Primavera do Leste

Secretaria de Fazenda mantém atendimento especial para emissão de guias do IPTU nesta sexta-feira

Publicado em

Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa que os atendimentos relacionados à emissão de guias do IPTU continuarão normalmente nesta sexta-feira (5), com o objetivo de facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços da pasta.


O atendimento será realizado das 7h às 13h em dois pontos da cidade: no Paço Municipal e também em um posto de atendimento localizado na Biblioteca Municipal, situada na Avenida Califórnia, nº 477, esquina com a Rua Guapeva, no bairro Buritis.


No espaço anexo aos fundos da biblioteca, a servidora Elisângela estará realizando atendimento exclusivo para emissão das guias do IPTU, oferecendo mais comodidade aos moradores da região.


O secretário municipal de Fazenda, Fábio José, reforçou que a iniciativa foi pensada para ampliar o acesso da população aos serviços da secretaria e facilitar a regularização dos tributos municipais.


“Estamos trabalhando para atender cada vez melhor os nossos contribuintes. Sabemos que muitas pessoas ainda precisam emitir suas guias do IPTU e, por isso, manteremos esse atendimento especial em dois locais da cidade. Nosso objetivo é proporcionar mais comodidade, evitar deslocamentos desnecessários e garantir que todos tenham acesso aos serviços da Secretaria de Fazenda de forma rápida e eficiente”, destacou.


A secretaria reforça que os contribuintes podem procurar qualquer um dos pontos de atendimento dentro do horário estabelecido para obter orientações e emitir suas guias de forma rápida e segura.


A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos da população e oferecer um atendimento cada vez mais eficiente aos primaverenses.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Após incêndio, Prefeitura avança em plano para recuperação do antigo aterro sanitário de Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, segue monitorando o antigo aterro sanitário do município após o incêndio registrado no último sábado (18). As equipes permanecem atuando no local com ações de rescaldo, monitoramento dos pontos de calor e planejamento das próximas etapas para recuperação definitiva da área.


O incêndio teve início após faíscas provenientes de uma rede elétrica atingirem a vegetação seca, favorecidas pelas altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos intensos. As chamas alcançaram um ecoponto de pneus existente no local. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os pneus eram armazenados temporariamente até a retirada por empresa especializada, porém houve redução na demanda da indústria recicladora, aumentando o tempo de permanência do material.


O combate às chamas mobilizou uma força-tarefa formada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros, empresas parceiras e voluntários. A operação durou aproximadamente 10 horas e conseguiu controlar o incêndio antes que ele atingisse outras áreas, evitando danos ambientais ainda maiores.


De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, os trabalhos agora se concentram na estabilização da área e na preparação para o início da recuperação ambiental.


“Nós vamos fazer essa ação essa semana agora, que é o trabalho de aguardar o resfriamento. Depois disso fazer a limpeza da área, demolir o barracão que ficou condenado com a queima, fazer o aceiro e continuar todo esse trabalho de prevenção. Esse antigo lixão está vivendo seus últimos meses como área de transbordo e ecoponto de pneus, porque já existe um PRAD, um Plano de Recuperação de Área Degradada, protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aguardando apenas análise e aprovação. Esse plano vai definir todas as ações necessárias para a recuperação definitiva da área”, explicou.


Segundo o secretário, o Plano de Recuperação de Área Degradada prevê uma série de intervenções técnicas, como a retirada de estruturas remanescentes, limpeza completa do terreno, nivelamento da área, plantio de grama em toda a extensão do antigo lixão, instalação de chaminés para liberação controlada dos gases produzidos pelos resíduos e construção de bacias de contenção para o chorume gerado durante os períodos chuvosos.


A proposta também contempla o isolamento total da área e sua readequação ambiental, seguindo todas as exigências dos órgãos competentes.


Paulo Rocha destacou ainda que o município já trabalha na futura concessão da gestão dos resíduos sólidos, que deverá contemplar a implantação de um novo aterro sanitário licenciado em um raio de até 20 quilômetros de Primavera do Leste.


“A empresa concessionária deverá adquirir uma área, construir um aterro sanitário dentro de todas as normas técnicas e ambientais e também executar o PRAD do antigo lixão. Com isso, Primavera deixará de transportar seus resíduos para outro município e passará a contar com uma estrutura própria, moderna e ambientalmente adequada”, afirmou.


Atualmente, o município não possui aterro sanitário em operação. O espaço existente funciona apenas como área de transbordo temporário, onde os resíduos permanecem por até 24 horas antes de serem encaminhados para um aterro licenciado em outro município.


A Prefeitura reforça que continuará acompanhando permanentemente a área atingida pelo incêndio e executando medidas preventivas para evitar novos focos, especialmente durante o período de estiagem, quando o risco de queimadas é significativamente maior. Além disso, a gestão municipal reafirma o compromisso com a recuperação ambiental do antigo aterro sanitário e com a implantação de uma solução definitiva para a destinação dos resíduos sólidos em Primavera do Leste.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA