Várzea Grande

Zona rural de VG receberá mutirão para entrega dos cartões Ser Família

Publicado em

Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que já prepara um mutirão especial para realizar a entrega dos cartões Ser Família, às novas famílias cadastradas no programa estadual, que residem na zona rural do município. A ação foi planejada justamente para atender de forma mais ágil e prática quem vive distante do centro da cidade, garantindo que todos tenham acesso ao benefício.

Os contemplados passaram por processo de inscrição realizado entre 28 de junho e 9 de julho deste ano, em mutirões nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Agora, o benefício chega até as comunidades rurais, evitando deslocamentos longos e reforçando o compromisso da gestão em cuidar de todos os cidadãos.

As regiões que serão contempladas pelo mutirão serão: Sadia 1, Sadia 3 e Formigueiro. Nessas localidades, equipes da Secretaria estarão presentes para entregar os cartões e prestar todas as orientações necessárias sobre a utilização do programa.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a iniciativa é mais uma confirmação do fortalecimento das políticas públicas na cidade.

“Nosso compromisso é garantir que nenhuma família fique para trás. Sabemos das dificuldades que a distância impõe a quem vive na zona rural, e é justamente por isso que organizamos este mutirão especial: para levar o benefício até vocês. O cartão Ser Família é mais do que um auxílio, é um instrumento de dignidade e de segurança alimentar para quem mais precisa.”, disse a prefeita.

Já a secretária de Assistência Social, Cristina Saito, reforçou que a ação é resultado da presença constante da gestão junto às comunidades ao longo dos nove meses de gestão.

“O mutirão de entrega dos cartões Ser Família é fruto do nosso esforço em estar próximo da população, principalmente nas regiões mais distantes, como Sadia 1, Sadia 3 e Formigueiro. Esse programa é um apoio concreto para a mesa de muitas famílias, mas também é um gesto de valorização e acolhimento a cada cidadão de Várzea Grande.”, finaliza a secretária.

CONSULTA ONLINE – Os moradores que realizaram a pré-inscrição podem consultar o resultado diretamente no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informando o número do CPF para verificar se o cadastro foi aprovado ou recusado.

QUEM TEM DIREITO? – O Ser Família, do governo do Estado, é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único e com renda per capita de até R$ 218. A prioridade é para mulheres, chefes de família, idosos, pessoas com deficiência, indígenas e moradores de áreas de risco.

O programa conta ainda com modalidades específicas, como Ser Família, Criança, Idoso, Inclusivo e Indígena, garantindo apoio conforme o perfil de cada núcleo familiar. Para permanecer no benefício, é necessário manter os dados atualizados no Cadastro Único, disponível nos CRAS municipais.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Secretária de Saúde é empossada como conselheira nata e reforça diálogo com controle social

Publicados

em

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, realizou uma visita institucional ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), reforçando o compromisso da atual gestão com o diálogo e o fortalecimento do controle social. Durante o encontro, a gestora foi oficialmente empossada como integrante do colegiado pelo presidente do conselho, Joilson Ruas, passando a ocupar a função de conselheira nata.

Na prática, o conselheiro nato é aquele que integra o colegiado em razão do cargo que ocupa na gestão pública. No caso da secretária de Saúde, sua participação é garantida por lei, permitindo que contribua diretamente com as discussões, apresente as ações da pasta e acompanhe, de forma mais próxima, as deliberações e demandas da sociedade representadas no conselho.

A presença da secretária foi recebida com entusiasmo pelos conselheiros, que destacaram a importância da aproximação com a gestão. Segundo o presidente, esta foi a primeira vez que uma titular da pasta realizou visita às instalações do conselho — gesto considerado significativo para a construção de uma relação mais próxima e colaborativa.

Durante a reunião, também foi aprovado o Plano Municipal de Saúde (PMS), instrumento essencial que norteia as ações da área pelos próximos anos. O documento estabelece diretrizes, metas e prioridades da rede municipal, servindo como base para o planejamento, execução e avaliação das políticas públicas de saúde, sempre alinhado às necessidades da população e às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Valéria Nogueira enfatizou que reconhece o Conselho Municipal de Saúde como peça fundamental na construção das políticas públicas, destacando o papel dos conselheiros na escuta ativa da comunidade e no acompanhamento das ações da gestão. A secretária reforçou, ainda, que pretende manter um diálogo aberto e permanente, valorizando a participação social como instrumento essencial para o avanço da saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA