Cuiabá
Saúde reforça UTI Pediátrica com novos respiradores adquiridos com recursos próprios
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, instalou cinco novos respiradores na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). O investimento foi realizado com recursos próprios do município, no valor de R$ 327.450,00, reforçando o compromisso da gestão com a qualificação da assistência prestada às crianças atendidas na rede pública de saúde.
Os equipamentos são considerados essenciais para o suporte ventilatório de pacientes pediátricos em estado grave ou com dificuldades respiratórias. Com tecnologia moderna e recursos avançados de monitoramento, os novos respiradores proporcionam mais segurança, precisão e eficiência no atendimento intensivo.
A aquisição fortalece a estrutura da UTI Pediátrica e amplia a capacidade de resposta da equipe multiprofissional, garantindo melhores condições de tratamento aos pacientes internados. O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá conta atualmente com 192 leitos e é referência em atendimentos de média e alta complexidade na capital e em diversos municípios da região.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o investimento reflete a prioridade da gestão em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada à população.
“Investir em equipamentos modernos é investir diretamente na vida das pessoas. Esses novos respiradores representam mais segurança para nossas crianças, melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais e mais qualidade no atendimento prestado pelo Hospital Municipal. Estamos trabalhando para fortalecer toda a rede de saúde e garantir uma assistência cada vez mais humanizada e eficiente”, afirmou.
A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, ressaltou a importância dos novos equipamentos para a rotina da unidade.
“Os respiradores são fundamentais para o cuidado intensivo pediátrico, especialmente em casos que exigem suporte ventilatório contínuo e monitoramento rigoroso. A chegada desses equipamentos moderniza a estrutura da UTI Pediátrica e proporciona mais segurança clínica aos pacientes, contribuindo para melhores resultados e mais qualidade na assistência prestada às crianças e suas famílias”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá vistoria mais de 958 mil imóveis contra a dengue e reforça alerta para prevenção em casa
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o alerta à população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti dentro das residências. Com 931 casos autóctones de dengue em 2026, o município destaca que a eliminação de focos de água parada e a colaboração dos moradores são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito, transmissor também da chikungunya e da zika.
De acordo com o boletim epidemiológico atualizado em 29 de outubro, Cuiabá registrou seis novos casos de dengue na 42ª Semana Epidemiológica, além da inclusão de outros 41 referentes a semanas anteriores. No acumulado do ano, os registros representam um aumento de 4,2% em comparação com o mesmo período de 2025.
Em relação à chikungunya, são 65 casos autóctones confirmados, sem mortes. Já para zika, não houve novos registros na semana analisada, e o município permanece sem óbitos confirmados pela doença em 2026.
As equipes de Vigilância em Saúde Ambiental seguem realizando ações de combate ao vetor. Até o momento, foram vistoriados 958.373 imóveis, dos quais 100.614 receberam tratamento. Também foram tratados 114.317 depósitos e eliminados outros 29.015.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o combate ao mosquito começa dentro de casa. A orientação é que os moradores verifiquem regularmente quintais e áreas externas, eliminem recipientes que possam acumular água, mantenham caixas d’água tampadas e façam a limpeza de calhas, vasos de plantas, pneus e garrafas.
Outro ponto fundamental é receber os agentes de combate às endemias durante as visitas domiciliares. Os profissionais são responsáveis por identificar possíveis criadouros, orientar os moradores e realizar as medidas necessárias de controle do mosquito.
A Prefeitura reforça que a participação da população é indispensável para interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti. A prevenção deve ser feita diariamente, e não apenas durante períodos de maior incidência das doenças.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT11 horas atrásHenrique e Juliano Rondonopolis
-
Esportes11 horas atrás1º Torneio de Integração reúne mais de 300 advogados e familiares em dia de esporte e confraternização em Cuiabá
-
Mato Grosso2 dias atrásCoronel Henrique fortalece comunicação da Assembleia e amplia presença do Legislativo em Mato Grosso
-
Política3 dias atrásDavi marca para terça votação da PEC da Segurança
-
Opinião13 horas atrásDesconto não é estratégia: como o comércio pode vender mais sem entrar na guerra de preço
-
Cuiabá11 horas atrásCâmara de Cuiabá aprova conversão de férias em dinheiro e licença-paternidade de 30 dias para servidores
-
Mato Grosso11 horas atrásDomingo Espetacular coloca médico sob os holofotes nacionais após morte de jovem e relatos de pacientes
-
Polícia2 dias atrásJovem é atacada pelo ex com facadas nas costas ao sair de casa em VG










