Sinop

Prefeitura de Sinop reúne servidores da Secretaria de Obras em palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop realizou, na manhã desta sexta-feira (27), uma palestra de conscientização sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero para servidores da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A iniciativa integra as ações da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e marca o início de um ciclo de encontros que será levado a outras secretarias e empresas do município. Cerca de 300 servidores participaram da atividade, que teve como foco o diálogo direto com o público masculino.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, professora Branca, destacou o papel da ação dentro do mês de março, dedicado às pautas femininas. “Estamos finalizando este mês que foi intenso de trabalho, que leva para cada pessoa a conscientização e a valorização das mulheres enquanto família, parceiras, mães e parte da sociedade. A gestão do município de Sinop, por meio do prefeito Roberto Dorner, leva esse trabalho de conscientização para todos que fazem parte da gestão pública. E hoje, aqui na Secretaria de Obras, com aproximadamente 300 servidores homens, com uma fala para que eles preservem suas famílias por meio do respeito às esposas, filhas e companheiras”, afirmou.

O prefeito Roberto Dorner ressaltou a importância do respeito e da mudança de comportamento no ambiente social e familiar. “Essa palestra é muito importante para conscientizar os nossos servidores sobre o respeito às mulheres. Muitas vezes, na própria brincadeira entre amigos, se falam coisas pesadas e é preciso ter respeito. Sempre deve existir respeito às mulheres e essa palestra é importante para reforçar essa mensagem. Às vezes, a pessoa presencia agressões e não denuncia. Uma denúncia, mesmo anônima, pode trazer um benefício enorme e evitar uma tragédia. Sinop enfrenta altos índices de violência contra a mulher, e nós, como autoridades, precisamos combater esses crimes e trabalhar para que a sociedade compreenda que esse enfrentamento é prioridade”, declarou.

A delegada da Polícia Civil, Renata Evangelista, abordou as diferentes formas de violência e a importância da prevenção durante a palestra. “Tratamos das diferentes formas de violência cometidas contra as mulheres. A importância de falar sobre esse tema com um público predominantemente masculino está no fato de que muitas violências começam de forma sutil e acabam não sendo reconhecidas como violência. Esse tipo de situação, em geral, tem início dentro de casa e impacta diretamente os filhos, que passam a reproduzir esses comportamentos no futuro. Por isso, é fundamental refletir sobre o legado que cada homem deixa para seus filhos. O ciclo da violência se perpetua entre gerações quando não há mudança de comportamento. É necessário transformar essa mentalidade para reduzir os índices de violência e impedir que esses casos sejam vistos como algo comum. Isso não pode continuar”, pontuou.

O secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, destacou a necessidade de manter o tema em evidência ao longo do ano. “É uma pauta importante e precisa fazer parte do calendário durante todo o ano. É um assunto que preocupa a sociedade brasileira diante dos altos índices de violência doméstica, crimes contra a mulher e feminicídio. É fundamental que o poder público participe desse processo e desenvolva iniciativas como essa. Como pai, esposo e profissional da segurança pública por 30 anos, reforço a importância de promover uma transformação real na sociedade e reduzir esses índices de violência”, disse.

O encarregado de obras Edelson Pereira foi um dos servidores que participou da palestra e avaliou a importância da ação no ambiente de trabalho. “Essa palestra é muito importante dentro da Secretaria de Obras. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre como funcionam as leis e acabam cometendo erros na vida conjugal. Com essa palestra, acredito que todos que participaram passam a ter mais conhecimento sobre os direitos das mulheres e o direito à vida. Esse encontro deixa um legado importante para todos que convivem aqui”, afirmou.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), deve ampliar o alcance da iniciativa com novas palestras ao longo dos próximos meses. A proposta é atingir diferentes setores e fortalecer a cultura de respeito, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em todo o município.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça importância da testagem rápida para hepatites virais durante o Julho Amarelo

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça, durante a campanha Julho Amarelo, a importância da realização dos testes rápidos para hepatites virais, HIV e sífilis, que são ofertados gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A iniciativa busca ampliar o diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre doenças que, na maioria dos casos, evoluem de forma silenciosa.

A médica infectologista do SAE, Dra. Érica Moreira, explica que a campanha nacional tem justamente o objetivo de incentivar a população a realizar a testagem, já que as hepatites virais costumam não apresentar sintomas nas fases iniciais. “O Julho Amarelo é uma iniciativa do Governo Federal, desde 2019, e a intenção é justamente promover a testagem mais frequente das pessoas para esses agravos, considerando que as hepatites virais são doenças que cursam praticamente sem sintomas. Então, grande parte da população pode ter entrado, em algum momento, em contato com as hepatites sem apresentar nenhuma sintomatologia e, por conta disso, está perdendo uma oportunidade de um adequado tratamento”, explicou.

Os testes rápidos são realizados por meio de uma pequena amostra de sangue coletada na ponta do dedo, dispensando estrutura laboratorial. O resultado fica pronto em poucos minutos, permitindo que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente seja imediatamente orientado sobre os próximos passos.

“Nas próprias UBS’s e no SAE é feita a testagem, onde é feito o furo no dedo e, com a gota de sangue, é realizado o teste, com o resultado na hora. Então, em poucos minutos, a pessoa já consegue identificar se tem esse agravo ou não”, acrescentou Moreira.

De acordo com a médica, embora possam permanecer assintomáticas por muitos anos, as hepatites virais podem evoluir para complicações graves quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. “As hepatites muitas vezes se manifestam com um cansaço muito grande. Às vezes a pessoa fala: ‘Ah, eu estou com o fígado inflamado’, ela tenta remeter a quadros de mudanças de padrão intestinal ou de digestão, ou acha que vai estar com a pele amarelada, mas não. Na verdade, o principal sintoma seria o cansaço. Quando essa pessoa não tem o diagnóstico oportuno, ela pode evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Então, antes que evolua para essas formas graves, muitas vezes esse sintoma de cansaço já vai chamar bastante atenção para fazer a testagem”, apontou.

A infectologista também lembra que as hepatites B e C podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e materiais utilizados em procedimentos sem a devida esterilização. “A gente lembrar que são várias situações do dia a dia em que a pessoa pode ter entrado em contato com esse vírus e, por isso, a importância da testagem”, lembrou.

Além da realização dos testes rápidos, o SAE oferece acompanhamento e tratamento para pessoas diagnosticadas com hepatites virais, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, além da sala de vacinação disponível no local e aberta ao público em geral.

O SAE está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2.715, Setor Comercial, próximo ao Hospital Regional de Sinop (HRS).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA