Cuiabá
Professores, técnicos e escolas de Cuiabá vão receber bônus de até R$ 20 mil
Cuiabá
Escolas públicas da rede municipal e professores que apresentaram bom desempenho em 2025 serão gratificados, financeiramente, pela Prefeitura de Cuiabá no dia 30 de janeiro, data da qual também será paga a folha salarial do funcionalismo público. Para conferir a relação completa dos premiados, clique AQUI.
O prefeito Abilio Brunini realizou videochamadas na manhã desta quarta-feira (14) para comunicar professores das gratificações financeiras. Ao mesmo tempo, agradeceu cada um dos servidores da educação pela dedicação e compromisso ao trabalho.
“Nos esforçamos muito em 2025 para melhorar os indicadores de Língua Portuguesa e Matemática. Tivemos os melhores números em seis anos, conforme avaliações internas da Secretaria Municipal de Educação. Trazemos professores para uma colaboração máxima na aprendizagem. Ainda incluímos café da manhã nas escolas para as crianças terem melhor aprendizado. Chegou o momento de compensar todos os profissionais dedicados na construção diária de uma educação melhor para Cuiabá”, disse.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressalta que a política de gratificação por resultados vigorará nos próximos anos, como forma de incentivo a uma boa qualidade da aprendizagem nas escolas. “É uma honra participar de um momento histórico para a educação de Cuiabá. Os técnicos e professores, que certamente serão ainda mais dedicados em 2026, permaneçam trabalhando com qualidade que serão gratificados pela gestão municipal”.
Critérios
Para premiar técnicos e professores, a Secretaria Municipal de Educação avaliou o grau de aprendizagem dos estudantes através das avaliações do programa “Um Giro pela Aprendizagem”. Trata-se de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática focadas no reforço escolar e preparação para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Valores
A política de reconhecimento de resultados contempla as melhores escolas, professores e servidores com adicionais no salário.
Todos os profissionais que comprovadamente promoveram avanço de, no mínimo, 20% na aprendizagem dos estudantes serão contemplados. Serão pagos R$ 1,5 mil aos professores do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos profissionais da educação infantil e R$ 800 aos demais profissionais da educação, como técnicos de nutrição escolar, por exemplo.
Os dez melhores professores do 1º ao 5º ano, assim como aqueles que atuam nas salas de recomposição da aprendizagem, receberão, cada um, a quantia de R$ 10 mil.
As dez escolas que apresentaram avanços em Língua Portuguesa e Matemática, receberão, individualmente, o prêmio de R$ 20 mil.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá recebe equipe da Prefeitura de Natal para apresentar modelo de programa de regularização fiscal
Representantes da Secretaria Municipal de Finanças e Tributação de Natal (RN) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Economia de Cuiabá, nesta quarta-feira (17), para conhecer os procedimentos adotados pelo município na realização do leilão de dívidas públicas por meio da plataforma Oferta Pública.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências sobre mecanismos de gestão fiscal e apresentar os resultados da estratégia adotada pela capital mato-grossense para a redução do passivo financeiro.
Participaram da reunião o secretário municipal de Economia de Cuiabá, Marcelo Bussiki, o secretário de Finanças e Tributação de Natal, Marcelo Augusto de Oliveira, o secretário adjunto Igor Tierry e demais integrantes das equipes econômicas dos dois municípios.
A visita ocorreu um dia após a realização da Sessão de Oferta Pública nº 001/2026, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da plataforma digital criada especificamente para conduzir os leilões de dívidas do município. A ferramenta está disponível no Portal Oferta Pública e integra o Programa de Regularização do Passivo Financeiro.
O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, destacou que o interesse de outras capitais demonstra o alcance das medidas adotadas pela gestão municipal na área fiscal.
“Esse diálogo sinaliza que a Prefeitura de Cuiabá não só está fazendo o seu dever de casa, como também está se tornando referência na busca pelo equilíbrio fiscal, por meio de ferramentas inovadoras e da coragem necessária para devolver a Cuiabá sua saúde fiscal, permitindo que a sociedade receba o devido retorno dos impostos pagos aos cofres públicos”, afirmou.
Durante a reunião, a equipe técnica apresentou detalhes sobre a regulamentação do programa, os procedimentos operacionais dos leilões e o funcionamento da plataforma eletrônica, que vem sendo utilizada como referência por administrações municipais interessadas em implementar iniciativas semelhantes.
O Programa de Regularização do Passivo Financeiro foi instituído pela Lei Municipal nº 7.394/2025 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 12.099/2026. A iniciativa busca regularizar as contas públicas, reduzir o passivo herdado e melhorar a classificação fiscal do município, ampliando a capacidade de acesso a financiamentos em condições mais vantajosas.
Mais informações sobre o Programa de Regularização do Passivo Financeiro podem ser obtidas no Portal Oferta Pública, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp da Comissão de Oferta Pública, no número (65) 99217-6175.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásWanderley Cerqueira chega com 12 votos consolidados para eleição da Mesa Diretora em VG
-
Polícia6 dias atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Cuiabá6 dias atrásExpoagro 2026 terá Simone Mendes, Zezé, Thiaguinho, Wesley Safadão e outros nomes de graça em Cuiabá
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Cuiabá6 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás“Esganou até ela começar a espirrar sangue”, diz delegado sobre pai que matou filha em VG
-
Cuiabá3 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Cuiabá6 dias atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL











