Sinop
Prefeitura de Sinop marca presença na MT Construir com programação sobre habitação e regularização de imóveis
Sinop
Durante dois dias de programação, a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, conduziu painéis que discutiram financiamento na Faixa 2 e regularização de imóveis. O primeiro painel, na quinta-feira (18), foi direcionado a corretores de imóveis e abordou estratégias para ampliar o acesso à moradia. Já nesta sexta-feira (19), o painel reuniu arquitetos, engenheiros e representantes de entidades regionais e abordou sobre as orientações para a aprovação de projetos e regularização de imóveis.
Ao falar sobre a participação do município na feira, Scheila Pedroso destacou a relevância do evento para o desenvolvimento do setor da construção civil. “A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação está presente na feira MT Construir por meio do Departamento de Habitação, com o estande da habitação, apresentando o programa Nossa Casa, que está vigente no município. Hoje temos 992 unidades habitacionais em construção na Faixa 2 e, durante o primeiro talk, mostramos esse produto, falamos sobre habitação e sobre como acessar o financiamento, com a presença da Caixa Econômica e representantes de construtoras. Já no segundo talk, debatemos planejamento urbano, aprovações de projetos dentro da prefeitura e regularização de imóveis, que são temas fundamentais para o desenvolvimento de Sinop”, explicou.
A secretária reforçou ainda o impacto da construção civil na economia local e a importância de uma gestão pública estruturada para atender às demandas do setor. “A construção civil fomenta muito a nossa economia e a prefeitura tem buscado cada vez mais estar estruturada para atender a população. Trabalhamos na emissão de alvarás, habite-se, fiscalização, habitação e regularização de imóveis. Esse contato direto durante a feira é uma forma de esclarecer dúvidas e aproximar o poder público dos cidadãos”, afirmou Scheila.
A idealizadora da MT Construir, Val Araújo, explicou que a ideia da feira surgiu devido ao crescimento do setor da construção no município. “Sinop não para de crescer e a feira nasceu para agregar e oferecer soluções para todos os estágios da construção. Aqui as pessoas encontram inovações desde a regularização, financiamento, consórcios e acabamento. Os expositores já demonstraram satisfação e até pediram mais espaço para o próximo ano. Estamos muito felizes com o resultado e com certeza a MT Construir entra no calendário oficial de eventos”, destacou.
O coordenador comercial da SPL Engenharia, Aluísio Neto, destacou sobre o potencial imobiliário de Sinop. A empresa está no município há três anos e já está no terceiro lançamento. “A SPL tem 43 anos no mercado, vai completar 44 anos em outubro e desde 2022 atuamos em Sinop. Já lançamos três empreendimentos na cidade e estamos preparando outros. A procura tem sido muito alta. Um dos empreendimentos tem apenas 7% de unidades disponíveis, outro está com 17% e o mais recente, lançado há 60 dias, tem apenas 53% de unidades disponíveis. Com esses números, vemos que a cidade está crescendo muito”, afirmou.
Estande aberto neste sábado
Além da programação de painéis com especialistas, a Prefeitura de Sinop está com um estande na feira para apresentar informações sobre o programa habitacional Nossa Casa, com foco na Faixa 2. No espaço, a população pode esclarecer dúvidas, conhecer condições e se informar sobre os critérios de acesso ao programa. O atendimento segue disponível neste sábado (20), último dia do evento.
A secretária Scheila Pedroso reforçou o convite para que a comunidade aproveite o último dia de evento. “O estande é um espaço para que qualquer cidadão possa se aproximar da prefeitura e entender como funcionam os nossos programas habitacionais. Estamos ofertando principalmente a Faixa 2, por meio do programa Nossa Casa, feito pela gestão do prefeito Roberto Dorner”, completou.
A programação da MT Construir segue neste sábado (20), na CDL Sinop, que fica localizada na Rua das Amendoeiras, 63, no Setor Comercial.
Construção Civil em Sinop
O setor da construção civil em Sinop segue como um dos motores da economia local. Segundo dados levantados pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, de janeiro a agosto de 2025, já foram emitidos 1,5 mil alvarás de construção, que representam cerca de 519 mil metros quadrados de área autorizada para novas edificações.
O município registrou 145 emissões de alvarás em janeiro e avançou para 203 em fevereiro, com pico de 226 alvarás emitidos em março. Nos meses seguintes, os números se mantiveram estáveis, com 198 em abril, 197 em maio e queda em junho, com 166 alvarás. Em julho, houve nova elevação para 203 autorizações, enquanto agosto encerrou o período com 159 registros.
Sinop
Festeja Sinop: Feira do Empreendedor valoriza talentos e incentiva servidores aposentados ao empreendedorismo no novo ciclo
A Feira que segue atendendo até às 14h, é realizada no Previ Sinop e reúne uma diversidade de produtos confeccionados, produzidos ou comercializados pelos próprios aposentados, entre artesanatos, peças de crochê, roupas, alimentos, bolos, tortas, hortifruti e produtos naturais. O evento oferece à população a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos dos participantes.
Mais do que uma oportunidade de comercialização, a feira representa um espaço de convivência, valorização pessoal e incentivo à autonomia dos aposentados. A proposta do Previ Sinop é demonstrar que a aposentadoria não significa o encerramento da vida produtiva, mas pode representar o começo de uma nova etapa, com novas possibilidades e atividades.
O prefeito Roberto Dorner esteve conferindo a ação e destaca que a iniciativa demonstra a sensibilidade da gestão com os servidores que contribuíram durante anos para o serviço público municipal. “É uma gestão positiva da Daniela, que traz nossos servidores aposentados para uma feira tão importante. Queremos que o Previ cresça cada vez mais, principalmente cuidando dos nossos idosos aposentados, porque eles também merecem uma atenção especial”, destacou.
O prefeito também ressaltou outras iniciativas desenvolvidas pelo Previ Sinop voltadas aos aposentados, como a inauguração da Sala Digital, espaço destinado a oferecer aos servidores aposentados oportunidades de aprendizado e acesso a novas ferramentas.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a feira cria oportunidades para que os aposentados permaneçam em atividade e compartilhem seus talentos com a comunidade. “É muito importante que nossos aposentados tenham uma atividade econômica e a oportunidade de expor seus produtos, sejam feitos por eles ou de revenda. O Previ está fazendo seu papel, dando oportunidade para que continuem em atividade, seja no artesanato ou nas vendas. Aposentar não é sinal de parar, por isso o nome ‘Aposentei e Não Parei’”, afirmou.
Entre os participantes está Maria de Jesus Borges, servidora aposentada que encontrou no artesanato uma forma de permanecer ativa, conviver com as colegas e compartilhar aquilo que produz. “Representa a convivência entre as colegas aposentadas empreendedoras e confraternizar, expor os nossos produtos que nós fazemos. Aposentamos, mas não paramos. Tem vários produtos artesanais, roupa, guardanapo, muito crochê. Tudo feito com muito carinho e com muito gosto, porque agora a gente tem tempo para pensar e elaborar. É também para mostrar que estamos vivos e que estamos aqui para continuar, de outro jeito, trabalhando. Trabalhar é vida. É bom demais”, relatou.
A superintendente do Previ Sinop, Daniela Sevignani, explica que a feira funciona como uma vitrine anual para mostrar à sociedade a capacidade produtiva dos aposentados e incentivar a continuidade das atividades ao longo de todo o ano. “A feira acontece justamente para demonstrar que o aposentado segue ativo na comunidade, proporcionando momentos de confraternização e demonstrando seus talentos. Temos hortifruti, comestíveis, tortas, bolos e artesanato. A aposentadoria não é um fim, é o início de um novo ciclo, aberto a possibilidades”, explicou.
Segundo Daniela, o Previ Sinop realiza a feira há quatro anos e busca incentivar os aposentados a se posicionarem também como empreendedores. Embora a exposição ocorra anualmente, muitos participantes mantêm suas atividades durante todo o ano e já possuem uma carteira própria de clientes. “É como se fosse um marco anual para demonstrar essa atividade dos aposentados. Eles continuam vendendo seus produtos durante o ano todo e muitos já têm seus clientes. O Previ também incentiva e valoriza esse movimento”, completou.
Para Alide Bagnara, aposentada que participa de todas as quatro edições da feira, continuar trabalhando depois da aposentadoria é uma forma de manter a rotina, ocupar o tempo e ainda garantir uma renda complementar. “São quatro edições e participei de todas. Aposentei, não parei. Quem é acostumado a trabalhar na ativa não para. É um hobby e, além de tudo, um rendimento a mais que soma com a aposentadoria da gente. Vale a pena empreender? Com certeza. Aposentar e não parar”, afirmou.
A Feira do Empreendedor “Aposentei e Não Parei” reforça, assim, uma das propostas do Previ Sinop de promover ações que contribuam para a qualidade de vida, integração social e valorização dos servidores aposentados, reconhecendo a experiência e os talentos que continuam contribuindo para a comunidade.
Confira a cobertura: Feira do Empreendedor + Lançamento Sala Inclusão Digital para aposentados | Flickr
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop19 horas atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop19 horas atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop19 horas atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop19 horas atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
OAB5 dias atrásParanatinga, Primavera, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia
-
Sinop19 horas atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Política6 dias atrásCongresso estará fechado para visitação neste fim de semana e feriado











