visualizar a região interna do paciente em tempo real.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a realização das cirurgias por vídeo representa um avanço importante na assistência oferecida à população.

“Estamos ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos modernos e mais seguros. A videolaparoscopia proporciona uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação, garantindo mais conforto e qualidade de vida para quem aguarda por esse tratamento”, afirmou.

Entre os principais benefícios da cirurgia por vídeo estão a redução dos riscos de infecção, menor sangramento, cicatrizes reduzidas e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A técnica também contribui para uma recuperação mais eficiente dos pacientes, permitindo maior rotatividade dos leitos hospitalares.

A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, ressaltou que o mutirão faz parte das estratégias adotadas para dar mais celeridade aos atendimentos especializados.

“Estamos trabalhando para acelerar a realização dos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera dos pacientes regulados. Além de ampliar o acesso, estamos garantindo que esses atendimentos sejam realizados com tecnologia e segurança, oferecendo um tratamento mais moderno e eficiente para a população”, destacou.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à redução da demanda reprimida por cirurgias eletivas. Paralelamente, o Hospital Municipal de Cuiabá também realizará, nos dias 3 e 4 de julho, um mutirão de cirurgias reparadoras para pacientes vítimas de queimaduras elétricas decorrentes de acidentes de trabalho.

Com a ação, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos especializados e garantir mais agilidade no atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde.

https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/cuiaba-realiza-mutirao-com-cirurgias-de-vesicula-por-video-para-reduzir-fila-de-espera

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

CMEI Professora Dalva Galdina promove formação sobre desenvolvimento humano, infância e educação especial

Publicados

em

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Dalva Galdina de Barros Lopes realizou, na noite desta segunda-feira (21), o 3º Encontro do Espaço de Saberes, reunindo a equipe escolar para um momento de formação, reflexão e troca de conhecimentos. A atividade contou com a participação da diretora Valdenice Lopes da Silva Araújo, da coordenadora pedagógica Juliana de Almeida Santos Silva e de profissionais de todos os segmentos da unidade.

Com o tema “Desenvolvimento Humano, Infância e Educação Especial”, o encontro abordou aspectos relacionados às diferentes fases do desenvolvimento infantil, às especificidades da infância e à importância de práticas pedagógicas que promovam acolhimento, respeito às diferenças e inclusão.

A formação foi conduzida pela professora Dra. Glaucia Eunice Gonçalves da Silva, que contribuiu para ampliar a compreensão dos profissionais sobre o papel de cada integrante da equipe no processo de desenvolvimento das crianças.

Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas ao cuidado, à interação, à aprendizagem e ao desenvolvimento educacional, considerando as necessidades e características próprias de cada faixa etária. A proposta também reforçou a importância de um olhar atento e humanizado para as crianças, especialmente no contexto da educação especial.

A diretora da unidade, Valdenice Lopes da Silva Araújo, ressaltou a importância da formação continuada e destacou que a iniciativa é fundamental para fortalecer o trabalho desenvolvido diariamente pelos profissionais da unidade escolar.

“Esse encontro representa um momento muito importante para todos nós, porque nos permite refletir sobre nossas práticas e compreender ainda mais o papel de cada profissional no desenvolvimento das crianças. Quando a equipe está preparada e trabalha de forma coletiva, conseguimos oferecer um atendimento mais acolhedor e atento às necessidades de cada criança”, destacou.

A diretora ressaltou ainda que o Espaço de Saberes integra as ações de formação continuada da unidade e busca fortalecer o trabalho coletivo, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a oferta de uma educação cada vez mais inclusiva e humanizada.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA