Diamantino
Prefeitura promove oficina de artesanato voltada ao turismo em Diamantino
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MT), realizou, entre os dias 29 e 31 de julho, na Casa dos Sabores, a Oficina de Desenvolvimento de Peças Religiosas, Históricas e Gastronômicas. A capacitação reuniu oito artesãos, que desenvolveram produtos inspirados na identidade do município e voltados ao fortalecimento do turismo.
Durante os três dias de capacitação, os participantes desenvolveram peças inspiradas nos patrimônios histórico, cultural, religioso e gastronômico de Diamantino, utilizando diferentes técnicas e matérias-primas. A programação também abordou temas como criatividade, tendências de mercado, identidade cultural e o desenvolvimento de produtos voltados ao público turístico.
A oficina integra o projeto de desenvolvimento do turismo realizado pela Prefeitura de Diamantino, em parceria com o SEBRAE-MT, que está estruturando 22 produtos turísticos no município. A iniciativa busca qualificar empreendedores, fortalecer as experiências turísticas e incentivar a criação de produtos que valorizem a identidade local, permitindo que os visitantes conheçam a história, a cultura e as tradições de Diamantino também por meio do artesanato.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Anna Clara Capistrano, destacou que a iniciativa faz parte de um trabalho mais amplo de qualificação dos produtores culturais, empreendedores e profissionais que integram a cadeia do turismo, preparando produtos, negócios e serviços para ampliar a qualidade da experiência oferecida aos visitantes.
“Queremos que o turista encontre em Diamantino produtos que tenham a identidade da nossa cidade e que possam levar essa história consigo para outros lugares. No artesanato, estamos trabalhando para aprimorar as peças e desenvolver coleções que expressem a nossa cultura, agregando valor ao produto e possibilitando uma rentabilidade melhor para quem produz.”
Ela completou: “É uma forma de fortalecer quem trabalha aqui e incentivar cada vez mais pessoas a acreditarem no potencial turístico de Diamantino.”
A consultora do SEBRAE, Kelly Nogueira, abordou os temas desenvolvidos durante a oficina.
“Durante a oficina trabalhamos o desenvolvimento de coleções inspiradas na identidade de Diamantino, abordando tendências de mercado, comportamento do consumidor e conceitos de economia criativa. O objetivo é que os artesãos desenvolvam peças que valorizem a cultura local e façam parte da experiência do visitante, tornando o artesanato um importante diferencial para o turismo no município.”
O artesão e promotor cultural Flávio Vinícius falou sobre a experiência de participar da oficina.
“Essa capacitação tem contribuído para aperfeiçoar o meu trabalho e mostrar como transformar o artesanato em uma experiência para quem visita Diamantino. Hoje consigo enxergar novas possibilidades para desenvolver as minhas peças e oferecer um trabalho ainda melhor para quem conhece a nossa cidade.”
A ação integra o conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Diamantino e pelo SEBRAE-MT para estruturar os produtos turísticos do município, incentivando o empreendedorismo, fortalecendo a economia criativa e valorizando o artesanato como um importante instrumento de promoção da cultura e do turismo local.
Diamantino
Feira do Produtor será realizada em novo local no bairro Buriti a partir desta sexta-feira (14)
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informa à comunidade do bairro Buriti que a Feira do Produtor será realizada em um novo local a partir desta sexta-feira (14 de agosto).
A feira passa a acontecer em frente ao Ginásio Poliesportivo “Darcy Capistrano de Oliveira”, no bairro Buriti, a partir das 17h. O espaço reunirá produtores locais e oferecerá à população produtos da agricultura familiar, alimentos e outras opções comercializadas pelos feirantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a mudança de local busca aproximar a feira dos moradores do bairro e fortalecer a comercialização da produção local. Para marcar a primeira edição no novo endereço, a programação desta sexta-feira também contará com a participação do DJ Beto Bolinha.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou a importância da mudança e convidou a população a prestigiar a feira.
“Estamos trazendo essa novidade pensando em valorizar ainda mais os nossos produtores e aproximar a Feira do Produtor da população. A partir desta sexta-feira, dia 14, estaremos em frente ao Ginásio Poliesportivo do bairro Buriti. Convidamos toda a comunidade para prestigiar a feira, conhecer os produtos locais e fortalecer a agricultura familiar.”
-
Cuiabá7 dias atrásMDB homologa candidatura da delegada Jannira Laranjeira à Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Mato Grosso4 dias atrásZé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
-
Mato Grosso7 dias atrásVereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como 2º suplente de Janaína Riva ao Senado
-
Primavera do Leste5 dias atrásDia dos Pais: Procon de Primavera do Leste alerta sobre golpes, falsas promoções e compras por impulso
-
Polícia5 dias atrásSaiba quem é o empresário preso por desviar quase 200 toneladas de soja em MT
-
Mato Grosso6 dias atrásPF investiga suposto desvio de R$ 308 milhões em MT: ex-governador Mauro Mendes é alvo
-
Mato Grosso4 dias atrásPresidentes de entidades visitam a 52ª Exposul e exaltam a organização do evento
-
Mato Grosso3 dias atrásCláudio impulsiona a maior Exposul de todos os tempos com público de 90 mil pessoas












