Cuiabá
Saúde de Cuiabá realiza “Dia D” de Vacinação Antirrábica neste sábado
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (25), das 8h às 17h, o “Dia D” da Vacinação Antirrábica Animal, com mais de 40 pontos de atendimento distribuídos nos quatro distritos da Capital. A ação busca ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva, uma doença grave e letal que pode ser transmitida de animais para humanos.
Durante o mutirão, equipes da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses e médicos-veterinários estarão nos locais orientando tutores sobre a importância da imunização e os cuidados de prevenção.
Além dos postos fixos, a programação inclui vacinação domiciliar para locais com mais de dez animais, ações em áreas de vulnerabilidade e atendimento prioritário para idosos e pessoas com deficiência. Animais considerados agressores também serão imunizados, seguindo os protocolos após o período de observação clínica.
Mesmo após o “Dia D”, o município mantém um posto de vacinação permanente na sede da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, localizada na Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, nº 1781, no Ribeirão do Lipa, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, arranhões ou lambeduras de animais infectados.
Com taxa de letalidade próxima de 100%, a raiva é considerada uma das doenças mais graves conhecidas, mas também uma das mais fáceis de prevenir. A vacinação anual dos animais é a principal forma de proteção tanto para os pets quanto para as pessoas.
Locais de Vacinação – Dia D Antirrábico (25/10)
DISTRITO SUL
– Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa – Rua 230, Quadra 66, nº 51, Setor 2, Tijucal
– USF Tijucal – Avenida Espigão, s/n
– Escola Municipal Ministro Marcos Freire – Rua Carvalho Dourado, s/n, Jardim dos Ipês
– Escola Municipal Padre Raimundo C. P. Moreira da Cruz – Rua T-5, s/n, Parque Cuiabá
– Praça em frente ao Supermercado São Gonçalo – Cohab São Gonçalo
– USF Residencial Coxipó – Avenida Principal, s/n
– Escola Municipal Silva Freire – Avenida Bakairi, s/n, Itapajé
– Escola Municipal Floriano Bocheneki – Rua S, Parque Atalaia
– Próximo ao Supermercado Bom Gosto (Tenda Hora do Lanche) – Avenida Principal, Residencial Santa Terezinha
– Velas Piracema – Rua Carandaí, 18, Jardim Gramado
– Escola Estadual Professora Alice Fontes Ribeiro – Rua E-5, 157, Nossa Senhora Aparecida
– Centro Comunitário do Residencial Marechal Cândido Rondon – Rua 39, s/n
DISTRITO LESTE
– Igreja Comunidade São Mateus – Avenida das Palmeiras, 200, Jardim Imperial
– Escola Municipal Prof.ª Maria Ambrósio Pommot – Rua 1900, Q.30, Jardim Imperial
– Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes – Rua Dr. Áureo Lino da Silva, 363, Boa Esperança
– Escola Estadual Antônio Epaminondas – Rua Padre Remeter, 343, Lixeira
– Escola Agostinho Simplício de Figueiredo – Avenida Amarílio de Almeida, 828, Poção
– Centro de Saúde Dom Aquino – Rua Irmã Elvira Paris, s/n, Dom Aquino
– Escola Municipal Silvino Leite – Rua Neblina, 176, Planalto
– Escola Municipal Guilhermina Figueiredo – Avenida Gov. Dante de Oliveira, s/n, Carumbé
– Escola Municipal Dr. Orlando Nigro – Rua Mamoré, 229, Pedregal
– Laboratório Central de Cuiabá (LACEC) – Rua Piraim, 313, Grande Terceiro
– USF Jardim Imperial II – Rua Goiaba, nº 1
– Escola Municipal Henrique da Silva Prado – Rua Castro Alves, 400, Areão
– Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto – Rua Fortaleza, 51, Jardim Paulista
DISTRITO NORTE
– USF 1º de Março e João Bosco Pinheiro – Avenida Principal, s/n
– CMEI Paulo Ronan Ferraz Santos – Rua 1, s/n, Residencial Ilza Terezinha
– Escola Estadual André Avelino Ribeiro – Avenida Dep. Osvaldo Cândido Pereira, 365, CPA 1
– Escola Estadual Leônidas Antero de Matos – Rua 36, Quadra 43, Setor 3, CPA 3
– Paróquia Coração Imaculado de Maria – Avenida Garça Real, Quadra 133, 4ª Etapa, CPA 4
– Escola Estadual Profª Dione Augusta Aguiar – Avenida Tuiuiú, 45, 5ª Etapa, CPA 4
