Cultura

Com quase 140 filmes, Mostra de Cinema de Tiradentes começa hoje

Publicado em

Cultura

Começou nesta sexta-feira (23) a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento inaugura o calendário audiovisual brasileiro deste ano com quase 140 filmes em pré-estreia. A programação é gratuita.

São quase três décadas da Mostra de Cinema de Tiradentes, que chega com o tema “Soberania Imaginativa” em nove dias de evento. A cerimônia de abertura homenageia a atriz, roteirista e diretora fluminense Karine Teles, conhecida por papéis em filmes como “Bacurau” e “Que horas ela volta?”. O cineasta Júlio Bressane também é celebrado nos seus 80 anos, com a pré-estreia mundial de “O Fantasma da Ópera”, curta-metragem dirigido por ele, em parceria com Rodrigo Lima.

Programação

No Largo das Forras, praça central de Tiradentes, o cinema ao ar livre exibe 29 filmes, entre longas e curtas, em sessões seguidas de bate-papos com realizadores. Entre os filmes estão: “Querido Mundo”, de Miguel Falabella; “O Último Episódio”, de Maurílio Martins; e “Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães.

A edição de número 29 da mostra traz um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, com quase 140 filmes de 23 estados: 43 longas-metragens e 93 curtas, todos em pré-estreia. Além das sessões, há debates, shows, atividades formativas e de mercado, voltadas para profissionais do audiovisual, estudantes, críticos e público em geral. Entre os temas das oficinas estão a criação de personagens, direção de fotografia, roteiro para animação e trilha sonora.

Dentro da programação também está o Seminário do Cinema Brasileiro, com discussões sobre curadoria, criação e política cultural, e o 4º Fórum de Tiradentes, como um espaço de reflexão e proposição para o cinema nacional. Há ainda a Mostrinha, voltada para o público infantil.

O encerramento da Mostra de Cinema de Tiradentes ocorrerá no dia 31 de janeiro, com a exibição de “Copacabana, 4 de Maio”, de Allan Ribeiro, documentário sobre o show de Madonna no Rio de Janeiro em 2024.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Documentário “Sagrado” é vencedor do festival “É Tudo Verdade”

Publicados

em

O documentário “Sagrado” é o vencedor brasileiro do Festival Internacional “É Tudo Verdade”. O filme levou o troféu de melhor longa ou média-metragem na trigésima primeira edição do evento, neste fim de semana.

Com 90 minutos, a produção mergulha no cotidiano de professores e funcionários de uma escola pública em Diadema, Grande São Paulo, para mostrar a superação de limites, uma trajetória de luta popular e a valorização de toda rede por trás do processo de educar.

A diretora Alice Riff também levou o troféu de melhor direção, dado pela Associação Paulista de Cineastas.

“Para mim é um reconhecimento duplo: é um reconhecimento do meu trabalho enquanto diretora e é um reconhecimento desses profissionais da educação que estão ali fazendo o que podem e o que não podem, se esforçando. Então, esse filme tem uma dimensão do cotidiano, do presente, e também resgata essa luta pelo direito de moradia e pelo direito à educação.” 

O júri destacou o filme pela narrativa baseada na escuta e no respeito aos personagens.

Antonia Pellegrino, presidenta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa que contemplou o documentário pelo edital “Seleções”, por meio da TV Brasil, comemorou a premiação e parabenizou à equipe.

“É uma enorme alegria que esse prêmio chegue e que o selo do ‘Seleção’ e da TV Brasil estejam na tela de cinema de um filme premiado. Isso só reforça a importância da parceria entre a TV pública e o setor audiovisual. Em breve teremos o filme ‘Sagrado’, o filme premiado, disponível para que todas as pessoas no Brasil possam assistir. Então, parabéns Alice Riff!” 

Com a vitória, o documentário “Sagrado” se torna elegível para o Oscar, já que o festival é reconhecido pela Academia de Hollywood.

O festival É Tudo Verdade reuniu 75 filmes de 25 países e também premiou o longa luso-espanhol “Um Filme de Medo”, na Competição Internacional.

Entre os curtas, os vencedores foram o cubano-italiano “Sonhos de Apagão” e o brasileiro “Os Arcos Dourados de Olinda”.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA