Sinop

Prefeitura de Sinop divulga novo contato de WhatsApp para atendimento do setor de Habitação

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, informa que o setor de Habitação passa a atender a população por um novo número de WhatsApp: (66) 99234-0551.

O canal é destinado ao esclarecimento de dúvidas gerais, informações sobre cadastro habitacional, empreendimentos sociais lançados pelo município e também ao recebimento de denúncias relacionadas a possíveis irregularidades nesses empreendimentos.

As demandas que estavam em andamento no número anterior poderão ser retomadas normalmente pelo novo contato. Para isso, o cidadão deverá enviar uma nova mensagem para o novo WhatsApp.

A arquiteta do setor de Habitação da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Gabriela Pedroso, explica que o atendimento seguirá uma ordem de prioridade para garantir maior organização no serviço. “Priorizamos o atendimento presencial, principalmente para situações que exigem análise de documentos ou orientações mais detalhadas. As solicitações encaminhadas pelo WhatsApp também serão respondidas, seguindo a ordem de recebimento das mensagens, das mais antigas para as mais recentes”, pontuou.

O novo número é exclusivo para mensagens via WhatsApp e não realiza atendimento por ligações. Para atendimentos presenciais, o interessado deve se dirigir à Rua das Aroeiras, n. 1.128, Setor Comercial (anexo à Secretaria de Assistência Social).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Relatório Situacional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA