Cuiabá
Paula Calil concede título de cidadã cuiabana a três vereadoras da Câmara Municipal
Cuiabá
Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), concedeu, durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (9), o título de cidadã cuiabana a três parlamentares que vêm se destacando pela atuação em defesa da população da capital. Foram homenageadas as vereadoras Samantha Iris (PL), Baixinha Giraldeli (Solidariedade) e Kastiuscia Manteli (Podemos).
A honraria é uma das mais relevantes concedidas pelo Legislativo cuiabano e reconhece pessoas que, mesmo não sendo naturais da cidade, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, político e econômico de Cuiabá.
Durante a solenidade, Paula Calil destacou a importância do trabalho desempenhado pelas parlamentares, ressaltando o compromisso com pautas sociais, o fortalecimento das políticas públicas e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Este é um momento especial. São três vereadoras que escolheram Cuiabá para construir suas histórias, suas famílias e servir à população. Cada uma possui uma atuação relevante, com projetos e ações que impactam diretamente na vida das pessoas. Este título é uma forma de reconhecer esse compromisso com a nossa cidade e com a nossa gente”, afirmou.
Emocionada, Baixinha Giraldeli foi a primeira a receber a honraria. Em seu discurso, destacou o vínculo construído com a capital mato-grossense ao longo dos anos.
“Cuiabá me acolheu, aqui construí minha família e minha trajetória. Nunca imaginei chegar até aqui. Após anos de trabalho e dedicação, este reconhecimento representa muito para mim. Só tenho gratidão”, declarou.
Na sequência, Kastiuscia Manteli ressaltou o sentimento de pertencimento e o acolhimento característico da população cuiabana.
“Cuiabá tem o dom de fazer com que as pessoas se apaixonem e queiram ficar. Tudo o que construí foi com muito trabalho, dedicação e amor ao próximo. Receber esse título é motivo de grande honra e gratidão”, disse.
Encerrando a cerimônia, Samantha Iris destacou o simbolismo da homenagem, especialmente por ocorrer logo após o aniversário de Cuiabá, celebrado na quarta-feira (8).
“Cheguei a Cuiabá para estudar, aqui construí minha família e minha história. Este reconhecimento tem um significado muito especial. É um dia de alegria e também de emoção, por tudo o que essa cidade representa na minha vida”, afirmou.
A entrega da honraria reforça o papel do Legislativo municipal em valorizar lideranças que atuam em benefício coletivo, fortalecendo a representatividade e o compromisso com o desenvolvimento de Cuiabá.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
MPMT estabelece prioridades de atuação para 2027
Combater o crime organizado com mais inteligência, ampliar o uso da tecnologia e fortalecer a estrutura das unidades ministeriais são algumas das prioridades definidas pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) para 2027. As diretrizes integram o Plano de Trabalho Anual (PTA), aprovado nesta quinta-feira (3) pelo Colégio de Procuradores de Justiça.O planejamento prevê investimentos em inteligência investigativa, modernização de sistemas, transformação digital e fortalecimento da infraestrutura administrativa, especialmente das unidades localizadas no interior de Mato Grosso.O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, destacou que o PTA 2027 está alinhado aos desafios atuais enfrentados pela instituição e às demandas da sociedade. “A proposta orçamentária aprovada pelo Colégio de Procuradores de Justiça estabelece diretrizes que fortalecem a atuação do Ministério Público em áreas estratégicas. Os investimentos previstos ampliam nossa capacidade de enfrentamento ao crime organizado, impulsionam a inovação e contribuem para a modernização da estrutura institucional em todas as regiões do estado”, afirmou.A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, ressaltou que a proposta foi construída com base nas prioridades institucionais e no planejamento de médio prazo da instituição.
“O PTA 2027 consolida um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da atuação ministerial e prioriza investimentos em tecnologia, inteligência e infraestrutura, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das atividades institucionais e para a prestação de serviços à população. O processo de formulação da proposta orçamentária passou pelas etapas de planejamento, consolidação e validação estratégica, com participação das unidades administrativas e da administração superior do Ministério Público”, destacou.De acordo com a Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Annelyse Cristine Cândido Santos “O processo incluiu definição de prioridade com a Administração Superior, reuniões setoriais, alinhamento às metas institucionais e as prioridades para o próximo exercício orçamentário”.Entre as ações previstas estão investimentos em ferramentas tecnológicas, análise de dados e soluções voltadas ao fortalecimento das atividades de investigação e enfrentamento ao crime organizado. O plano também contempla a modernização de processos internos, a ampliação da transformação digital, o aperfeiçoamento dos sistemas utilizados pelo Ministério Público, além de capacitações e aperfeiçoamento funcional.Outro destaque é a continuidade dos investimentos na estruturação das unidades do MPMT no interior do estado. A proposta prevê melhorias físicas e administrativas para ampliar a segurança institucional, melhoria das estruturas físicas, acessibilidade e a qualidade do atendimento prestado à população, além de oferecer melhores condições de trabalho a membros e servidores.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Mato Grosso4 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá4 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso4 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá4 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política4 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis











