Cultura
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai até sábado, 20
Cultura
Brasília está sediando, até sábado (20), um dos mais tradicionais eventos do país dedicados à sétima arte. É o Festival do Cinema Brasileiro, que está completando 60 anos.

Ao longo de nove dias de programação o público confere exibições de filmes em diferentes mostras e atividades paralelas.
Sara Rocha, diretora-geral do Festival, fala sobre o cuidado dos realizadores na escolha das produções:
“Os filmes eles são escolhidos a partir de uma ampla seleção, de uma chamada pública que é feita para o Brasil inteiro com filmes preferencialmente inéditos em Brasília, e a curadoria é capitaneada pelo Eduardo Valente, que é o nosso diretor artístico, com as comissões de seleção de curta e longa-metragem, respectivamente. Cada uma delas compostas por profissionais de notório saber, e grande especialização em audiovisual, em curadoria, em realização e conformação de programas, especializados no cinema brasileiro”.
Um dos destaques do festival é a Mostra Brasília, com exibição gratuita de filmes produzidos na cidade ou que tenham maior parte da equipe de produção local.
Além das telas, atividades paralelas às exibições também prometem atrair os apaixonados por cinema, como explica Sara Rocha:
“Também o festival traz uma série de outras atividades formativas, compostas de oficinas que acontecem em diversos formatos e diversas localidades de Brasília. Também as atividades do ambiente de mercado, que congrega players nacionais, internacionais, de todos os lugares do Brasil procurando dinamizar os negócios e as atividades próprias do setor audiovisual, com rodadas de negócios, encontros com players, o pitching aberto. E um painel sobre tendências internacionais pro cinema brasileiro. A gente vai ter uma masterclass com a Yasmin Tainá, que é uma jovem diretora cuja trajetória é muito inspiradora, e que a gente tem certeza de que vai inspirar uma série de novos realizadores aqui em Brasília também”.
A edição 2025 do Festival de Cinema de Brasília vai trazer de volta a Conferência Nacional do Audiovisual, um fórum em que o público poderá participar de debates centrais para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo ao setor. A diretora-geral dá mais detalhes:
“A Conferência Nacional do Audiovisual é um grande encontro de entidades, representantes relevantes do setor audiovisual, autoridades, gestores e pessoas importantes na indústria do cinema para que a gente possa fazer esse grande balanço de como a política audiovisual vem se construindo, e vem atendendo a fortalecendo o setor audiovisual e também de tecer prognósticos e uma mobilização absolutamente relevante para que essas políticas públicas continuem sendo ativas, potentes e adequadas ao setor, para que ele continue crescendo”.
O Festival acontece no Cine Brasília e outros pontos da cidade, com parte da programação gratuita ou a preços populares.
Cultura
Sétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
Em Fortaleza, começa neste sábado (20) a sétima Feira do Cordel Brasileiro, evento que reúne poetas, cordelistas, músicos e pesquisadores ligados à literatura de cordel. A programação é gratuita, segue até o dia 28 de junho e traz shows, exposições e oficinas gratuitas na Caixa Cultural.

Com origens na tradição oral e ligada a expressões como o repente, a cantoria e a embolada, a literatura de cordel é patrimônio cultural imaterial brasileiro. Tradição bastante enraizada em estados do Nordeste como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, o cordel é negócio de família para Klévisson Viana, poeta cordelista bisneto, neto e filho de poetas ligados à contação de histórias. Ele organiza a Feira do Cordel Brasileiro há dez anos em Fortaleza, no Ceará. O evento busca conectar novas gerações a essa tradição.
“A nossa feira está sempre um passo à frente, é sempre um pé na tradição e um pé na modernidade. Por isso, o palco muitas vezes é dividido entre um artista adolescente com um decano, procurando mostrar isso para que a criança e o adolescente vejam que cultura popular é uma coisa muito legal e que, para você produzir cultura popular, não tem nada a ver com coisa de velhinho, é para pessoas de qualquer idade”, explica Klévisson.
Entre as atrações está o espetáculo “Eu parece que tô vendo”, do artista paraibano Jessier Quirino, neste fim de semana, e, no dia 25, ocorre a abertura oficial do evento, com recitais, shows e cantorias de nomes como Ivanildo Vilanova, Jonas Bezerra, Mestre Geraldo Amâncio e Chico Pedrosa.
Klévisson Viana destaca o potencial do cordel em instigar a imaginação em uma época em que a inteligência artificial ameaça a criatividade humana:
“Um texto feito pela IA, por mais primorosa que a IA chegue no patamar e que consiga realmente fazer algo bom, ela não vai ter esse tempero, essas minudências, esse sotaque, essa maneira de se expressar que a sua alma tem e que cada alma tem sua maneira peculiar de expressar um sentimento. E a IA é uma coisa pasteurizada, é uma coisa generalizada, é uma coisa de tudo e não é nada.”
A feira traz oficinas de desenho, xilogravura e cordel, além do forró de Cacimba de Aluá e o Teatro de Bonecos da Cia Calunga de Teatro.
O evento, que acontece nas unidades da Caixa Cultural, já passou por Salvador este ano e, depois de Fortaleza, deve chegar às cidades de Brasília e São Paulo. A programação é gratuita e as informações estão no site da Caixa Cultural.
-
Política5 dias atrásCâmara aprova MP sobre piso do frete e inclui anistia a multas por bloqueio de estradas; acompanhe
-
Esportes5 dias atrásConfira as partidas desta quarta-feira pela Copa do Mundo 2026
-
Política5 dias atrásCâmara aprova MP sobre piso do frete e inclui anistia a multas por bloqueio de estradas; acompanhe
-
Várzea Grande6 dias atrásMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Política5 dias atrásCâmara aprova MP sobre piso do frete e inclui anistia a multas por bloqueio de estradas
-
Esportes5 dias atrásParque Novo Mato Grosso recebe principal etapa do circuito brasileiro de skate
-
Cuiabá6 dias atrásSecretária de Saúde reúne equipe gestora para alinhar ações e fortalecer os serviços prestados à população
-
Política5 dias atrásComissão mista aprova parecer que cria piso salarial para motorista de longa distância