– USF Dr. Fábio I – Rua Rondonópolis, 14
– Praça principal (ao lado do Supermercado Iguaçu) – Rua Dep. Milton de Figueiredo, Morada do Ouro
– Escola Municipal Prof. Firmo José Rodrigues – Rua 09, Três Barras
– CMEI Antonio Marcos Ruzzene Balbino – Rua E, s/n, Residencial Paiaguás I
DISTRITO OESTE
– Escola Municipal Marechal Cândido Mariano da Silva – Avenida Piratininga, nº 101, Alvorada
– Centro Comunitário Araés – Avenida Tenente Eulálio Guerra, nº 600, Araés
– Escola Estadual Alina Nascimento Tocantins – Avenida Ipiranga, 2560, Cidade Alta
– Escola Municipal Prof. Francisval de Brito – Rua João Paulo dos Santos, s/n, Coophamil
– Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses – Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, nº 1781, Ribeirão do Lipa
– Escola Municipal Prof. Ranulpho Paes de Barros – Rua Dep. Celso Mendes Quintela, s/n, Santa Isabel
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Atualização do Cartão SUS ajuda a evitar faltas e acelera atendimento na rede municipal de Cuiabá
Manter o cadastro atualizado no Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido um dos principais aliados para garantir mais agilidade no atendimento da rede pública de Cuiabá. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde, que reforça o papel da população nesse processo, especialmente diante das melhorias recentes na Central de Regulação.
Com a reestruturação do sistema, exames de maior complexidade passaram a ter liberação mais rápida, em alguns casos de forma imediata. A ampliação da oferta e a reorganização dos atendimentos também contribuíram para reduzir o tempo de espera em diversas especialidades.
Apesar dos avanços, um problema ainda impacta diretamente o funcionamento da rede: o alto número de pacientes que não comparecem aos atendimentos agendados.
Segundo a Secretaria, a principal causa está na dificuldade de contato com os usuários, devido a informações desatualizadas no cadastro, como telefone incorreto ou endereço antigo.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, explica que esse tipo de situação acaba prejudicando não apenas o próprio paciente, mas toda a rede.
“Quando o paciente não é localizado ou não comparece, aquela vaga deixa de ser utilizada por outra pessoa que está aguardando. Hoje temos condições de atender mais rápido, mas precisamos que a população mantenha seus dados corretos para que o sistema funcione com eficiência”, destacou.
A atualização cadastral é simples e deve ser feita diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O procedimento garante que o paciente seja avisado sobre consultas, exames e até cirurgias, evitando perdas de vagas e retrabalho das equipes.
Para atualizar o cadastro, é preciso apresentar:
• Documento com foto;
• Cartão SUS;
• Comprovante de residência atualizado (caso tenha mudado de endereço).
Além de facilitar o contato com o paciente, a atualização contribui diretamente para:
• Redução do número de faltas;
• Melhor aproveitamento das vagas disponíveis;
• Organização dos atendimentos na rede pública;
• Planejamento mais eficiente das ações de saúde.
“Estamos avançando na organização da Regulação e ampliando a oferta de serviços. Com o cadastro atualizado, conseguimos dar mais rapidez aos atendimentos e garantir que menos vagas sejam desperdiçadas”, reforçou Deisi Bocalon.
Canais da Central de Regulação
Exames e Consultas
(65) 99323-1015 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Exames de Alta Complexidade (APAC)
(65) 99219-2869 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Cirurgias Eletivas
(65) 99307-3477 / (65) 99209-8416 (telefone e WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso7 dias atrásSargento Adriana Rodrigues: dedicação e competência que abriram caminho ao alto escalão
-
Várzea Grande7 dias atrásSob comando de Wanderley Cerqueira, Câmara de Várzea Grande mantém ritmo e consolida avanços em 2026
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”





