Diamantino
Secretária de Administração de Diamantino realiza visita técnica a Sorriso para conhecer processos administrativos digitais
Diamantino
A secretária municipal de Administração de Diamantino, Michelle Nobile, realizou uma visita técnica ao município de Sorriso (28.01), com o objetivo de conhecer de perto rotinas administrativas, procedimentos de credenciamento de compras públicas e os sistemas digitais utilizados pela administração municipal vizinha.
A agenda institucional teve como foco o acompanhamento das práticas adotadas nos setores administrativos, especialmente no que se refere à organização dos fluxos internos, à utilização de ferramentas digitais e à operacionalização dos processos de compras, buscando referências que possam contribuir para o aprimoramento da gestão administrativa em Diamantino.
De acordo com a secretária Michelle Nobile, a iniciativa faz parte do compromisso da gestão com a melhoria contínua dos processos internos.
“Buscar referências em municípios que já possuem práticas consolidadas é fundamental para qualificar nossos procedimentos, fortalecer a transparência e tornar a administração pública cada vez mais eficiente para a população”, destacou.
Também participaram da visita representantes da equipe da Secretaria Municipal de Administração, incluindo servidores dos setores de compras, frotas e licitação, que acompanharam a apresentação dos sistemas utilizados e trocaram experiências sobre metodologias de trabalho e soluções aplicadas à gestão pública.
A iniciativa integra as ações da gestão municipal voltadas à qualificação dos processos administrativos, à modernização dos serviços internos e ao fortalecimento de práticas que garantam mais eficiência, transparência e segurança nos procedimentos da administração pública.
Diamantino
Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.
Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.
“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”
O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.
Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato.
Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
-
Mato Grosso7 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino5 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026
-
Diamantino5 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Polícia3 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões












