Cuiabá
Prefeito busca R$ 1 bilhão em investimentos para Cuiabá em evento internacional em Dubai
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou durante palestra o potencial de investimentos da capital mato-grossense no maior evento de prefeitos do mundo, realizado em Dubai, para atrair cerca de R$ 1 bilhão em financiamentos voltados para obras de mobilidade, infraestrutura e sustentabilidade urbana. A presença do gestor na 15ª Cúpula de Cidades da Ásia-Pacífico (APCS 2025) reforça o compromisso da capital mato-grossense em estreitar relações com empresários e investidores internacionais, apresentando-se como um polo estratégico para negócios e inovação.
Durante sua participação nesta terça-feira (28), Abilio apresentou as principais oportunidades de investimento em Cuiabá, com destaque para os projetos de arborização, drenagem pluvial, pavimentação, construção de seis novos viadutos estratégicos e o programa “Cuiabá Mais Verde”, que prevê o plantio de milhares de árvores em toda a cidade. “Esses investimentos representam o futuro da nossa capital. Estamos abrindo as portas para o mundo conhecer o potencial de Cuiabá como cidade sustentável, moderna e conectada”, ressaltou o prefeito. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, também participou e estreitou laços com possíveis investidores e autoridades políticas em Dubai.
O projeto “Cuiabá Mais Verde”, um dos carros-chefe da gestão, foi elogiado por representantes de cidades estrangeiras presentes no evento. Além da pauta ambiental, o prefeito destacou a capacidade de expansão do agronegócio local, apresentando a cidade como a capital do agronegócio brasileiro, com ampla possibilidade de integração logística e tecnológica para novos empreendimentos.
Cuiabá está sendo apresentada para líderes de diversos países, investidores árabes e chineses, além de prefeitos convidados do Brasil, Portugal e Moçambique, que participam da rodada de networking e parcerias bilaterais. O objetivo é formar uma rede internacional de cooperação para impulsionar o crescimento urbano e econômico das cidades.
“Estamos mostrando ao mundo que Cuiabá tem um potencial gigantesco de crescimento e de gerar oportunidades. É fundamental que os árabes e os chineses conheçam o que estamos construindo e vejam nossa cidade como um porto seguro para investir”, destacou Abilio Brunini.
Com uma agenda intensa de reuniões, o prefeito reforçou que os diálogos iniciados em Dubai devem resultar em novas parcerias e aportes financeiros diretos, consolidando Cuiabá como uma cidade de futuro, aberta à inovação e à sustentabilidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Promotora de Justiça do MPMT toma posse no Instituto Panamericano
A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) Taiana Castrillon Dionello tomou posse como membro titular do Instituto Panamericano de Direito Processual (IPDP) durante o XXXV Encontro Panamericano de Direito Processual, realizado de 2 a 4 de setembro, no Panamá. A edição deste ano tem caráter histórico por marcar os 50 anos de criação da instituição.Reconhecido como um dos principais fóruns de intercâmbio jurídico das Américas, o IPDP reúne juristas, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores e pesquisadores de diversos países para debater o aprimoramento do Direito Processual. Em 2026, o encontro teve como tema central “Rumo a um verdadeiro processo adversarial na América Latina: garantias, reformas e tecnologia no Estado Constitucional de Direito”.Membro efetiva do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), Taiana Dionello destacou que o ingresso no IPDP fortalece o diálogo acadêmico e institucional entre o Brasil e os demais países do continente. “Integrar o Instituto Panamericano de Direito Processual, justamente no ano em que celebra seus 50 anos, representa uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre um processo comprometido com as garantias fundamentais, com a democracia e com os desafios trazidos pelas reformas e pelas novas tecnologias. O processo não pode ser compreendido apenas como técnica: ele é, sobretudo, instrumento de concretização do Estado Constitucional de Direito”, afirmou.A programação do XXXV Encontro Panamericano abordou temas como processo civil adversarial, garantias processuais, inteligência artificial aplicada ao sistema de Justiça, reformas institucionais, oralidade, gestão de audiências, produção de provas e os desafios contemporâneos da jurisdição.Durante o evento, a promotora de Justiça participou das atividades ao lado de representantes brasileiros e de juristas de outros países. Na foto oficial da posse, aparecem o presidente do IPDP, Raúl Canelo Rabanal, do Peru, e os membros brasileiros Igor Raatz (RS), Vitor Salino de Moura Eça (MG), André Bragança Brant Vilanova (MG) e Guilherme Maluf (MS).A posse como membro titular reforça a participação do MPMT nos debates jurídicos de alcance internacional e amplia o intercâmbio de experiências voltadas ao aperfeiçoamento das instituições de Justiça e ao fortalecimento de modelos processuais alinhados aos princípios do Estado Democrático de Direito.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Mato Grosso4 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá4 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso4 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá4 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política4 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis











